Tipos de Macarrão: Quais são suas semelhanças e diferenças?
A gente pode até estar bem afastado da Itália, mas por aqui amamos a culinária do país. Lasanha, pizza, macarrão, nhoque… Massas no geral já fazem parte da nossa rotina. E quando a gente pensa em macarrão, o tipo mais comum que vem na nossa cabeça é o espaguete.
No entanto, a gastronomia italiana é repleta de inúmeros outros tipos de macarrão – incluindo variações para cada molho. Por isso, listamos 13 massas diferentes, e olha que ainda tem muito mais!
Fettuccine
O fettuccine é bem comum por aqui e, geralmente, o reconhecemos por ser achatadinho e com mais ou menos 1 cm de largura. A massa é mais resistente e grossa, então consegue receber molhos densos sem prejudicar a textura do macarrão.
Entre os preparos mais conhecidos estão o fettuccine alfredo ou a versão clássica com frutos do mar e manteiga. Para quem quiser testar uma receita mais simples em casa e ainda assim se sentir na Itália, é só apertar aqui.
Farfalle
Apesar de ter esse nome bem elegante, costumamos chamar esse tipo de massa por “macarrão gravata”, justamente por conta do seu formato. Porém, o nome “farfalle” também tem um significado bem especial, que é “borboleta”.
Por ter uma modelagem bem delicada, o ideal é servir o macarrão com molhos leves e ralos, mas ainda assim bem apurados. Combinar a massa com legumes ou frutos do mar são outras alternativas deliciosas como complementos. Muitas pessoas também costumam servir essa massa gelada, como uma salada com outros ingredientes!
Espaguete
O clássico dos clássicos não precisa de muitas explicações, não é mesmo? Simples e delicioso com qualquer tipo de molho e acompanhamento, não é à toa que o espaguete corresponde a dois terços do consumo de massas do MUNDO!
Estreito, arredondado e longo, ele é o coringa da cozinha e fica pronto rapidinho. Aqui no site já fizemos algumas receitas com a massa, como o carbonara e o macarrão com shoyu e cogumelos. Duas versões deliciosas e bem fáceis de preparar 😉
Penne
Mais um tipo bem comum e fácil de encontrar nos armários das nossas casas! A massa em formato de tubo com corte diagonal combina com qualquer tipo de molho, mas vale a pena apostar em versões mais finas. Assim, ele entra pelo macarrão e deixa toda a massa bem molhadinha.
Rigatoni
Assim como o penne, o rigatoni tem formato de tubo, porém suas extremidades são bem circulares e retas. A massa tem riscos e tem uma abertura maior, perfeita para molhos super cremosos e com outros ingredientes, como carne, ervilha, legumes, presunto…
Se quiser inovar na apresentação, que tal servir a massa em formato de torta? Ensinamos o passo a passo aqui, acompanhando o macarrão com um delicioso molho a bolonhesa.
Fusilli
Fusilli ou macarrão parafuso, chame como quiser! Antes, a massa era torcidinha a mão, com a ajuda de um ferro bem fininho. Já pensou no trabalhão que era fazer parafuso por parafuso?
Essa é uma das massas mais versáteis da lista, já que fica deliciosa com qualquer tipo de molho – dos mais leves aos mais encorpados. Caso queira algumas sugestões de molho, reunimos sete opções para fazer em casa.
Cannelloni
Sim, outro macarrão-tubinho! Diferente do rigatoni, o cannelloni não possui riscos em sua parte externa – por isso é conhecido por ser uma massa bem lisinha e delicada. Além disso, ele é sempre servido recheado, quase como uma lasanha em porção individual e enrolada. Você pode rechear com ricota, queijo e presunto, frango, carne moída… O céu é o limite! E não deixe de despejar um pouco de molho por cima, combinado?
Pappardelle
Você muito provavelmente já deve ter visto uma massa de macarrão bem grossa que lembrava um fettuccine gigante. Essa delícia é chamada de pappardelle, e é super comum na região da Toscana, na Itália.
Uma das variações mais tradicionais da massa por lá é o pappardelle al sugo di lepre, servido com carne de lebre. Mas, se você quiser preparar o macarrão com ingredientes menos inusitados, aposte em um ragu de carne bem temperado.
Conchiglie
O nome, que em italiano significa “concha”, já diz muito sobre essa variedade de macarrão. Ele pode ser encontrado em vários tamanhos, sendo servido recheado ou com molhos que contenham outros acompanhamentos, como queijos mais densos e carnes. Você também pode fazer uma versão vegetariana com cogumelos e espinafre, por exemplo.
Linguine
Há quem confunda o linguine com o fettuccine, mas ele é ligeiramente mais estreito. É quase como um espaguete, mas achatado. É super comum encontrar essa massa em restaurantes servida com molhos à base de frutos do mar – já que eles acabam sendo encorpados e, ao mesmo tempo, mais líquidos.
Ainda assim, apesar dessa pequena diferença de formato entre o fettuccine e o espaguete, o linguine fica delicioso com qualquer molho ou acompanhamento.
Capellini
Quem gosta de sopas com alguns fios de macarrão já está acostumado a trabalhar com o capellini, que nada mais é do que o cabelinho de anjo. A massa, longa e fininha, é super delicada e por isso acompanha bem sopas. No entanto, nada te impede de servir o macarrão com molhos mais leves.
Ravióli
Agora, chegou a hora de falar das massas recheadas! O ravioli é uma das mais comuns aqui no Brasil, vendido geralmente em formato quadriculado e com algumas ondulações e detalhes nas extremidades.
Para o recheio, queijos, carnes, peixes ou legumes são bem-vindos. Para finalizar, um molho bem temperado por cima, trazendo aquela untuosidade deliciosa para a massa.
Cappelletti
Por último, mas não menos importante, o cappelletti! Também recheado, ele é conhecido por exigir quase que uma arte de dobradura. Formando uma trouxinha, as duas extremidades são unidas e o recheio fica bem ao centro. Mesmo sendo servido originalmente com queijo italiano, hoje em dia encontramos a massa com carne e frango também. E, é claro, um molho por cima 😉
***
Quem aí conhecia todas essas variações de massa? Apesar de todas as diferenças, elas são igualmente deliciosas ❤