Como substituir o fermento químico em pó?
Na correria para matar a vontade de comer bolo e já começar os preparos, muitas vezes nos esquecemos de checar se temos todos os ingredientes em casa. E quando falta o fermento, tão importante para deixar a massa crescer e ficar bem fofinha?
Apesar de muitas pessoas se desesperarem quando percebem que cometeram esse erro, a solução é bem fácil. Pode não parecer, mas a composição do fermento químico em pó é super simples e pode ser reproduzida em casa, com ingredientes que costumamos ter guardados no armário. Quer ver só?
COMPOSIÇÃO DO FERMENTO
O fermento que compramos no mercado é, basicamente, uma mistura de bicarbonato de sódio com ácidos. Quando essa mistura entra em contato com a massa do bolo, ela já começa é acionada e, no forno, age deixando a massa fofinha e crescida.
Então, para substituir o fermento pronto na sua casa, basta colocar no bolo uma pequena quantia de bicarbonato de sódio e, ao final do preparo, acrescentar o ácido! Pode ser suco de limão, creme tártaro ou até um pouco de vinagre branco.
SUBSTITUIÇÃO
A proporção pode variar bastante, mas aqui vai uma sugestão: para cada meia colher de chá de bicarbonato de sódio, acrescente ¼ de colher de chá de suco de limão. Se for usar cremor de tártaro, a proporção se inverte! Para cada meia colher de chá de bicarbonato, coloque uma cheia de cremor de tártaro.
Essas medidas equivalem a uma colher de chá de fermento. Ou seja, se a sua receita pede mais fermento, aumente a proporção!
O segredo para a mistura não agir antes do tempo está em acrescentar o elemento ácido apenas no final. Assim, você evita que o bicarbonato comece a agir no seu bolo enquanto ainda estiver preparando a massa.
Ah, e vale lembrar que essa mistura funciona apenas para o fermento químico, combinado? Outras versões como o biológico ou o fresco não funcionam dessa forma, já que são completamente diferentes!
***
Gostou da dica? Espero que sim! E se quiser entender melhor a diferença entre fermentos e suas composições, é só clicar aqui 😉