Aprenda como higienizar frutas, verduras e legumes!
Estamos passando por um período de pandemia mundial, e todo cuidado é pouco. Apesar de algumas medidas parecerem extremas, como a higienização de alimentos, são ações necessárias para evitar a contaminação não só pelo COVID-19, como também por outras bactérias que possam estar alocadas nesses produtos.
Precisamos, mais do que nunca, fortalecer nosso sistema imunológico, e frutas, verduras e legumes são essenciais. Por isso, não tenha medo de comprar e consumir esses alimentos. O segredo está em como lavar todos eles para evitar a contaminação. Se você ainda tem dúvidas quanto a necessidade dessa tarefa, aqui vai uma explicação breve:
Alguns especialistas e a Organização Mundial da Saúde afirmam que o coronavírus pode sobreviver por horas e até dias em algumas superfícies. Como não temos como controlar a higiene de quem toca nesses alimentos no mercado ou na feira, é fundamental tomar o cuidado da limpeza correta desses produtos em casa.
Então, tendo tudo isso em vista, vamos explicar para vocês como fazer a higienização desses alimentos in natura! São passos bem simples e que podem ajudar a diminuir a curva de crescimento do coronavírus, além de manter sua saúde mais segura 😉
PRIMEIRO PASSO
Assim que você chegar em casa com as compras, coloque-as em um canto da pia ou em cima da mesa. Em seguida, remova e descarte todas as embalagens. Feito isso, é hora de encher a cuba da pia ou uma bacia com água.
É importante contar quantos litros cabem no espaço que você for utilizar, por isso procure contabilizar com o auxílio de uma jarra medidora. Com o recipiente já cheio de água, dilua a água sanitária neutra. Aqui, é preciso ter dois cuidados: na proporção e no tipo de água sanitária.
Quanto a proporção, a medida correta é: para cada litro de água, apenas uma colher de sopa de água sanitária. Não coloque mais produto químico que o necessário, porque em grandes quantidades ele é tóxico para a nossa saúde. Além disso, utilize água sanitária pura, sem adição de outros alvejantes, corantes ou aromas.
SEGUNDO PASSO
Tendo a mistura de água sanitária com água pronta, é só mergulhar todas as frutas, verduras e legumes. Para a limpeza ficar ainda melhor, esfregue delicadamente esses alimentos com a mão ou com uma esponja limpa, aproveitando a água que está sendo usada para higienizar o produto.
Depois, é só deixar de molho entre 10 a 15 minutos para que a água sanitária tenha tempo suficiente para agir e matar todas as bactérias e vírus. Vale até colocar um despertador para não esquecer tudo de molho por muito tempo!
Ah, e enquanto ficam de molho, não esqueça de limpar a bancada que usou de apoio para colocar as compras 😉
TERCEIRO PASSO
Agora que você deixou esses alimentos de molho, já pode ficar tranquilo quanto ao vírus. Porém, é necessário tomar outro cuidado: evitar intoxicação por conta da água sanitária usada. Por isso, descarte a água usada (ou reserve para limpar a casa) e comece a lavar em água corrente suas frutas, verduras e legumes.
Coloque tudo o que foi lavado no escorredor ou em cima da pia e deixe secar bem. Se quiser, pode usar papel toalha para acelerar o processo. Eles precisam estar bem secos antes de serem armazenados na geladeira – que, aliás, também precisa estar bem higienizada para receber esses alimentos limpos.
DICAS
Alguns alimentos, por conta desse processo de higienização, acabam tendo seu amadurecimento acelerado. Para evitar que suas bananas estraguem, por exemplo, o ideal é que elas sejam compradas ainda verdes.
Além disso, a posição dos alimentos também interfere no amadurecimento de outros. Frutas como a banana, a maçã, o abacate e a manga liberam o gás etileno, responsável pela aceleração no processo de amadurecimento. Sendo assim, coloque-as longe de legumes e verduras, que precisam durar mais tempo na geladeira.
Outro detalhe que muitas pessoas se perguntam: o vinagre não é potente o suficiente para eliminar todos os vírus e bactérias. Para ele surtir algum efeito, teria que ser usado em grandes quantidades e pode deixar um sabor residual. Então, deixe o ingrediente de lado e aposte na água sanitária pura.
***
Lembrando que todas essas dicas devem ser feitas ao mesmo tempo que cuidados com a higiene pessoal são tomados. Use máscara, lave bem as mãos e esteja sempre com álcool gel te acompanhando. Mantenha distância das pessoas e cumpra o isolamento social sempre que puder!