Tipos de batata: quais são e como utilizar cada uma delas nas receitas
Você sabia que existe uma Associação Brasileira da Batata, a ABBA? E mais, que segundo eles, a batata é o quarto alimento mais consumido no mundo? Existem pelo menos 4 mil tipos de batata pelo mundo. Ao que as evidências indicam, as batatas passaram as ser produzidas há mais de 7 mil anos e tem sua origem aqui na América Latina, nos Andes peruanos e bolivianos.
As espécies mais comercializadas de batata são 7 e se diferem tanto na aparência quanto na quantidade de amido e água que compõem o vegetal. A composição é o que determina se uma espécie é melhor para fritar, assar ou cozinhar. As que contém baixo teor de amido (cerosas) são melhor para o cozimento; com teor médio de amido servem para qualquer uso; e as com alto teor de amido (farinhentas) são indicadas para assar e fritar.
BATATA-INGLESA
Essa é aquela que todo mundo conhece. Curiosamente é chamada de monalisa ou ágata. O formato é oval, alongado e com polpa e casca clara. É uma batata de usos diversos, mas tem teor baixo de amido e é melhor usar para cozinhar ou fazer purês (clique aqui). Também fica ótima assada ou acompanhando um clássico bacalhau (clique aqui) 🙂
E que tal um pão de queijo de batata (clique aqui), bolinho de bacalhau (aqui) ou batata rosti (aqui)? Realmente não faltam opções!
BOLINHA
Já que falamos da batata-inglesa, temos também a versão bolinha. Sim, é exatamente a mesma espécie, mas produzida em tamanho menor. Dá para assar, cozinhar e ótima para fazer conservas.
BATATA-DOCE
Outra variação super conhecida é a batata-doce. Existem alguns tipos, a branca, amarela, roxa… Todas possuem uma alta quantidade de fibras e sabor um pouco mais adocicado (umas mais e outras menos). É ótima para fazer cozida, assada, em purês e até em receitas de massas e doces.
Nós já fizemos receita de coxinha fit, brownie e o clássico frango com batata-doce. Aproveite!
ASTERIX
A batata asterix é aquela de forma oval, mais comprido, com polpa clara igual a inglesa, mas casca vermelha. É um tipo de batata com muitas fibras e bastante amido, ou seja, é ótima para fritar e muito usada para fazer nhoque. Temos uma receita no site de nhoque maravilhosa, clique aqui.
BARAKA
Para reconhecer a batata baraka é só procurar uma com aspecto “sujo”. É a melhor batata para fritar, pois tem menos água e mais amido. Isso deixa o preparo ainda mais crocante. Se quiser testar outros pratos também vale testar pratos com a batata cozida.
YACON
Um pouco menos conhecida, mas ainda bastante apreciada por quem procura uma batata com menos teor calórico. A batata yacon é muito utilizada no Japão para produzir macarrão e massas no geral. Por aqui, geralmente se come crua nas saladas! Por dentro é quase laranja e por fora tem a casca mais escura.
BATATA-BAROA
É batata, mandioca ou cenoura? A batata-baroa é chamada por muitos nomes pelo Brasil, mas para reconhecer é só procurar por um vegetal de coloração bem amarela e um pouco mais comprido. É super indicado para fazer purês e sopas, já que possui menos amido. Mas também pode apenas cozinhar que fica uma delícia.
Por aqui já fizemos uma receita de batatas gratinadas, utilizando a mandioquinha e a doce (clique aqui) e legumes assados com mandioquinha (aqui).
***
Você também gosta de batatas? Deixa aqui nos comentários qual dessas você mais consome 🙂