Rafael Ziggy: de um blog sobre virais à nova fachada do “Méqui”!
Rafael Ziggy [resumo]
- ?️ De Florianópolis
- ? Mora em São Paulo
- ? Formado em Publicidade e Propaganda
- ? Atualmente é Diretor Executivo de Criação da DPZ&T (@dpzt)
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A história do Rafael
Rafael Ziggy cursou Publicidade e Propaganda na Faculdade Estácio de Sá, em Santa Catarina. O ponto de partida para essa história está no seu Trabalho de Conclusão de Curso, que estudou os virais da época e criou um blog (Sim Viral) para estudar os cases virais de internet, além de debater as mídias sociais e tendências para o mercado publicitário.
Com isso passou a se aprofundar cada vez mais na estratégias de marketing digital relacionadas ao novo tipo de comunicação que vinha se fundando na internet, por volta de 2007: virais, blogueiros e influencers começavam a surgir. A visibilidade causada pelo blog o fez passar por algumas agências de marketing digital em Florianópolis, onde entendeu o mercado e a profissão, realizou alguns projetos pessoais, como o voluntario.org.
Em 2009 se mudou para São Paulo – passou por algumas empresas- e ficou 6 anos na Agência Africa, ao fim como Diretor Criativo. Em 2011, Rafael foi considerado um dos nove casos de sucesso no Facebook do Brasil. Hoje, faz parte de agência DPZ&T, também como Diretor Executivo de Criação.
Sobre algumas criações
O Sim Viral era uma blog que analisava os virais da época, que ainda eram motivo de surpresa e novidade. Hoje não está mais no ar, mas foi um marco na sua carreira. Logo depois também criou o voluntarios.org, que reunia blogueiros do momento para escrever sobre as novidades da internet e ensinar as pessoas sobre como lidar com as novas plataformas e até criar o seu próprio blog. O Meu Figueira também foi um criação de Ziggy, que fala sobre um dos times da região, super importante para o cenário esportivo de Florianópolis.
Uma das ideias mais inusitadas e incríveis dele foi quando, na febre de criação de eventos “fakes e virais” no Facebook, Rafael cria um para chamar a banda Foo Fighters para um show no Brasil. O evento, chamado “Foo Fighters, 50 pila. Vamos?”, tinha o objetivo de reunir pessoas que iriam doar 50 reais para trazer a banda e – pasmem – reuniu quase 80 mil pessoas. A ideia do dinheiro era apenas uma brincadeira, mas a repercussão trouxe a banda para o Brasil mais tarde.
Pelas agências que passou já criou para grandes marcas como Natura, Itaú, Ambev, Netflix… E já viu aquela fachada do McDonald’s escrito “Méqui”? Ele faz parte da equipe de criação também 🙂
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Rafael participou de dois episódios de O PODCAST com a Dani e o Paulo, vale muito a pena escutar: #01 Marcas também são creators? e #02 Qual o futuro da publicidade?. Aproveite!