Frutas vermelhas: benefícios, quais são e receitas
Definir o que são as frutas vermelhas é o primeiro passo antes de aprofundar o conhecimento sobre elas. Não existe uma regra da botânica que diga exatamente quais são e quais não são, por isso, essa divisão é feita de forma popular e cultural. Nos países de língua inglesa, por exemplo, todas que terminam com “berry” (bagas/frutos) são as frutas com tamanho bem pequeno e coloração avermelhada. No entanto, aqui no Brasil várias outras são consideradas do mesmo grupo e nem possuem tradução lá fora. O açaí e a jabuticaba são só alguns exemplos.
Alguns textos e especialistas também consideram frutas muito grandes, como a melancia, na mesma categoria. Mas não é uma unanimidade, ok? Sendo assim, consideramos a melhor forma de classificar as frutas vermelhas as que possuem algumas características em comum: cor, tamanho e, claro, o conjunto de benefícios e componentes nutricionais que são bastante parecidos.
BENEFÍCIOS DAS FRUTAS VERMELHAS
Você já ouviu falar que comer algumas frutas vermelhas na sua rotina pode prevenir doenças? Essa informação é real e não por acaso. Vários estudos comprovam a ação benéfica dessas frutinhas no nosso corpo. Porém é importante lembrar que não existem super alimentos ou frutas que vão realmente curar doenças. Tem que fazer parte de um conjunto de hábitos favoráveis para a saúde, desde a alimentação, exercícios físicos, cuidados com a mente e, caso precise, tratamentos médicos.
Voltando as frutas vermelhas, o que acontece é que todas elas possuem algum tipo de componente antioxidante. Ou seja, são capazes de proteger as células saudáveis do corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Esse processo faz com que doenças crônicas sejam evitadas, além de reduzir o risco de problemas cardiovasculares, câncer e outras doenças.
Em um geral, as frutas vermelhas também possuem baixo teor calórico e muitas vitaminas. Aumentam o sistema imunológico e retardam o envelhecimento por estimular a produção de colágeno. No entanto, cada uma das frutas possui suas particularidades. É legal sempre dar preferência para as que forem produzidas na sua região e na estação de colheita. Mas quais são elas?
ACEROLA
A acerola é uma das frutas com mais vitamina C. Ganha da laranja, limão tangerina e todas essas super conhecidas. Além disso, também possui muita vitamina A, que é super benéfica para a visão. A planta produz frutos algumas vezes no ano, mas em maior quantidade no verão e primavera. É mais fácil de encontrar em locais mais quentes do Brasil.
- Já pensou em um sagu de acerola? Clique aqui para a receita.
AÇAÍ
Já foi o tempo em que açaí era uma fruta exótica até mesmo dentro do Brasil. São muitas barraquinhas e estabelecimentos especializados que abriram nos últimos tempos depois da popularidade da fruta. Claro que a produção se concentra toda no norte do país e a forma de consumir, o sabor e o frescor da fruta é muito diferente por lá – muito melhor, inclusive. Os benefícios, além dos antioxidantes, são causados pela presença de vitamina C e E que estimulam o cérebro e dão muita energia. É bastante calórico, por isso evite acrescentar açúcar, xarope de guaraná etc.
- Por aqui a gente já fez mousse de açaí e até rocambole!
JABUTICABA
Outra bastante brasileira são as jabuticabas que nascem grudada no pé. São ricas em nutrientes, fibras e propriedades antioxidantes. Possuem as vitaminas C, B, zinco e ferro. É bem pouco calórica e é cultivada em todo o país, com mais presença no sudeste.
MORANGO
Outra que é super conhecida e está em alta durante o inverno é o morango. Dentre os vários benefícios, essas frutinhas têm propriedades diuréticas, ajudam na cicatrização e são ricas em vitaminas A, C e K. Possuem poucas calorias e não aumentam o nível de açúcar no sangue. É uma ótima fruta para diabéticos, por exemplo. Encontra-se em maior quantidade nas regiões sudeste e sul.
- As receitas com morango aqui pelo site são MUITAS. Mas, tem uma lista com as melhores aqui.
PITANGA
Você sabia que pitanga em tupi significa vermelho? É uma fruta brasileira que a gente costuma lembrar pelo aroma inconfundível de suas folhas. Os frutos têm um sabor especial que equilibra muito bem o doce e o azedinho. Além disso, a fruta é rica em vitaminas C, A e B. É possível encontrar em todo o país 🙂
CEREJA
Já a cereja tem origem na Ásia, muito comum nos jardins japoneses floridos com cerejeiras. Além das propriedades antioxidades e que previnem o envelhecimento, também é rica em vitamina C e conhecida pelo fortalecimento dos ossos graças a presença de cálcio.
- A cereja é uma das frutas mais utilizadas na confeitaria. Já fizemos o clássico bolo floresta negra, geleia e até drinks.
UVAS ROXAS
Como deixar as amadas uvas de fora dessa lista? Elas são responsáveis pela produção de uma das bebidas mais antigas do mundo, o vinho. As uvas, nesse caso, as roxas, têm propriedades que ajudam com os problemas cardiovasculares, pois ajudam no controle do colesterol. Elas são produzidas pela região sul, sudeste e também nordeste – em Pernambuco e na Bahia.
- Sabe aqueles docinhos com uva? Já fizemos aqui! Tem também o sorvete de uva super caseiro e simples.
AMEIXA
A ameixa geralmente é um pouquinho maior que todas essas que falamos até aqui, principalmente as compradas no mercado. Mas também podem ser consideradas frutas vermelhas. É uma fruta com pouco açúcar e muitas vitaminas: A, C, B e K. Tudo isso sem deixar de mencionar a presença de muitos minerais que fortalecem o sistema imunológico.
- Que tal um bolo de amêndoas com ameixa? Clique aqui.
MIRTILO
Blueberry ou mirtilo é uma fruta azul, mas está dentro das características relacionadas às frutas vermelhas. Além do nome conter “berry” em inglês, os mirtilos possuem as mesmas características antioxidantes e benefícios das outras frutas mencionadas acima. A diferença é que podem ser usadas em decorações de pratos de uma forma bem bonita, não? Ah, o mirtilo não é tão consumido no Brasil, mas tem ficado mais popular nos últimos anos. É mais fácil encontrar na região sul e sudeste.
AMORA
A amora é aquela que parecem várias frutinhas juntas e com uma cor escura bem forte que solta muita tinta. É muito rica em vitamina K, manganês e antioxidantes. Apesar de ter em todo o Brasil é mais comum no sul, por conta do clima mais frio.
- Com amora você pode fazer uma calda, um muffin ou um delicioso cheesecake.
FRAMBOESA
Bem parecida com a amora só que com cor vermelha bem vibrante. A framboesa é rica em vitamina C e A e pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue. Ainda assim, possui sabor um pouco doce que é ótimo para geleias e recheios.
- Olha, são muitas receitas com framboesa: sorvete, bolo crepe, brownie e pudim de chia com gelatina natural de framboesa.
CRANBERRY
Cranberry é mais conhecida aqui no Brasil como uma fruta seca. É uma frutinha com a cor vermelha bem escura. Os benefícios são relacionados ao sistema urinário – pode ajudar a evitar infecções. Também realiza outras ações no corpo, como o combate a úlceras no estômago e redução de colesterol.
- Que tal um fudge de avelãs com cranberries?
GOJI BERRY
Assim como o cranberry, o goji berry é mais encontrado na sua forma seca. Para diferenciar é só encontrar uma frutinha com vermelho mais vivo. Possui uma grande quantidade de minerais, vitamina C e B2, com ação anti-inflamatória – é bom para a gripe 🙂
GROSELHA
É uma fruta bastante conhecida em Portugal, mas também existem algumas produções de groselha no sudeste do Brasil. Sua versão em xarope é a mais conhecida, mas está longe de ser a mais saudável. É de aparência vermelho brilhante, quase como uma gominha. Tem muitos benefícios relacionados aos oxidantes do corpo e é rica em vitaminas E, C e A.
- A receita de Pink Lemonade leva suco de groselha 🙂
***
E você, gosta de frutas vermelha? Comenta aqui quais as suas preferidas 🙂