Cacau: quais os benefícios e como consumir de forma saudável
Você sabia que o cacau que a gente consome hoje começou a ser utilizado a pelo menos 1600 anos a.C.? O uso era feito de formas um pouco diferentes, não exatamente em pó ou em barras de chocolate. Essa transformação aconteceu somente mais tarde, depois de muito tempo e de uma longa trajetória do cacau. Tudo começou com indígenas na América Latina: Maias, Astecas e depois alguns reis, com a chegada do cacau à Europa. Quando somente no início do século XIX começou a ser misturado o cacau com açúcar, leite e outros componentes para ter as barras de chocolate comuns e populares de hoje em dia.
- Para entender sobre o processo de fabricação do chocolate, fizemos um outro post aqui.
O fato é que as primeiras populações que consumiam o cacau em abundância apresentavam menor taxa de mortalidade, menor ocorrência de problemas cardiovasculares e retardamento no envelhecimento. Ou seja, mesmo que com tantas modificações e subprodutos do cacau, uma coisa é certa: ele faz muito bem à saúde quando consumido da forma correta. Por isso, listamos aqui os benefícios do cacau e quais as formas de consumi-lo diariamente para uma rotina mais saudável.
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
(1) ANTIOXIDANTES
O principal benefício é que o cacau é rico em flavonoides, que são compostos presentes em vegetais capazes de combater os radicais livres. Estes têm função antioxidante, que ajudam a proteger as células saudáveis e são extremamente importantes para prevenir o câncer, diabetes, problemas cardiovasculares e de circulação sanguínea. Assim como o chá-verde e frutas vermelhas, mas em quantidade ainda maior no cacau.
(2) BOM HUMOR
Consumir cacau ajuda a aumentar o nível de serotonina, o hormônio que deixa a gente de bom humor. Ainda que em menor quantidade, produz endorfina e cortisol, que são os responsáveis por pelo desejo e controle do estresse, respectivamente. Não à toa é também muito consumido durante a TPM.
- Que tal fazer a sua própria barra de chocolate em casa? Ensinamos como fazer aqui.
(3) ANEMIA
Um composto também muito presente no cacau é o ferro, importante para o controle da anemia causada pela falta de ferro e outros benefícios no corpo. É claro que, antes de consumir, é importante perguntar ao seu médico ou nutricionista, ok?
- Também já fizemos bolinhas de cacau com granola e é uma delícia! Clique aqui.
(4) CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA E PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Como já foi dito, o cacau é um excelente antioxidante e isso por si só já causa muito efeitos positivos. Além disso, o fruto pode ser excelente para melhorar a circulação sanguínea, prevenir o acúmulo de colesterol, ajuda na memória, prevenção de trombose e redução da pressão arterial. Também encontram-se substâncias com efeitos anti-inflamatórios.
- Um brownie sempre cai bem também, não é? Ainda mais quando é feito sem leite e com produtos mais naturais. Clique aqui.
COMO CONSUMIR
Uma coisa é certa: o que traz benefícios e efeitos positivos é o cacau sozinho, apenas! Portanto, um chocolate ao leite, chocolate em pó, ultraprocessados com vários outros ingredientes – como o leite, açúcar, gordura e etc – não trará todos esses benefícios. Assim, dar preferências para produtos “mais puros” é a melhor opção. Chocolate 70%, ou até mesmo o 50%, são indicados. E claro, o uso do cacau em pó em receitas. Várias pesquisas também apontam que utilizar o cacau junto ao leite de vaca faz acontecer uma interação direta entre os componentes e impede a absorção dos flavonoides.
- Quer entender mais sobre a diferença entre o cacau 100%, chocolate em pó e achocolatado? Clique aqui.
Mas qual a quantidade certa que devemos consumir? Não existe uma porção ideal de cacau a ser consumida por dia, isso depende de cada um e cada corpo. No entanto, as principais recomendações falam algo entre 10g e 40g por dia. Isso equivale entre 2 a 5 quadradinhos de um chocolate 70% ou algo em torno de 2 colheres de sopa de cacau em pó. Lembrando que, qualquer exagero pode fazer mal 🙂
***
E você, ama chocolate e cacau? Deixe nos comentários sua opinião sobre esse ingrediente histórico 🙂