Como ler mais: dicas para criar o hábito e tornar a prática mais prazerosa
Existem muitos, mas muitos estudos científicos que comprovam que a leitura é benéfica e bastante essencial para nós. Algumas pesquisas já mostraram que pessoas que tem o hábito de ler por prazer durante a vida tinham salários maiores. Outra também aponta que as pessoas que leram mais viveram por mais tempo. E outros fatores são alguns já conhecidos por nós: ler aumenta a criatividade, relaxa, nos ajuda a entender outras visões de mundo, a lidar com diferentes situações e nos estimula a seguir em frente.
Mas, o que acontece é que ler com frequência é um hábito que demanda tempo, atenção e concentração. É muito comum começarmos e de repente estar pensando em algo totalmente fora do contexto. Isso é recorrente pela falta de prática e pela não inserção do gosto pelos livros em fases como infância e adolescência – quando estamos mais dispostos aceitar mudanças na rotina. Isso acontece por diversos fatores relacionados à cultura, acesso a educação e, claro, a personalidade.
Outros fatores também podem envolver algumas adversidades neurológicas como a dislexia, déficit de atenção e ansiedade, por exemplo. Os últimos merecem consultas médicas para resolver a situação, mas algumas dicas simples podem ajudar no início!
AUTOCONHECIMENTO PARA LER MAIS
O primeiro deles, que serve de dica para praticamente todos os nossos problemas da vida, é reconhecer em você, na sua personalidade e estilo de vida, quais são suas prioridades, gostos e hábitos mais frequentes. Assim, será possível identificar o que acontece quando a leitura é interrompida por um pensamento ou quando fica difícil simplesmente começar.
O autoconhecimento pode ajudar a ler mais, escolher os melhores livros, saber qual o melhor horário do dia para você, entender quanto tempo você tem para dedicar à leitura, largar alguns que não gostou… Enfim, perceber que somos seres únicos e que todas as dicas podem ser adaptadas.
CRIE UMA ROTINA
Essa dica pode parecer complicada, mas sem sombras de dúvidas é a mais eficiente. O nosso cérebro entende, através da repetição, o momento certo para as coisas e se acostuma (no melhor sentido da palavra) a desenvolver algumas ações. Ou seja: estabeleça um horário, uma quantidade de tempo ou número de páginas para realizar a leitura diariamente ou mais espaçado que isso.
Dentro dessa perspectiva também é possível criar 3 objetivos diferentes: o primeiro para quando estiver muito disposto, um mediano e um pequeno para dias mais cansativos. Por exemplo: 40, 20 e 10 páginas, respectivamente. A ideia é tentar cumprir pelo menos algum deles todos os dias. Ah, a quantidade de leitura é de escolha de cada um, entenda qual a melhor para você. Outro super benefício da rotina é que a história estará mais fresca na sua cabeça e assim você não vai demorar tanto para embarcar nela novamente.
DESCONECTE-SE PARA LER MAIS
Dentro dessa rotina tente criar um ritual para realizar a leitura. Quase como se estivesse dizendo para a sua mente: “Agora eu vou ler, ok?”. Desconecte-se, deixando o celular, computador e qualquer outra interferência de lado. Se algo te tirar da concentração, saia e volte rapidamente.
Ler no celular ou computador também pode ser uma opção, ainda mais se você quer muito ler um livro e não tem ele impresso ou um Kindle. Para isso, existem algumas extensões ou aplicativos que te ajudam a concentrar somente em uma dela, bloqueando as outras.
PREPARE O AMBIENTE
Entrar na rotina e desconectar merece um cantinho especial para isso. Então, reserve uma poltrona com iluminação direcionada para realizar a leitura, se isso for possível. Claro que este é apenas um mundo ideal, se não for possível veja como pode usar a criatividade para transformar um cantinho da sua casa em algo mais convidativo e agradável para a leitura. Às vezes, uma simples almofada no cantinho do sofá é suficiente.
Esse espaço pode ajudar muito no início, mas não se restrinja somente a isso. Utilizar os espaços públicos, ônibus, salas de espera e outros lugares para ler também são ótimas alternativas e ajudam muito a levar esse objetivo para frente. O importante é criar imageticamente esse momento e espaço de tempo dedicado para a leitura.
COMECE PELOS MAIS FÁCEIS
Tudo bem que parece desafiador pegar para ler um livro imenso, mas você vai realmente conseguir agora nesse “nível” de leitor que você está? A chance de frustração é muito grande e a nossa mente entende todos os recados. Pegar um livro para ler depois vai ser mais difícil se você não conseguiu terminar o último. Então, o segredo é começar pelos mais fáceis para que ganhemos confiança em nós mesmos.
Os livros mais fáceis, geralmente, são os menores (100 páginas mais ou menos) e de leitura mais fluida e de fácil entendimento – esse último depende de você. Vale perceber qual dos livros mais te interessa e ainda procurar por assuntos que você esteja acostumado ou tenha muita curiosidade. Depois dessa primeira etapa, passe para as próximas, leia outros maiores e busque assuntos mais desafiadores.
BUSQUE NOVAS EXPERIÊNCIAS
Junto a esse crescimento também pode existir algumas pedras no caminho e você acabar se enjoando de algum livro. O caminho é tentar fugir completamente dele intercalando a leitura com obras de outros gêneros. Está lendo um romance? Leia uma biografia ao mesmo tempo. Mudar o foco da mente é um exercício interessante e estimulador para continuar.
Além disso, a ideia também é ter vários livros te esperando para leitura. Os mandamentos da vida dizem para fazermos uma coisa de cada vez etc. Mas quando falamos de leitura é um pouco mais aberto que isso. Ou seja, pode ser uma ótima ideia ler um livro pensando nos próximos que virão 🙂
TENHA UM SEMPRE COM VOCÊ
Essa é uma dica que pode ser bastante útil para trocar o tempo que você passa esperando algo – e que provavelmente gasta no celular – por praticar o hábito da leitura. Não substitui exatamente criar uma rotina e um espaço como dizem as outras dicas, mas ajuda a criar ainda mais um apreço pelos livros – que claro, podem ser kindles que são mais fáceis de carregar.
Pode ser também que você tenha um livro específico para os momentos de espera. Não é por acaso que existem os “livros de bolso”. Ou seja, pode ter um mais simples, que não carecem tanta concentração, ou que não exigem uma sequência. Livros de crônicas, contos e poesia são boas opções.
ENTRE EM UM CLUBE DE LEITURA
Por fim, por mais que a gente mesmo tente entrar em uma rotina é sempre bom lembrar que somos seres sociáveis e nos damos muito bem em compartilhar pensamentos e ideias. Por isso, os clubes de leitura ajudam muito a elaborar melhor o que estamos lendo, nos dão ânimo para novas obras, recebemos indicações… É tudo de bom <3
Ah, não precisa ser algo super elaborado não, viu? Pode ser um grupo de amigos próximos no WhatsApp, grupos no Facebook e até alguns próprios para quem curte ler. A Tag Livros é um ótimo exemplo e tem um trabalho incrível de incentivo a leitura e funciona como um clube de assinatura de livros.
***
Conta aqui nos comentários qual o seu livro preferido da vida! Indicações também são muito bem-vindas 😉