Lábios ressecados: 5 cuidados necessários deixá-los sempre hidratados
Lábios ressecados são realmente comuns e não há motivo para pânico, afinal, a nossa boca é uma área muito sensível do corpo, com pouca produção de sebo e que reage muito facilmente a qualquer desequilíbrio: falta de água, má alimentação ou condições externas, como o vento, frio e umidade baixa. Mesmo assim, existem formas muito simples de cuidar dessa região.
O melhor é que práticas bastante habituais podem resolver a situação. Só é muito importante torná-las um hábito, para que possam tratar e evitar que o ressecamento mais severo aconteça – quando é o caso de procurar um dermatologista. Além disso, é de uma satisfação imensa ter os lábios bem cuidados, hidratados e com aquela sensação de leveza, não é? Por isso, separamos 5 dicas valiosas para cuidas dos lábios ressecados e mais um bônus, aproveite!
ESFOLIAÇÃO
Esfoliação nos lábios? Sim! Por ser uma parte bastante sensível também é comum que células mortas se acumulem e formem camadas que impeçam a renovação da pele. Esfoliar ajuda a limpar mais profundamente e, assim, os lábios ficam mais macios e suaves.
A prática deve ser feita com granulações mais finas, para não machucar a mucosa da boca. Para isso existem esfoliantes específicos para comprar, além de algumas receitinhas naturais, que podem ser feitas em casa. As principais receitas misturam azeite/mel/óleo e açúcar, na mesma proporção. É só passar com cuidado e depois limpar com água corrente 🙂
LIP BALMS
Ao longo do dia, perceba como está o seu lábio e utilize um lip balm ou hidratante labial quanto for preciso. Em dias mais úmidos duas vezes já é o suficiente. Em dias mais críticos pode ser que tenha que repetir a ação várias vezes.
Manteigas de cacau são as mais conhecidas e são ótimas para hidratar, reparar e proteger os lábios. No entanto, para aumentar a proteção busque por lip balms que possuam proteção solar também, ponto super importante para o não ressecamento. Além disso, outras opções são procurar produtos ricos em vitamina E, pantenol e manteiga de karité.
MÁSCARAS ESPECÍFICAS
A Lip Sleeping Mask da Laneige é uma máscara hidratante feita somente para os lábios. A Laneige é uma marca coreana e ganhou muito destaque nos últimos tempos por esse produto maravilhoso. É um creme bem fluido e suave para passar nos lábios durante a noite – como uma máscara de dormir.
A máscara é feita de ácido hialurônico e vitamina C. Ou seja, hidrata muito e ainda tem propriedades antioxidades. É de alta fixação e fica bastante tempo na mucosa da boca, o que ajuda na absorção por mais tempo. E o gostinho, aroma e cor são característicos de frutas vermelhas, maçã, menta ou laranja.
CREMES NOTURNOS
Além desse, também existem uns cremes noturnos mais comuns e já conhecidos por muita gente para usar à noite. No entanto, não são máscaras e sim pomadas. O Bepantol é um dos mais conhecidos, mas também tem um da Aquaphor e outras marcas com produtos similares. O que importa é que todos esses possuam algum efeito cicatrizante, ajudando a tratar os ferimentos causados por ressecamentos mais intensos.
Claro, também possuem qualidades hidratantes e nutritivas que impedem a perda de água e regeneram o tecido. Dá para intercalar o uso com a máscara da Laneige ou deixar o creme noturno somente para dias mais secos.
BEBER ÁGUA
Apesar de todas essas dicas, existe uma que é principal e vital para evitar o ressecamento dos lábios: beber água, pelo menos 2 litros por dia, é uma ação extremamente importante para hidratar o corpo, inclusive, pele, cabelo e lábios.
A função acontece de duas formas: do contato com a água nos lábios e da hidratação do corpo como um todo. Preste atenção se no dia que você percebe que está com os lábios ressecados você tá tomando ou não água na quantidade indicada. Caso a resposta seja não, aumente a quantidade e se for necessário ande com uma garrafinha d’água para ter mais controle.
No Brasil, como a época mais seca normalmente é nos meses de mais frio, não temos o hábito de beber tanta água. É uma dica simples, mas extremamente necessária.
BÔNUS: ALIMENTAÇÃO E OUTRAS DICAS
Por fim, existem algumas práticas que estão além da ação mais direta nos lábios. Assim como beber água, se alimentar bem e dar atenção à saúde como um todo é essencial para manter os lábios bem hidratados. Faça exames, consulte um médico e suplemente o que for necessário.
Também, evite arrancar a pele dos lábios quando ele estiver ressecado ou passar a língua. Ambos deixam as feridas mais expostas e prejudicam a regeneração. Tome cuidado com batons de longa fixação ou de marcas que você não conheça. Eles podem desencadear alergias e mais ressecamento – então, teste e procure saber antes 🙂
***
Conta pra gente quais segredinhos você tem para evitar os lábios ressecados. Deixe nos comentários!