Organização: 7 dicas para quem quer começar a ser mais organizado
Organização é a palavra que se dá para duas coisas bem distintas e próximas ao mesmo tempo. Pode ser a nossa ação de deixar tudo mais facilitado, com funções determinadas e de forma mais produtiva no nosso dia a dia. Mas, também é o nome dado para empresas que ~ pasmem ~ possuem pessoas com suas funções, objetivos determinados e um funcionamento também dedicado para o alcance de algum desejo.
Seremos então, uma empresa? Talvez sim, talvez não, depende… O que importa é que com essa metáfora dá para entender que ser uma pessoa organizada é sobre estar apto para realizar funções da melhor forma possível em busca de um objetivo. E talvez esse possa ser o mais bonito deles: uma vida mais prática, facilitada e feliz.
Além disso, o fato é que não somos capazes de armazenar tantas informações, ainda mais agora, que elas aumentaram e a pressão para sermos “mais velozes” também. Portanto, organizar dá condições para que a nossa mente olhe para uma coisa de cada vez e não precise carregar tudo. Torna possível realizar o que queremos e faz sentido para nós, sem que seja um fardo ou algo tão difícil – alô, produtividade!
Dito isso, vamos às dicas? Mas, é bom lembrar: sem pressão, ok? Vê o que faz sentido para você e seja feliz!
PLANEJE SUA SEMANA
O primeiro passo é dedicar um tempo para sentar, pegar um papel e caneta e listar tudo que você precisa, quer e vai fazer durante a semana – incluindo todos os tipos de tarefas, desde as relacionadas a trabalho até o lazer. Fazer isso é importante para entender sua rotina e dar a você o melhor aproveitamento do tempo, assim, evitar frustrações, desesperos e momentos muito ociosos ou trabalhosos demais.
Para fazer isso, tem um post no site que fala exatamente como planejar e organizar sua semana – clique aqui. Além disso, é importante entender que existem muitas formas, desde as mais simples (papel e caneta) até planners, aplicativos e métodos mais elaborados. Aí já sabe, é só escolher o que for melhor para você ser mais organizado.
BAIXE UM APP DE AGENDA
Organizar e planejar a semana é o primeiro passo para listar e prever seus desejos. Depois disso, é hora de saber quais são seus compromissos marcados durante a semana (consultas, reuniões, eventos). Um aplicativo de agenda (o do Google é bastante útil) facilitará muito para colocar tudo que você não pode esquecer e deixá-lo que cumpra sua função: alertar você para que sua cabeça pense no presente.
O legal também, é que com ele é possível visualizar uma linha do tempo por espaços, cores e outras funções – depende de cada app. Assim, fica mais fácil de entender quais compromissos e tempos livres durante a semana. Acostumando um pouco mais a deixar as coisas melhores organizadas e mais fáceis de serem entendidas.
ARRUME A CAMA
Você já deve ter ouvido falar muitos rumores sobre arrumar a casa. Uns dizem que é bom deixá-la desarrumada para evitar ácaros – e até que faz sentido. Mas outros, também dizem que fazer isso logo ao acordar evita que você volte para os 5 minutinhos a mais e bem importante: diga para você mesmo que já cumpriu uma etapa de organização importante do dia.
Pesquisas (várias mesmo) falam sobre o quanto este hábito tão simples pode fazer com que o cérebro olhe para as outras tarefas do dia e tome decisões mais certeiras e facilitadoras. E claro, para ser mais organizado, principalmente quando estamos em casa, ver a cama arrumada dá uma sensação mais bonita e prazerosa para os olhos.
ORGANIZE AS REFEIÇÕES
Para ter um bom funcionamento do corpo e consequente produtividade e criatividade é importante que a alimentação esteja em dia. Isso significa abastecer o seu corpo com alimentos necessários para te deixar com energia, saúde e bem-estar. Mas, principalmente para quem tem pouca experiência e tempo, cozinhar pode ser uma tarefa muito demorada. Então o caminho é: organização!
Liste o que você pretende comer ao longo da semana ou nos próximos dias e quais ingredientes serão necessários para fazer esses pratos. Compre tudo de uma vez só no supermercado (tem um post sobre aqui) e faça o máximo de coisas possível de uma única vez para deixar o dia a dia mais tranquilo. Algumas ideias são: congelar feijão e outras comidas mais demoradas, fazer farofas em maior quantidade, armazenar saladas lavadas e prontas para o consumo.
CONTROLE SUAS FINANÇAS
É extremamente necessário que o dinheiro e as finanças façam parte da organização da nossa vida. E esse não é um papo apenas para quem ganha muito dinheiro não, viu? Inclusive, quando falamos de finanças, assim como quando se fala das tarefas da semana, se discute sobre nossos desejos e consequente frustrações, que podem ser amenizadas se as nossas vontades e obrigações estiverem organizadas.
Baixe um aplicativo de finanças (o Mobills é muito bom), coloque seus gastos, ganhos e o que mais for necessário e lembre-se de fazer isso tornar-se um hábito (saiba mais aqui) e de entender tudo como um processo: hoje você registra, depois abre espaço para entender seus hábitos e com o tempo poderá mudar o que não estiver dando certo.
MANTENHA OS ESPAÇOS ORGANIZADOS
E também, é importante pensar que tudo está conectado: o nosso interior e o espaço que vivemos. O que acontece é que somos influenciados por ele o tempo inteiro, ou seja, se o espaço estiver organizado, nossa mente funciona de forma mais certeira. Caso contrário, o caos pode bagunçar a gente também.
Além disso, de forma muito prática, se as coisas estiverem onde tem que estar e – quem sabe – categorizadas, setorizadas e de fácil acesso, seu dia a dia e rotina ficará muito mais tranquilo, concorda? Então, deixe na sua mesa de trabalho o que você vai precisar, coloque em seu armário somente o que precisa e de fora fácil para encontrar… E por aí vai!
TRACE PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES METAS
Quase que por fim, trace metas a pequeno, médio e longo prazo. O fato é: a gente (por mais que não faça o ato de escrever em um papel) tem desejos e objetivos de vida. O “conselho” aqui é deixar isso bem especificado para que possam-se tomar atitudes necessárias – e organizadas – para cumprir essas vontades.
E o caminho é estabelecer isso dessas três formas: a curto prazo para gerar satisfação e motivação; a médio para chegar um pouco mais perto do objetivo final; e a longo para mirar certeiramente naquilo que se deseja. Também, essas etapas servem para visualizar as ações que precisam ser desempenhadas para a grande meta.
BÔNUS: PEÇA AJUDA!
E agora, ao fim desse texto sobre organização: peça ajuda! E isso por ser lido de duas formas. A primeira delas é sobre entender que nem tudo está ao nosso alcance e que não somos realmente capazes de desempenhar milhões de tarefas, prazos etc. Então, divida suas tarefas com outras pessoas. Pode ser no trabalho delegando funções ou pedindo ajuda para algum colega ou mesmo em casa dividindo as tarefas de limpeza, almoço, compras e tantas outras.
A outra forma de enxergar a ação de pedir ajuda é também entender que as “táticas” de organização, planejamento e produtividade nem sempre vem de berço ou são aprendidas na escola. Portanto, percebe que tem um amigo que você acha organizado, pergunte o que funciona para ele. Teste novas formas e invista um pouco mais de tempo em aprender em como ser mais organizado.
***
É bom voltar a repetir: organização não é sobre ter uma vida metódica e cheia de cobranças sobre cada coisa no seu lugar. Mas sim para conseguir fazer com que a sua rotina possa se tornar mais leve, facilidade e produtiva – no melhor sentido da palavra. Deixe nos comentários o que você faz para ser mais organizado.