Os quatro temperamentos na Astrologia
Por Luisa Nucada do @nux.astrologia
Dos elementos Ar, Fogo, Terra e Água com certeza você já ouviu falar. Mas conhece os quatro temperamentos correspondentes? Sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático, respectivamente, são classificações do humor na tradição astrológica, e bases da medicina antiga, usadas por nomes como Hipócrates e Galeno. Atualmente, outros profissionais, além dos astrólogos, utilizam essas categorias, como os visagistas, aqueles consultores que recomendam corte de cabelo, cores e estilo de roupa mais consonantes ao cliente.
Para entender os temperamentos, basta fazer um exercício de observação dos fenômenos físicos. Sabe aquele nervosismo que dá em dia de calor? A quentura sobe pra cabeça e a gente fica irritado, mais impulsivo, o pavio encurta. Efeito pé descalço em asfalto quente, não dá pra ficar parado. Aí vem o frio e a cuca esfria, as reações ficam mais lentas, a gente contrai, se encolhe embaixo do cobertor.
Quente e frio são as naturezas primitivas ativas. Delas derivam-se as naturezas primitivas passivas: úmido e seco. O calor extrai a umidade, a roupa seca rápido no varal. Já o frio condensa, o tecido custa a secar, difícil saber se está molhado ou só gelado. A secura surge do calor, e a umidade, do frio. Quentura no verão, frieza no inverno.
Mas tem também as estações intermediárias, mais temperadas. Calor com umidade é igual à primavera, clima gostosinho, flores, passarinhos, passeios no parque. Frio com secura é igual ao outono, temperatura mais baixa, folhas secas caindo no quintal, humor em tons terrosos, mais sérios.
As naturezas primitivas frio, quente, seco e úmido se combinam e formam os quatro temperamentos, que se manifestam não só na personalidade, mas também no corpo e na saúde. Confira as combinações e características de cada um.
Sanguíneo: quente e úmido
Leve como o Ar. Humor que levita, atenção também. O Ar desconcentra, espalha, dispersa. Humor borboleta ou beija-flor, primaveril. Pessoas divertidas, festivas, que gostam de circulação – de gente, de ideias, bate-papo, feira, aglomeração. É um temperamento mental, então precisa de constantes estímulos intelectuais para saciar sua curiosidade. Pode faltar persistência, aquele foco necessário para atividades mais trabalhosas. Ar demais no corpo pode dar em refluxo, gases ou tagarelice mental – overdose de pensamentos. É associado aos signos de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário.
Colérico: quente e seco
Ardente como o Fogo. Impulsivos, cheios de energia, vitalidade lá em cima. Dados à competição, facilmente saem na liderança e têm talento para delegar. Tendem à agressividade e podem ser impositivos, como o sol abrasador do verão. Se em desequilíbrio, o excesso de calor pode dar em febre e inflamações pelo corpo. Esportes e lutas podem acentuar a cólera, então quem é raivoso deve maneirar nessas atividades físicas. Cultivar a paciência, a sensibilidade na hora de se comunicar com o outro e conter a pressa são boas pedidas. É associado aos signos de Fogo: Áries, Leão e Sagitário.
Melancólico: frio e seco
Estável como a Terra. O outono chega para avisar que todo carnaval tem seu fim. O pessimismo, que na verdade é um senso muito apurado de realidade, é a consciência de que tempos de vacas magras existem, por isso é preciso saber poupar, planejar, agir com racionalidade. Antes de sair fazendo, raciocinam: essa ação é adequada? Melancólicos têm pé no chão e abordagem prática. Concretos, ligados à materialidade e com certa obsessão por controle, contam com concentração para dedicar-se a atividades demoradas, e tendem a reflexões profundas. A secura pode aparecer na personalidade como sarcasmo, e no corpo, como lábios rachados e pele ressecada. É associado aos signos de Terra: Touro, Virgem, Capricórnio.
Fleumático: frio e úmido
Sensível como a Água. Que responde ao ambiente externo: derrama, se agita, evapora ou congela, a depender do estímulo. Por serem tão capazes de sentir, os fleumáticos são intuitivos e empáticos, colocam-se no lugar do outro e sentem as dores alheias. Assim como a cachoeira nos limpa e reenergiza, e o mar abraça nosso corpo ao nele adentrarmos, os fleumáticos são bons em acolher, escutar desabafos e consolar. Se desequilibrados, podem ter problemas como retenção de líquido, inchaço, muco nas vias respiratórias e doenças “invernais”, pelo excesso de água e frio no corpo.
Qual é o meu?
Através do mapa astral – registro do céu astrológico na hora do nascimento – é possível fazer o cálculo do temperamento. São levados em conta vários fatores, como signo ascendente, fase da lua, planeta regente do ascendente etc, sendo necessário consultar um astrólogo para a determinação correta. Em vários casos, existe um temperamento predominante e outro secundário, ocorre até mesmo empate, de forma que muitas pessoas são “meio a meio”. Mas só de ler as características você já se identificou com um (ou dois) deles, diz aí?
Luisa Nucada é jornalista e astróloga da Nux Astrologia. Escreve horóscopos diários em seu perfil do Instagram: @nux.astrologia.