Gola canoa: como usar do look elegante ao mais casual
A gola canoa (ou decote bateau) é a que realmente se parece com uma, um meio termo entre a gola normal e aquela ombro-a-ombro, sabe? Forma uma curva, é mais aberta e ainda sim cobre os ombros. Se “der um Google” agora, pesquisando sobre referências da gola canoa, é bem provável que encontre duas mulheres bastante influentes usando esse tipo de decote. A primeira delas é a atriz Audrey Hepburn (foto abaixo), um dos símbolos de elegância dos anos 50 e 60, que estrelou filmes como Bonequinha de Luxo e Cinderela em Paris.
Outra, e que provavelmente se inspirou em Hepburn, é Meghan Markle, a ex Duquesa de Sussex (foto abaixo), que compõe looks elegantíssimos com a gola canoa. No entanto, por mais que elas representem esse ar mais nobre, a gola canoa não serve apenas para ocasiões formais. No verão pode ser usada para dar um frescor em peças bastante leves e casuais. Quando frio cai super bem para equilibrar o peso do tricô, por exemplo. Em ocasiões de festa pode ser bastante sensual.
EXISTE UM “COMO USAR”?
Outro ponto importante é que, assim como outras tendências, a gola canoa vem carregada de estereótipos acerca dos “tipos de corpos” e regras para o uso. Mas, vamos deixar essas imposições para trás e usar quando quisermos, sem medo, ok? De qualquer forma, uma coisa é certa: deixar os ombros e busto à mostra traz esse ar superior, alonga o pescoço e chama um pouco mais de atenção para essa parte do corpo – e isso é extremamente elegante e bonito!
Nesse texto, então, vamos pontuar algumas ocasiões e formas de usar a gola canoa, para mostrar o quanto ela é versátil e pode compor diferentes looks. Também, uma mesma peça pode se tornar mais ou menos casual depende de como usar e – como sempre – compor muito bem com os acessórios. Existem ainda as golas mais largas e outras mais discretas para deixar ainda mais diverso. Aproveite!
BEM À MOSTRA
A clássica mesmo é aquela bem aberta e é por ela que vamos começar. A parte de cima do peito ficará totalmente à mostra e essa abertura deixará essa impressão de “peito aberto”, de quem chegou para arrasar, sabe? Tecidos mais firmes deixam essa curva mais certa e outros mais leves ondulam e a deixam um pouco mais caída.
UM POUCO MAIS DISCRETA
Mas, aquelas mais fechadinhas também podem ser consideradas uma gola canoa. Essas não tem essa efeito todo da gola mais ampla, mas deixam o busto um pouco mais presente e o pescoço mais livre.
OCASIÕES FORMAIS
Vestidos de tecidos “mais finos”, com cortes retos ou acinturados, combinam bem com a ondulação causada pela gola canoa. Assim, também deixa espaço para colocar um colar ou brinco para dar destaque – um pequeno e discreto cai bem e deixa bastante elegante e um maior deixa “um pouco menos” formal.
EM FESTAS
E tudo vai depender da proposta, né? Caso a ideia seja ir para uma festa, uma proposta mais noite, tecidos mais pesados e com brilho funcionam super bem e dão muito equilíbrio com essa pele à mostra. Além, é claro, de trazer muita sensualidade – é necessário, né? Esse vestido da foto é da Auranuda (saiba mais aqui) e tem essa pegada, o nome dela, inclusive é Louise, em referência a atriz dos anos 20.
BLUSINHAS TRANSPARENTES
Seguindo na proposta anterior, uma blusinha com gola canoa transparente super combinam para uma festa. Calça jeans escura e acessórios com brilho, um tanto mais elegantes também caem bem nessa proposta.
MAIS DESCOLADAS
E se estiver indo para um encontra mais casual a gola canoa também funciona! O que acontece é que traz essa mistura de elementos formais para ocasiões mais descoladas e isso dá muita personalidade. Tênis, botas, maquiagem e acessórios mais leves combinam para essa proposta. A foto do tópico “bem à mostra” também é bem descolado, não?
CLARO, A T-SHIRT
E para sair do básico da t-shirt – que é maravilhoso também – pode se apostar em uma com gola canoa. É interessante que sai daquele lugar comum facilmente mas não deixa de ter essa proposta mais casual. Nesse caso da foto ainda é uma bem curtinha, quase cropped.
QUE TAL DAR UM JOGADA PARA O LADO?
E é bom que esquecer que dá para brincar muito com as possibilidades da gola canoa. Caso ela seja bem larga e principalmente mais pesada como essa da foto, é só jogar para o lado e compor esse look mais jogado mesmo – viu? não precisa ser para looks suuuuuuper elegantes!
***
E você, tem algum jeito de usar a gola canoa que não está aqui? Deixe nos comentários!