Transparência: quais os tecidos e como usar cada um deles
Uma das primeiras palavras que vem à cabeça quando pensamos em transparência é sensualidade, não é? E, por mais que não seja somente isso, de forma tão limitada, a transparência traz consigo algumas ideias e mensagens, e esse jogo de mostra e esconde cumpre bem esse papel sensual. Mas, isso não quer dizer que usar transparência vai mostrar vulgaridade, ou que é um recurso do look apenas para ocasiões festivas. O momento agora é de entender como ela pode ser usada para ficar bonito e no gosto de quem usa.
Por isso, nesse texto vamos falar da transparência a partir dos principais tecidos com essa qualidade. E também, em cada um deles, algumas inspirações – que podem servir para diferentes momentos. Ainda, o caimento, estilo, leveza, dureza e composições diferentes, trazem mensagens distintas para cada composição. O tule pode ser mais sexy quando em cores escuras. Mais romântico em candy colors. A cambraia propõe algo mais natural, talvez para usar em dias quentes, na praia. Enfim, são várias possibilidades.
Aproveite as inspirações para usar transparência de acordo com o seu estilo e gosto. Existem algumas dicas, mas a primeira delas e compor com muita criatividade e desprendimento: a transparência da espaço para misturar tons, texturas, comprimentos e composições. Se joga!
TULE, MOVIMENTO E MUITAS CAMADAS
O tule tem esse nome por sua cidade de origem, Tulle, na França. A fama veio pelos figurinos de ballet que precisam dessa característica leve, sinuosa e com bastante movimento. É muito transparente e pode ser usado de diversas formas: vestidos longos, saias volumosas, blusas ou collants. E pode trazer um ar mais gótico ou mais romântico, dependendo das cores, acessórios e composições. Na foto abaixo é a Blusa Anna, da Auranuda. O volume e sobreposições tiram o look do óbvio e ainda, um sutiã de renda preta por baixo, traz sensualidade e personalidade ao mesmo tempo.
Ainda na pegada de trazer volume para a peça, nessa camisa com mangas bufantes de tule e detalhes poá, já temos outra proposta. Em uma composição com tons terrosos faz um bom equilíbrio entre o mais romântico e o casual.
A dica chave para compor o look com tule é brincar com as camadas, alturas e qual peça colocar por baixo ou por cima. Uma blusa transparente por compor muito bem com um sutiã, top ou outra blusa. Então, a jogada é escolher se vai usar a mesma cor, bordado ou não. Para vestidos ou saias (foto abaixo), funciona da mesma forma: pode usar vestidos por baixo mais curtos que o de tule, na mesma cor, com outros estilos ou apenas uma hot pant 🙂
RENDA, DO ROMÂNTICO AO SEXY
A renda surgiu para ser usada pela realeza há muito tempo, e por isso temos essa ideia de que só cabe em festas, vestidos de noiva e eventos formais. Mas, existem muitas possibilidades de uso, tanto para street style, propostas casuais e algumas mais sexys. O lance é não ter medo de se jogar com ela em diferentes ocasiões e compor bem com os acessórios e outras peças. Calça jeans na mesma cor e uma terceira peça de outra cor e estampa funcionam super bem! Por baixo, se tiver insegura cabe uma blusinha no mesmo tom, mas apenas um sutiã fica ótimo.
Ou, também pode ser um vestido inteiro rendado. Essa proposta, para conseguir um look mais despojado e tranquilo, precisa se atentar a qual o corte e estilo da peça. Nesse caso da foto, é bastante solto, com várias informações de rendas diferentes e decote V simples. Isso, deixa a atenção mais voltada para a textura mesmo. A transparência acaba sendo só um detalhe 😉
Quando em cores escuras, trará um pouco mais de sensualidade, em cores claras, mais feminilidade. A dica é, além das cores, também compor com outros tecidos e criar sobreposições: renda com couro para um contraste maior, renda com linho cria algo mais suave. Ou ainda, renda com tênis ou salto alto são ideias diferentes mas que ambas podem dar muito certo.
CAMBRAIA, MAIS NATURAL
Cambraia é o nome dado para aqueles tecidos bem leves e feitos de algodão ou linho, em uma gramatura menor e por isso são um pouco transparentes. Muito diferentes do tule e da renda, trazem outras propostas ao look e usam da transparência para criar um estilo mais natural e sereno. O chemise abaixo cria movimento, já que é bastante solto e sempre irá acompanhar qualquer movimento do corpo e é nesse momento que mostra toda sua transparência.
A t-shirt abaixo, pode ser de cambraia de algodão ou qualquer outro tecido na mesma pegada, algumas até de tule mais grosso. A transparência é bem leve, mas ainda sim pede uma cobertura. Nesse caso, um sutiã de renda na mesma cor deixou bem discreto e charmoso.
CHIFFON, NUM ESTILO BOHO
Este é o nome dado para alguns tecidos, em diversas composições, e que são muito finos mesmo, mais do que os outros. Por isso, são extremamente leves, ondulados, macios e transparentes. Geralmente é utilizado com algum forro por baixo ou em sobreposições. Mas, nem sempre. Nesse caso da foto abaixo, por exemplo, ficou ótimo para um dia mais praia em que as roupas íntimas não chamam tanta atenção.
Ainda, outra característica desse tecido é que ele tem essa capacidade de se adaptar a diversas texturas, dobras e cortes. Como é o caso dessa camisa da foto abaixo, que cria uma proposta bastante interessante unindo volume e transparência.
Da mesma forma que acontece com os outros tecidos transparentes, este pode ser composto com outras peças e esse jogo pode dar um estilo bem interessante – mas, não é muito comum. O que é bacana é buscar composições com mais textura e volume, nesse estilo mais boho. Ou seja, é tão leve e fino, que os babados, camadas e sobreposições criam um look mais interessante.
***
Existem também vários outros tecidos, mas que se parecem com esses que falamos no texto e tem uma proposta parecida. O crepe georgete, gaze, voil, tela são exemplos. Deixe nos comentários seus favoritos!