A Lua nos 12 signos
Por Luisa Nucada do @nux.astrologia
Ela que brilha de noite e é fonte de luz na escuridão. Ela que preside os mistérios, e está ligada ao que escapa da compreensão racional: os condicionamentos familiares, as cargas do passado, as questões inconscientes… Profunda, a Lua trata das emoções, representa a figura materna e indica padrões repetitivos, pois é cíclica, sempre retorna ao ponto inicial como um cachorro que morde o próprio rabo.
Representante da fertilidade e do feminino, ela é o astro mais próximo de nós aqui na Terra. Sentimos sua influência de forma muito íntima, ainda que subjetiva. Vamos conhecer as diferentes nuances da Lua? Confira as características da deusa da noite nos 12 signos do Zodíaco:
Lua em Áries
É um signo de Fogo, onde a Lua se contagia de impulsividade e vontade de começar. Sim, porque Áries é o primeiro signo do Zodíaco e tem ritmo cardinal, o dos iniciadores. A motivação interna, subjetiva, é de iniciar, se colocar à frente, encabeçar projetos. As emoções se expressam de forma direta, porque o Fogo não é contido, ele é “para fora”, aparece. Pode haver tendência à irritabilidade e impaciência. O ânimo aqui é tão ardente que dá vigor e competitividade, favorece o pioneirismo e a liderança. A percepção sobre a figura materna pode ser a de alguém enérgica, um tanto brava e cheia de atitude.
Lua em Touro
É um signo onde a Lua adora estar, e que a favorece muito. Em Touro a Lua tem exaltação, e isso significa que ela fica confortável para manifestar seus atributos: a sensibilidade e o cuidado. Fica maternal e dengosa, afinal Touro é um grande mamífero, adora dar e receber carinho. A sensibilidade adquire a materialidade da Terra, fica altamente sensorial. O corpulento Touro tem muita superfície de pele, muita área de tato para perceber texturas e toques. Os cinco sentidos ficam aguçados. Signo fixo, Touro inclina à estabilidade, à permanência e à teimosia. A conexão com a figura materna é exaltada, ou seja, a mãe, o feminino e as mulheres em geral são importantes.
Lua em Gêmeos
Em Gêmeos, as necessidades emocionais envolverão comunicar e aprender. Gêmeos adora levar e trazer mensagens, e ampliar seus conhecimentos. A escrita, as linguagens, a fala, a oratória, tudo que envolve a palavra ganha importância e sensibilidade, ou seja, mexe com as emoções. É o signo dos irmãos, então pode haver uma relação especial com a fraternidade, seja no instinto de cuidar, seja por eventos que sensibilizam, que tocam os sentimentos. Gêmeos é o signo mutável do elemento Ar, muito leve e ligeiro, não para quieto. Essa inquietude fará parte dos padrões subjetivos, inconscientes, e a vontade de mudar, conhecer novos ares fará o nativo se movimentar, talvez morar em várias cidades. A mãe pode ser percebida como alguém falante, e que forneceu muitos estímulos ao intelecto.
Lua em Câncer
Este é o domicílio da Lua, signo por ela regido, é onde a deusa da noite se sente em casa. Tudo que envolve o lar, a residência, o pertencimento e a família ganha destaque, há muito vínculo emocional. Câncer é simbolizado pelo caranguejo, que nunca corta os laços com suas raízes, gosta de viver enfiado no mangue ou carrega a concha, sua casa, por onde vai. Um tanto dramática devido à sensibilidade à flor da pele, essa Lua é maternal, gosta de cuidar e proteger, e pode ter uma ligação densa com a mãe, a memória, o passado e a ancestralidade.
Lua em Leão
Lua rainha! Exibir-se e receber aplausos pelos seus talentos é uma necessidade interna. O signo fixo do Fogo brilha por natureza e é óbvio que se sentirá bem em situações de destaque. Pra quê esconder o seu ouro? Leão é regido pelo Sol, o astro rei do sistema solar. Espontaneamente assume o centro da situação e pode ser centralizador, autorreferente. Artística, criativa e líder nata, essa Lua tem que tomar cuidado com questões egóicas e evitar o autoritarismo, principalmente se houve uma mãe mandona, leoa, felina, como referência.
Lua em Virgem
Servir bem para servir sempre. Esse é o lema de um dos signos mais trabalhadores, prestativos e que ama sentir-se útil. O afeto dessa Lua é demonstrado na prática, visto que Virgem é um signo de Terra, da dimensão material e concreta. Por ser mutável, apresenta uma inquietude, está sempre em busca de fazer algo, realizar, ser produtivo. A constante busca por aprimoramento pode vir de uma sensação interna de imperfeição, ou da convivência com uma figura materna exigente. O intestino, questões de digestão e assimilação de nutrientes podem ser sensíveis e apresentar disfunções.
Lua em Libra
Equilibrar e harmonizar, quando a Lua pondera nos pratos da balança de Libra, a falta de moderação e a injustiça agridem, ferem a sutileza desse signo tão elegante e cordial. Cardinal do Ar, Libra é racional. A Lua libriana pesa as emoções na balança, pensa, averigua antes de dar seu veredicto. Pode haver uma necessidade interna de agradar e ser aceito pelos outros, porque a importância dada as relacionamentos é consistente, pesada. O gosto por arte, beleza, estética pode ser uma característica herdada da figura materna.
Lua em Escorpião
Um local de incômodo para a Lua, é o signo onde a deusa da noite tem queda, uma debilidade. Basicamente, Escorpião é um signo que sente de forma profunda, intui, percebe coisas invisíveis, pressente. E sentir com tanta intensidade não é muito confortável. A visceralidade pode ter a ver com mágoas e memórias doloridas que essa Lua tende a reter, já que Escorpião é o signo fixo da Água. Pode haver sensações subjetivas de rejeição, abandono ou traição, possivelmente advindas da relação com a mãe. Nesse caso, perdoar, curar as feridas e aprender a confiar são caminhos para relacionamentos saudáveis.
Lua em Sagitário
O mundo é o limite! Ou melhor, não tem limite. Ninguém consegue limitar a Lua no signo do infinito. Querer mais, saber mais, conhecer mais, viajar mais, tudo parece pouco para esse signo tão superlativo. A grandiosidade vem de Júpiter, planeta regente, que é o maior do sistema solar. A mania de grandeza se manifesta, inconscientemente, num desejo de devorar a vida, em altas expectativas e insaciabilidade. O exagero vem também no bom humor, esse signo é otimisma e cheio de confiança. Mutável do Fogo, não sossega o facho, está sempre partindo para novas aventuras. A percepção da mãe pode ser de alguém expansiva e professoral, cheia de fé e alegria.
Lua em Capricórnio
Este é um signo de desconforto para a Lua, é onde ela tem exílio pois está no local mais distante de sua morada natural, que é Câncer. Lua tem a ver com cuidado, aconchego, manha de bebê pedindo colo. Capricórnio é um signo voltado para a dureza do mundo exterior, as responsabilidades do trabalho e deveres sociais. A experiência com a figura materna pode ter sido de certo distanciamento emocional, porém, essa “secura” é justamente o que prepara, o que caleja para as conquistas na selva de pedra. É um posicionamento de “crianças adultas”, ou que amadureceram cedo.
Lua em Aquário
Signo fixo de Ar, Aquário traz sociabilidade e comprometimento com o coletivo. O senso de pertencimento pode estar vinculado aos grupos sociais de que se faz parte, seja a roda de amigos, os colegas de trabalho ou os membros de alguma causa política. Estar com gente e se ver parte de um conjunto pode conferir nutrição emocional, ser alimento para a alma. As emoções ganham a frieza da racionalidade, o intelecto sobrepõe a afetação emocional. A percepção sobre a mãe pode envolver distanciamento afetivo, algo de excêntrico ou alternativo.
Lua em Peixes
Esse signo mutável vive em outro mundo, o mundo da Água, que envolve sentimento, mistério, conteúdos do passado e questões inconscientes. É muito líquido, muita emoção, muita sensação que não se explica, intuição aflorada, não à toa o ar distraído. Tem todo um universo interno para ser assimilado. Hipersensíveis, nativos com essa Lua podem ser piedosos e empáticos, mas também vitimistas. A tendência a ajudar os outros facilmente se torna “síndrome de mártir”, ou seja, leva a sacrifícios. A mãe pode ser vista como artística, mística ou sofredora (alguém que sente os males do entorno).
Luisa Nucada é jornalista e astróloga da Nux Astrologia. Escreve horóscopos diários em seu perfil do Instagram: @nux.astrologia