Pode molhar seda? Explicação e dicas de como fazer para lavar sua peça
Você tem uma peça de seda, mas não sabe como lavar? Nem se pode molhar seda? Esse post vai te ajudar com isso. Primeiro é preciso entender que são fibras naturais muito delicadas e que sim, precisam de um cuidado especial. Só que são tantas informações e confusões a respeito do assunto que nem sempre sabemos como fazer, por isso explicados tudo certinho aqui. Aproveite!
DEPENDE DO “TIPO DA SEDA”
Existem as sedas naturais e totalmente puras e as imitações ou mesclas de fios (que muitas vezes são chamadas de seda popularmente). Além disso, até mesmo a seda natural pode variar no peso do tecido, tramas e modo de produção… Mas, o que geralmente acontece é que as totalmente naturais são mais sensíveis e não é indicado que entrem em contato com a água.
SEMPRE OLHE A ETIQUETA
E isso vale pra qualquer roupa! O fabricante do tecido é o responsável por passar essa informação para quem compra, costura e vende – e são indicações baseadas em testes que garantem a durabilidade do produto. O símbolo que diz que não pode lavar com água, é esse aqui:
E SE MOLHAR, O QUE ACONTECE?
As sedas são extremamente sensíveis, por serem fios naturais muito delicados, e absorvem muito a umidade. Ao entrar em contato direto com a água há uma grande chance de esticar ou encolher o tecido, danificar alguma trama ou desbotar o tingimento. Todos os tecidos de seda pura são necessariamente tingidos, já que o fio natural é quase branco.
COMO LAVAR QUANDO NÃO PODE MOLHAR
É muito simples, é só levar em uma lavanderia especializada em lavagem a seco e informar que é uma peça de seda natural – não tire a etiqueta da peça pra eles saberem o que fazer. Para sedas naturais, geralmente estará com esse símbolo, de lavagem a seco com produtos permitidos dentro dessa classificação P:
* DICA: Guarde algumas peças mais sensíveis e leve todas ao mesmo tempo para ser mais prático 🙂
OUTRAS DICAS
Como já entendemos, é um tecido delicado e manuseado com muito cuidado até mesmo pelas costureiras, então:
- Não guarde em lugares úmidos
- Não envolva em sacos plásticos
- Se sujar uma parte específica, não esfregue ou tente limpar só essa parte
- Guarde com delicadeza e de preferência pendurada para não marcar
***
Se você gostou desse texto, também vai gostar desse: Roupas duráveis: como fazer para que as peças durem mais?