Figurino de O Grande Gatsby (2013): os melhores looks e características
Baseado no livro “O Grande Gatsby”, romance de F. Scott Fitzgerald de 1925, a história acontece em Nova Iorque, cidade de Long Island, no verão de 1922. O contexto é o pós primeira guerra e uma crítica ao Sonho Americano. O filme lançado em 2013 é o quarto filme feito dessa mesma história. Dessa vez o grande destaque foi pelo figurino de O Grande Gatsby, assinado por Catherine Martin. As produções tinham looks da Prada, Tiffany e Brooks Brothers (para os dos homens). E adivinha? Levou o Oscar de melhor figurino em 2014. Reuni aqui as características e contextos que mais se repetem e algumas fotos para ilustrar! Aproveite!
Ah, a Auranuda tem uma peça chamada Daisy, em homagem a Daisy Buchanan, protagonista do filme! Clique aqui para conhecer!
OS ANOS 20
Você já ouviu falar que estes eram anos loucos? Nesse momento, o que mais queriam era aproveitar, ir a festas e beber… E tudo isso estava muito presente nas roupas: eram mais confortáveis, permitiam o movimento, tinham muito brilho, novos cortes, texturas e muito glamour.
ART DÉCO
Ao mesmo tempo acontecia a Art Déco, que tem como principal característica a decoração! O movimento surgiu na França e se popularizou nos EUA e tem um grande apelo à estética, design, linhas, simetria e bastante elegância e sofisticação.
A SILHUETA
Em 1920 as mulheres deixaram de usar espartilho e os vestidos tinham cortes tubulares, que não marcavam a cintura e deixavam tudo em linhas mais retas, sem curvas. No filme ainda aparecem algumas silhuetas, por conta da construção das personagens e porque essa “trend” não aconteceu da noite pro dia.
MUITO BRILHO
O objetivo neste momento era ir a festas e o filme retrata isso muito bem! Então, não tinha economia no brilho das roupas e dos acessórios:
TEXTURAS
Os detalhes também merecem muito destaque! Novos formatos, mais camadas e bastante informação para quebrar os formatos tubulares dos vestidos.
***
Gostou desse texto sobre o figurino de O Grande Gatsby? Então você também irá gostar desse outro aqui: Moda nos anos 20: o fim das silhuetas e a busca por liberdade e conforto