Tudo que você precisa saber sobre o SXSW
Muita gente ficou curiosa com a nossa viagem para Austin no mês passado. Sei que surgiram muitas dúvida: o que é SXSW? Como ir para esse evento? É muito caro?
Fiz esse post para tentar ajudar vocês a planejarem melhor a ida a esse festival incrível!
Foto – AP Photo/Austin American-Statesman, Jay Janner
1 – Como posso comprar o meu passe para o evento e qual pacote vale mais a pena?
O SXSW é divido em três grandes partes: Interatividade, Música e Cinema. Você pode tanto escolher apenas umas das badges, como comprar um pacote – sai mais em conta! O site do evento é super completo, é só ter um cartão internacional e comprar o que mais te interessa.
Esse ano, eu e o Paulo fomos com o YouTube e estávamos credenciados nas três. O Patinum Badge (nosso pacote) nos deu preferência em alguns shows, ou seja, não precisávamos pegar uma fila gigante de comprar – alguns shows são abertos para o público geral, mas não todos.
Como nós já estamos nos programando para o ano que vem, queremos fechar um pacote com o Interactive e Music. Apesar de amar cinema, fica muito difícil acompanhar tudo que está rolando no evento. Quem quiser também pode comprar o Gold Badge, que dá acesso ao conteúdo de cinema e interatividade do evento.
Quem está acompanhando os vlogs com certeza viu a gente falar sobre as palestras da parte de teconologia e também sobre as criações mais inovadoras – e malucas – do evento! Valeu super a pena entrar nessa parte, porque esse é realmente o nosso trabalho.
Já o festival de música é a coisa mais incrível e alucinante que já vivi! São centenas de shows incríveis todos os dias, fica complicado decidir em qual ir. Quanto mais opções, melhor!
Querendo ou não a gente consegue assistir aos filmes em outra ocasião, por isso as palestras e shows tiveram prioridade. Lógico que quem é apaixonado por cinema pode ter amado e não se importado em perder algumas palestras do Interactive, mas para nós não valeu muito a pena essa badge.
2 – E os eventos privativos, como funcionam?
Além do que está rolando no SXSW, algumas empresas aproveitam essa época para fazerem eventos em Austin. Nós fomos em alguns, como a festa do Google Play (vlog completo).
Infelizmente, esses eventos não são abertos para o público, só sendo convidado mesmo – tem até lista na porta. Nem mesmo o Platinum Badge dá acesso!
3 – Qual o mês que eu devo comprar os passes?
O evento é muuuito organizado e eles já liberam as vendas do próximo SXSW logo após o encerramento. Hoje, eles já estão com as vendas abertas para o SXSW Eco.
Você pode comprar no mês que preferir, mas o esquema é de lotes: quanto mais cedo comprar, mais barato.
4 – Existe algum pacote do SXSW que deixe a viagem mais em conta, como hotel+passe?
O evento tem algumas parcerias com hotéis de Austin, mas na verdade eles só te auxiliam com a reserva. Você precisa estar registrado no SXSW para que eles te ajudem. No site tem tudo direitinho!
É muito importante dar uma boa pesquisada nos preços de hotéis e no Airbnb. Eu quase sempre fico em casas e apartamentos, mas confesso que dessa vez deu muuuito trabalho conseguir algo que não custasse tanto. Nessa época do ano os preços sobem absurdamente na cidade.
Nós vimos dezenas da casas com antecedência, mas quando o dono lembrava que era a época do SXSW mandava um e-mail falando que o preço tinha subido de 100 para 1.300 dólares – eu não estou brincado, é nesse nível mesmo!!
Pode ser que seja melhor ficar em hotel mesmo, viu? E olha, se você ou algum amigo pretende conhecer a cidade e não tem muito interesse no SXSW, não vá nessa época, é muito caro!
5 – Como posso acompanhar a grade de eventos?
O SXSW tem um aplicativo muito bom, super organizado. Eles colocam por dia o que vai rolar, horário e local do evento. Não adianta olhar com muita antecedência, tipo antes da viagem para planejar tudo, porque pode ser que eles façam mais alguns ajustes de horário! Eu e o Paulo sempre olhavámos na noite do dia anterior para programar tudo!
No app você consegue “favoritar” o que te interessa e isso já fica salvo. Depois de selecionar tudo que você gosta, vá para aba de favoritos que também é organizada por dia, horário, local e até duração de cada um dos eventos 😉
Como o SXSW é enorme, você precisa ficar sempre atento para não programar palestras muito distantes em um intervalo curto de tempo.
6 – Como funciona o transporte?
Você consegue fazer muita coisa a pé na cidade, mas se o tempo entre um evento e outro for apertado tem alguns caras que podem levar até duas pessoas de bicicleta. Eles são super rápidos, mas meio caros – uns 10 dólares por corrida!
Além disso, conheci um serviço novo na cidade, o Lyft! Ele funciona mais ou menos como o Uber, a maior diferença é o preço – chega a ser de 4 a 5 dólar mais barato. Os motoristas também são mais simpáticos e amigáveis, normalmente trabalham só durante o evento para ganhar uma grana extra!
Outra coisa super legal do Lyft é que você pode dar a gorjeta pelo app. Na hora de avaliar a corrida (até 5 estrelas) você pode ou não dar a sua tip 😉
7 – Vale a pena?
Quem curte os assuntos vai amar!! Eu e o Paulo ficamos apaixonados pelo SXSW porque mistura tudo que nós amamos. Além disso, a vibe da cidade é incrível, super gostosa e diferentona.
Com certeza é uma viagem bem diferente da que costumamos fazer, mas mesmo assim maravilhosa! Recomendo demais!