Skincare sustentável: dicas para reduzir o impacto ambiental
Você já parou para pensar na quantidade de lixo que produz durante o dia? Se começar a colocar em um potinho vai ver que em pouco tempo ele enche e a surpresa vai ser grande. Ao mesmo tempo, temos muitas vontades e (quase) que ficamos sem opção para reduzir o o nosso descarte. As rotinas de skincare são um exemplo. A cada dia são novos produtos, um novo probleminha na pele ou ainda uma nova make que viu na publi do Instagram. A ideia aqui é ajudar na busca por um skincare sustentável.
E você sabia que o problema não está só nas embalagens ou quantidade que consumimos disso? Existem empresas que não se preocupam com o impacto ambiental e utilizam produtos químicos muito prejudiciais para a natureza durante a fabricação, para nós durante o uso e na contaminação da água na hora do descarte. Por isso, separamos aqui algumas dicas para reduzir o impacto ambiental no momento do skincare – e para make também.
MARCAS ECOLÓGICAS
A primeira delas, para um skincare sustentável, é ter atenção sobre quem produziu o que você está consumindo. Portanto, busque marcas que tenham programas de descarte adequado do lixo, que possuem objetivos ecológicos durante a produção, que não testam em animais e nem utilizam ingredientes químicos nocivos à natureza e para nós.
Para saber sobre isso é preciso acompanhar a marca e saber quais são os seus valores. É quase certo que uma empresa que tome todas as atitudes necessárias também terá o trabalho de contar para as pessoas sobre isso 🙂 Pode ser também alguém que você conheça e esteja fazendo uma produção artesanal – e é ainda melhor!
FIQUE DE OLHO NA COMPOSIÇÃO
Ler o rótulo dos produtos pode ser um passatempo durante o banho, mas também é uma atitude muito importante para tudo que consumimos. Estará descrito quais os cuidados que a empresa tem ao produzir e nos ingredientes quais substâncias compõem aquele creme, sérum, hidratante, sabonete ou qualquer outro produto para o seu skincare sustentável.
Nem sempre é uma tarefa simples: as letras são pequenas e as empresas fazem questão de deixar maior somente o que “interessa”. Então, olhar reviews de canais que você confia, pesquisar na internet ou no grupo de amigos sobre é o melhor caminho. A dica é: fique longe dos parabenos, toxinas, componentes químicos e metais pesados. Também é importante a empresa usar matérias-primas renováveis, naturais e com extração certificada.
SUBSTITUA OS DESCARTÁVEIS
A lista de descartáveis que vão para o lixo e ficam anos na natureza e que usamos ao fazer o skincare é grande: discos de algodão, cotonetes, lenços umedecidos e ainda as embalagens. Muitos deles não são biodegradáveis, possuem poliéster e demoram centenas de anos para decompor.
O algodão também não é uma opção muito boa por ser algo muito utilizado e totalmente descartado. Fica na natureza por algum tempo e não existe uma opção para reciclagem ou reutilização, aumentando a quantidade de descarte e produção de chorume “ruim” no aterro sanitário. A dica é substituir por opções reutilizáveis: existem discos feitos de tecido (crochê) que podem ser lavados facilmente. Cotonetes de papelão e o uso das mãos para espalhar produtos em outros momentos é sempre melhor.
- Ah, e a esponja do banho pode (e é muito melhor) que seja a bucha vegetal 🙂
REUTILIZE AS EMBALAGENS
E sobre as embalagens dos produtos, a dica é escolher os que possuam aquelas que você vai amar reutilizar. As melhores sempre são feitas de vidro, metal ou madeira que poderão ser usadas de outras formas por muito tempo.
Usar potinhos para velas, garrafas para guardar grampos, frascos menores para colocar cremes durante viagens ou ainda repor quando a produção for artesanal são apenas algumas das ideias.
SEPARE OS RECICLÁVEIS
Por fim, se não conseguiu reutilizar tudo, um segredo é colocar duas lixeiras no banheiro. Uma para os descartáveis, como papel higiênico, e outra para recicláveis. Lave e seque antes de colocar no cestinho e saiba como funciona a coleta de lixo na sua cidade.
***
Faltou alguma dica sobre como fazer um skincare sustentável? Deixa nos comentários e compartilhe sua ideia com a gente.