15 plantas tóxicas para cães e gatos e como tomar todos os cuidados
Ter plantas em casa é uma das principais tendências dos últimos tempos. Os motivos são diversos: ficamos mais em casa por conta da pandemia, queremos nos sentir mais acolhidos no próprio lar, gostamos de deixar o espaço mais bonito e ainda ajuda nos manter mais centrados – só os minutinhos matinais cuidando das plantinhas já acalmam, né?
É claro que, junto a isso, também existem os nossos fiéis companheiros pets – gatos, cachorros e o quem mais você tiver aí do lado. E aí surge a temida dúvida: mas e se eles comerem as plantas? Vão ter complicações? Dependendo das plantas a resposta é sim! Porém, a história não é tão complicada quanto parece, afinal, não são todas as plantas que são tóxicas para os animais.
POR QUE ELES COMEM AS PLANTAS?
Em primeiro lugar, os animais possuem instinto e, no geral, sabem o que podem ou não comer. O acontece é que eles podem ficar estressados, no tédio e resolvem explorar o seu instinto curioso e “experimentam” qualquer coisa que veem pela frente. Alguns problemas de digestão ou vermes também podem fazer com que os bichinhos comam algumas plantinhas (explicamos melhor no final do texto). Fato é, apesar do instinto, nem sempre o seu radar de plantas tóxicas funciona e todo o cuidado é pouco.
No fim das contas, assim como existem muitas espécies de plantas no mundo, o mesmo acontece para as tóxicas ou não tóxicas. Por isso, preparamos uma lista com as plantas tóxicas para cães e gatos mais comuns por aí, mas isso não quer dizer que sejam todas, ok? Se não tiver aqui e ainda ter dúvida, vale pesquisar mais. O fato é que não existe uma lista oficial, são apenas informações das que mais comumente mostraram registros de intoxicação em pets. Algumas também são tóxicas somente para cães ou gatos, mas a maioria vale para ambos.
- Caso o seu pet apresente algum sintoma de intoxicação, respire fundo, leve-o imediatamente ao veterinário e carregue junto um pedaço da planta que possivelmente foi ingerida. Assim é mais fácil de descobrir o “antídoto” e evitar as complicações ou até a morte em alguns casos mais sérios ?
COMIGO-NINGUÉM-PODE (DIEFFENBACHIA SEGUINE)
O próprio nome já diz tudo, não é? É uma planta muito bonita mas extremamente tóxica para os bichinhos. Todas as partes da planta não devem ser ingeridas e podem trazer intensa irritação da mucosa da boca, faringe e laringe, dor, náusea, vômito e dificuldade respiratória.
ANTÚRIO (ANTHURIUM SPP)
O antúrio, que geralmente tem flores vermelhas mas podem ser encontrados em outras cores, também é uma das plantas tóxicas para cães e gatos. Os sintomas são os mesmos da comigo-ninguém-pode e tem maior concentração do componente tóxico nos caules amarelos.
LÍRIO (LILIUM SP) E LÍRIO DA PAZ (SPATHIPHYLLUM WALLISII)
É uma planta muito comum nas casas dos brasileiros e tem esse nome pois promete trazer paz, além de ser super ornamental. No entanto, todos os tipos e partes da planta são tóxicas e podem causar vômito, perda de apetite, tremores, convulsões e desidratação.
AZALÉIA (RHODODENDRON SIMSII)
Essa é mais encontrada em jardins e nem sempre estão ao alcance dos pets, mas também é tóxica. Os efeitos são um pouco mais brandos se compararmos as demais citadas, afinal, dependendo da planta os graus de toxicidade podem variar. Os sintomas são digestivos e nervosos. Mesmo sendo mais leve, não vale arriscar!!
COPO-DE-LEITE (ZANTEDESCHIA AETHIOPICA)
O amado copo-de-leite, que lembra muito o lírio e a comigo-ninguém-pode, também tem propriedades tóxicas. A seiva pode ser perigosa tanto ao ingerir ou quanto apenas ao ter contato com os olhos dos bichinhos.
ESPADA-DE-SÃO-JORGE (SANSEVIERIA TRIFASCIATA)
A espada-de-são-jorge é uma das que amamos ter em casa, afinal é fácil de cuidar e traz muitas prosperidades, além de promover limpeza espiritual. A ingestão da planta pelos pets, no entanto, pode causar algumas complicações desde mais simples até outras mais fortes como convulsões. Vale deixar longe se você tem algum bichinho!
VIOLETA (VIOLA ODORATA)
As flores e folhas são lindas, pequenas e com aroma incrível. No entanto são causadoras de problemas digestivos e respiratórios nos pets caso sejam ingeridos seus caules e sementes. A vantagem é que, por serem pequenas, são fáceis de colocar em lugares suspensos ou mais altos – o que pode funcionar para os cachorros, mas nem sempre para quem tem gato.
DAMA-DA-NOITE (CESTRUM NOCTURNUM)
Outra que exala um cheiro maravilhoso quando floresce no verão. É justamente quando as flores e frutos chegam que trazem os componentes de uma das plantas tóxicas para cães e gatos, caso seja ingerida. Os problemas estão mais relacionados aos digestivos e neurológicos. Se estiver grande, com os galhos próximos ao solo, e podados é mais seguro.
SAMAMBAIA (NEPHROLEPIS EXALTATA)
Uma das mais queridas dos amantes de plantas e que estão em quase todas as decorações Urban Jungle. As samambaias também fazem parte das plantas tóxicas para cães e gatos e podem causar problemas no sangue. A vantagem é que geralmente estão suspensas e mais difíceis de acessar.
ASPARGO-SAMAMBAIA (SPARAGUS SETACEUS)
Existem vários tipos de samambaia e este é mais um deles. O aspargo-samambaia tem as folhas bem fininhas, pequenas e super leves. Mas, assim como a outra “tradicional”, pode fazer mal aos bichinhos.
BABOSA (ALOE VERA)
Quem também ama um skincare e cuidados naturais com a pele e cabelo vai conhecer a babosa. Infelizmente, quando consumida pelos bichinhos podem ser “um pouco” venenoso. Tome cuidado!
TULIPA (TULIPA HYBRIDA)
Não é raro receber tulipas em presentes. Se isso acontecer, lembre-se de deixá-las longe dos pets pois a ingestão pode causar alguns problemas nos animais. Geralmente são diarreia, irritação, vômito e dificuldade de respiração.
FILODENDRO (PHILODENDRON)
O filodendro, que é muito utilizado como pendente ou em paredes verdes, também não deve ser ingerido pelos animais. Mas é aquela história: coloca em algum lugar alto e sem chances de “escalar” que tá tudo certo.
ARRUDA (RUTA GRAVEOLENS)
Geralmente, plantas que podem ser ingeridas por nós, não são tóxicas aos animais. Entretanto, esse não é o caso da arruda. Se você tiver uma horta ou espaço de cultivo de temperos e chás, lembre-se de criar alguma barreira para que os pets não cheguem até ela.
COSTELA DE ADÃO (MONSTERA DELICIOSA)
E por último dessa lista, a costela de adão. É uma planta gigante e que se adapta muito melhor fora de casa, pois cresce muito. A planta é tóxica e irritante as mucosas dos pets, além de gerar coceira, paralisia na língua e vômitos.
O QUE POSSO FAZER?
Primeiro, nem todas as plantas tóxicas para cães e gatos possuem o grau de toxicidade igual – e, infelizmente, isso é um pouco difícil de mensurar. Depende do tamanho do animal, quantidade ingerida e também da espécie da planta. Algumas, como a comigo-ninguém-pode, são mais letais e é bom nem ter em casa. Outras, como a samambaia são mais “tranquilas”. De todo modo, sempre pesquise antes e decida o que fazer. Você pode tanto criar uma área para elas onde nenhum pet entre, como escolher especies que não causem mal a eles.
Os cuidados são criar barreiras físicas para que os pets não cheguem até elas. Se forem cachorros é só colocar em lugares mais altos. Para gatos é preciso ser pendente, além de instalar em um local onde não seja possível escalar algum móvel para alcançar.
E a dica mais simples e eficaz: mantenha o animal relaxado, bem alimentado, vermifugado e hidratado vai evitar que ele procure comer outras coisas. Agora, se o seu bichinho ama plantas, você também pode plantar graminhas próprias para eles (encontradas em petshops) ou plantar capim de milho de pipoca (é só colocar alguns grãos em uma terra fértil e regar diariamente).
***
Se você tem pets, conta aqui pra gente nos comentários quais são as plantas que você escolheu para ter em casa 😉