Feng Shui: o que é e dicas simples de como praticar
Uma das relações que mais tem se fortificado nos últimos tempos é de nós com os nossos lares. A pandemia do novo coronavírus com certeza tem mudado muito os nossos hábitos e, mesmo que tudo isso passe, o futuro é que ficaremos mais tempo em casa. Por isso, muitas práticas como o Feng Shui tem se tornado mais conhecidas. Vamos entender como funciona e como praticar de forma muito simples?
O QUE É?
Feng significa vento e shui, água. A união desses dois elementos, com suas respectivas energias trariam a harmonia e o equilíbrio que tanto buscamos. Tudo é originado de filosofias chinesas, mas que hoje se espalhou pelo mundo e possuem várias outras vertentes.
No Ocidente, a escola mais conhecida é a Escola do Chapéu Negro, que utiliza o Baguá – uma espécie de mapa de oito lados – que disposto sobre a planta da casa aponta em quais os pontos estão cada uma das áreas a serem trabalhadas: família, amigos, prosperidade, relacionamentos, saúde, sabedoria, sucesso, criatividade e trabalho.
Muitas vezes Feng Shui é classificado como uma “arte” de analisar e organizar os móveis, objetos e lugares da casa. Tudo isso buscando entender como a energia poderia fluir melhor nos ambientes, trazendo equilíbrio entre as pessoas, o local que habitam e, assim, alcançar mais prosperidade em todas as partes da vida.
QUAIS OS BENEFÍCIOS
Os benefícios do Feng Shui são encontrados a curto e longo prazo, de forma que pequenas ações já podem mudar o humor e percepção sobre o próprio lar. Ao longo do tempo, a prática traria fluxo para as energias “trancadas” ou “aceleradas” demais.
Assim, entende-se que com as energias em fluxo harmônico alinhadas a outras práticas de cura e autocuidado é possível ajudar a manter uma boa saúde mental, emocional, espiritual e física. Também auxilia nos relacionamentos e alavanca o surgimento de novas oportunidades e ganhos.
DECORAÇÃO
Muitas praticantes falam que o Feng Shui não é sobre a decoração da casa e realmente esse não é o objetivo principal. No entanto, é inegável o fato de que estar em um lar aconchegante, com coisas que gostamos e com significados trazem uma sensação de bem-estar, certo?
Sem falar que se todas as práticas estão relacionadas a objetivos que estão dentro de casa, é impossível não relacionar com a decoração. Ou seja, também se fala muito sobre beleza, praticidade, cores e decorações que nos agradam 🙂 Ah, Feng Shui tem muita relação com o minimalismo, de forma que os excessos tem possibilidade de impedir o fluxo e acumular energias.
DICAS PRÁTICAS
Quando pesquisamos ou procuramos um especialista sobre Feng Shui para fazer funcionar o fluxo de energia da casa, o trabalho é grande e extenso. Há possibilidade de um estudo bastante complexo para cada cômodo, cada cantinho memos, e tudo isso relacionado aos moradores. No entanto, algumas dicas e práticas muito simples podem ajudar a entrar nessa antes de pensar mais detalhadamente.
(1) O primeiro passo é se preocupar com o funcionamento da sua casa e tentar enxergar ela como um “ser”. Ou seja, nada de deixar coisas sem funcionar ou pela metade, ok?
(2) Mantenha os ambientes limpos, organizados e com funções determinadas. E isso não quer dizer que precisamos ser obsessivos, ok? É apenas para manter tudo no seu lugar e assim tornar tudo mais prático, fluido e vital.
(3) Dê atenção para a porta de entrada. Ela é um dos principais pontos de entrada e saída de energia. Sempre entre por ela, a deixe com aspecto receptivo e com objetivos que possam filtrar as energias. Plantas são ótimas para isso – em vários cômodos, não só na entrada da casa!
(4) Tome cuidado com os eletrônicos. Evite deixá-los no quarto e principalmente próximo a sua cama.
(5) Feche os ralos! De acordo com o Feng Shui, os ralos de pia, do banheiro, vaso sanitários e etc são pontos de fuga das energias. Deixe-os sempre fechados, assim com a porta do banheiro.
(6) Saiba os significados dos objetos. Há objetivos que significam para você, outros que fazem parte de religiões e é importante dar atenção a tudo isso. Os espelhos, por exemplo, refletem energias (não os deixe de frente para a porta e nem de frente para a cama).
***
Qual dessas práticas você mais se identificou? Deixe nos comentários!