Mesa de Escritório: Como Facilitar a Organização?
Para uma pessoa tão apaixonada por organização e decoração como eu, montar um escritório é quase como um sonho. Tá, posso estar exagerando um pouquinho, mas que é incrível isso não tenho como negar.
Ainda faltam uns bons meses para a parte de cima da produtora ficar pronta, mas por que não aproveitar esse momento para compartilhar ainda mais referências com vocês? No ano passado eu já tinha feito um vídeo e um post contando um pouco sobre as minhas inspirações. No entanto, hoje quero mostrar algumas ideias de organização que funcionam em qualquer espaço de trabalho!
DEIXE SÓ O ESSENCIAL
Eu sei que não faltam opções fofas de decoração – quem é a louca da papelaria como eu já deve saber do que eu estou falando. Mas vamos falar a real? De que adianta ter vários vasinhos, cadernos, planners, canetas e garrafas em cima da bancada? Isso só atrapalha, acumula pó e cria um ambiente poluído.
Tudo aquilo que você precisa ter em mãos pode ser deixado em bandejas e pastinhas em cima da bancada para manter o espaço clean. Aah, e quando o assunto é bebida, sempre preferira garrafinhas fechadas para evitar acidentes, tá?
GAVETAS, ARQUIVOS E PAINÉIS SÃO SEUS MELHORES ALIADOS
Você provavelmente vai acumular uma papelada e muitos itens no decorrer dos dias. Documentos, boletos, post-its… Por mais que você não seja uma pessoa acumuladora, no trabalho é quase impossível não usar papel. Como a bancada livre é essencial, aproveite o espaço vertical do ambiente. Painéis e cestos nas paredes ajudam demais 😉
Caso sua mesa fique de frente para uma janela ou você não tenha o espaço disponível na parede, use e abuse das gavetas, armários arquivo e lockers. Compartimentos nunca são demais!
SEPARE POR CATEGORIA
Como mencionei no tópico anterior, compartimentos são sempre bem-vindos. Para manter a organização é superimportante definir o lugar certo para cada coisa. As contas? Podem ficar naquele arquivo em cima da mesa. Os livros? Na segunda gaveta. Cartões de visita? No cantinho da prateleira. Os organizadores de mesa e as divisórias para gavetas são sempre ótimas opções.
Se você não é uma pessoa muito adepta da organização já deve ter ficado com preguiça, mas eu juro que esse “trabalho” a mais na hora de organizar as suas coisas será feito uma só vez. Depois é só manter os itens nos seus espaços e você nunca ficará procurando aquele documento importante por horas, sabe? É muito mais produtivo!
LIVRE-SE AO MÁXIMO DOS PAPÉIS
Por ser uma apaixonada por itens de papelaria, eu confesso que esse é o tópico mais difícil para mim. No entanto, não dá para negar que o digital facilita demais a nossa vida no dia a dia. Tente trocar os seus 5 caderninhos por um planner (ou agenda) e um bloquinho de anotações – juro que você não precisa mais do que isso.
Já os documentos importantes/contas podem ser digitalizados e depois arquivados longe da sua mesa, em um espaço específico. Vamos usar a tecnologia a nosso favor, né? Além de economizar espaço físico, é muito mais seguro.
ONDE ENCONTRAR?
Como citei vários itens específicos de organização no decorrer do post, eu obviamente fiz uma seleção com peças lindinhas que não só ajudam na organização como também a compor a decoração do seu cantinho de trabalho. Espero que goste 😉
1- Porta-correspondência Grid na Tok&Stok – R$ 59,90
2- Pegboard da Mabe4Kids no Elo7 – R$ 185,00
3- Revisteiro Cobre na Americanas – R$ 107,99
4- Caderno My Notes Marmorizado na Renner – R$ 29,90
5- Prateleita Cubist na Muma. – R$ 200,00
6- Arquivo de Mesa na Americanas – R$ 52,30
7- Pyramid Kit na Tok&Stok – R$ 155,90
8- Gaveteiro Lucy na Etna – R$ 449,90
9- Bandeja para Acessórios na Muma. – R$ 62,00
10- Organizador para Gavetas Ajustável na Americanas – R$ 24,90