7 chás para dar energia e substituir o café
Muitas pessoas procuram substituir o café por outras bebidas na tentativa de encontrar uma forma de ter energia sem desencadear em crises de ansiedade por conta do excesso de cafeína. Existem muitas possibilidades que podem ajudar nesse caso, como o que vamos falar hoje: chás que dão energia, mas tem (bem) menos cafeína!
Entretanto, é importante lembrar que o café está longe de ser o vilão, ok? Afinal, tudo que é consumido além do necessário pode fazer mal de alguma forma – e muitos estudos também comprovam o benefício do café. O que acontece é que a quantidade de cafeína presente no café é mais alta que a maioria das bebidas energéticas naturais e existem outros componentes podem nos dar energia além da cafeína. Sem falar no fato de que os chás para dar energia possuem vários benefícios, como o alívio do stress 🙂
Ah, lembre-se de que os chás são como “remédios”, causam efeitos, podem ter contraindicações e o uso em excesso vai fazer mal da mesma forma. Vale a dica: consuma as bebidas aqui listadas sempre na parte da manhã, ao acordar. Quando os chás para dar energia são consumidos à noite, eles podem causar insônia.
CHÁ VERDE
O primeiro é o mais famoso, o chá verde. A quantidade de cafeína em uma xícara desse chá é metade da xícara de café, o que garante um menor pico de energia e ainda carrega outros vários benefícios como o aumento da função cerebral, a aceleração do metabolismo, a ação antioxidante e a prevenção contra outras doenças.
CHÁ PRETO
O chá preto é feito da mesma erva que o chá verde, apenas se difere pelo processo de elaboração que o deixa mais oxidado, mais escuro, menos antioxidante e com um pouco mais de cafeína.
CHÁ DE GUARANÁ
A gente ouve muito falar de guaraná no refrigerante ou até em sucos. O que acontece é que o pó dessa fruta também pode virar um chá energético natural. No falar que a bebida é mais forte, contém muita cafeína e não é tão gostoso quanto os outros. Consuma de forma moderada 🙂
CHAI
O chai é um chá indiano muito consumido com o intuito de dar energia. Ele é composto por várias especiarias do país e existem tantas variações que fica difícil achar a mais tradicional. Mas, num geral, a maioria tem canela, gengibre, noz moscada, cardamomo, pimenta do reino e chá preto. Promove muita vitalidade, energia e bem-estar. Também possui cafeína.
ERVA-MATE
Já ouviu falar no chimarrão? É feito com um chá de ervas chamado de “erva-mate”. É originado e ainda consumido por muitas tribos indígenas da América do Sul e super conhecido na região sul do Brasil. Também contém cafeína, menos que o café e mais que o chá-verde, dá energia e não causa os picos de ansiedade. Para consumir você pode fazer igual no sul: com uma cuia ou fazer um chá por infusão normalmente – o resultado é o mesmo 🙂
CHÁ DE ALECRIM
Todos esses citados acima possuem cafeína, ainda que em proporções menores e de forma menos agressiva. Mas também tem formas de ficarmos mais ligados com outros tipos de chás. O chá de alecrim é um desses casos. A erva age eliminando o excesso de água do corpo, aumentando a circulação sanguínea e tem muitos benefícios para a memória. Isso tudo pode fornecer um impulso de energia e ajuda a melhorar a oxigenação do corpo.
CHÁ DE GENGIBRE
O chá de gengibre também não possui cafeína mas tem propriedades termogênicas, ou seja, que esquentam. Também acelera o metabolismo, a circulação sanguínea e faz com que o corpo fique mais alerta, concentrado. Com isso, a disposição aumenta!
***
Deixe nos comentários qual desses você gosta mais ou se deixamos algum chá super energético de fora da lista!