Água saborizada ou aromatizada: quais os benefícios, como fazer + receitas
No calor ou no frio uma coisa a gente sabe que é importante e necessário: beber água! É a indicação básica de todos os médicos, nutricionistas, terapeutas e até mães, pais e amigos. O corpo, formado mais da metade deste elemento, precisa se hidratar para realizar todas as funções da melhor forma possível. A água saborizada ou aromatizada vem como uma alternativa para estimular esse hábito e trazer outros benefícios.
Existe aquela indicação básica de pelo menos 2 litros de água por dia. No entanto, não é bem assim. Dependendo do corpo, clima e alguns problemas de saúde essa medida pode variar. O importante é ficar atento aos sinais do corpo: ressecamento, cor da urina e sede. Segue o texto para saber os benefícios da água saborizada, como preparar e algumas receitinhas 🙂
BENEFÍCIOS
As águas saborizadas estão aí para nos mostrar que se hidratar não precisa ser chato. Dá para testar vários sabores e composições para tornar o hábito mais gostoso, divertido e bonito. Sim, além de tudo, a garrafa de água fica simplesmente linda com todas as cores e texturas.
Além de estimular a hidratação, por variar o consumo da água, ao mesmo tempo que os ingredientes saborizam e aromatizam também liberam boa parte de seus nutrientes, vitaminas e funções. Assim, vai depender do que for utilizado, mas os efeitos podem ser muitos: digestivos, detox, relaxantes, termogênicos, melhor da imunidade e tantos outros.
COMO FAZER?
Para fazer a água saborizada é simples: coloque água em uma jarra fechada, adicione frutas, ervas, sementes e especiarias, feche e leve para a geladeira por mais ou menos 2 ou 3 horas. Também, geralmente se utiliza 1 xícara de ingredientes (todos juntos) para 1 litro de água. Mas, não é uma regra, limão pode ser um pouco menos, por exemplo. Se for usar ervas pode ser bem menos.
No entanto, existem algumas dicas básicas para todas as versões de água saborizada. Lembre-se de não exagerar na composição, 3 ingredientes diferentes já são mais do que o suficiente. Escolha também os que se complementam e equilibram o sabor: uma fruta, uma erva e uma especiaria; ou então, duas frutas com sabores diferentes (laranja + morango) e uma erva mais refrescante, como hortelã.
ALGUMAS OPÇÕES
As opções podem ser totalmente variadas e não seguirem receitas. Está liberado fazer as combinações que você quiser. Mas, muita gente já testou e liberou pela internet algumas combinações que deram certo. O bacana é pensar o objetivo da ingestão: é para refrescar? Está precisando de um up? Pretende melhorar a digestão pós-almoço?
Refrescante
Algumas rodelas de laranja, limão ou tangerina, combinadas com hortelã são ótimas para dias quentes, mas também combinam no frio. Os benefícios são bastante relacionados a imunidade, afinal, tem bastante vitamina C 🙂
Para esquentar
Se a ideia é se hidratar e trazer funções termogênicas ao mesmo tempo, algumas rodelinhas de gengibre e alguma erva como hortelã ou alecrim para equilibrar, manjericão para a saúde respiratória e 1 litro de água. Além de esquentar, trará propriedades anti-inflamatórias e também digestivas.
Digestiva
Mas, se está precisando de algo para tomar depois do almoço ou estimular a digestão em outros horários, o abacaxi é a escolha certa. Para complementar, também pode adicionar canela em pau, que harmoniza bem no sabor e acelera o processo de metabolismo. Ou pode apostar no clássico hortelã!
Detox
E claro, o famoso detox! Para isso não tem dúvida, a combinação certa é limão (pode ser mais de um tipo), alecrim ou hortelã, pepino e gengibre também caem bem. Todos misturam as funções termogênicas, digestivas e principalmente antioxidantes!
Calmante
Também para dias em que a calma é necessária, uma água saborizada de casca de maracujá com alguma erva cai bem! Pode-se fazer uma com predominância de capim-limão ou camomila e adicionar um pouco de uma fruta de sua preferência.
***
Tem alguma receita de água saborizada que você ama? Deixa nos comentários 🙂