Chá de saquinho faz mal? As diferenças entre o chá de sachê e a granel
Os chás são excelentes alternativas para quando precisamos nos acalmar, tratar alguma dor, resfriado ou até mesmo para acompanhar o café da tarde. A maioria das pessoas acaba consumindo as versões em sachês, o famoso “chá de saquinho”. Essas são opções mais práticas que as ervas secas ou frescas do quintal. Mas será que eles têm as mesmas propriedades? O fato é que são diferentes, com pontos positivos e negativos e com diferenças bastante significativas.
CHÁ A GRANEL
Os chás de folhas soltas que geralmente compramos a granel são escolhidas por um processo cuidadoso e colocadas partes especiais da planta para venda. As plantas passam por um processo de seleção, secagem e divisão em pedaços menores. É praticamente a planta natural com menos água para ajudar na conservação.
O preço e a praticidade não são tão atrativos se compararmos com as versões em sachês, no entanto é possível fazer a infusão de algumas ervas até duas vezes para aproveitar bem o produto ou encontrar lugares que vendam a preços mais acessíveis. Utilizar acessórios que facilitam na hora de fazer o chá também são uma alternativa: “saquinhos” reutilizáveis ou infusores são ótimas alternativas.
CHÁ DE SAQUINHO
O chá de saquinho, na maioria das vezes, é feito com pedaços da planta que não servem para vendas a granel. Assim, as plantas são moídas em pedaços muito pequenos, o que faz com que as propriedade nutritivas, óleos essenciais e quantidade de vitaminas caiam muito ou sejam quase nulas.
Por conta desse super processamento, não se sabe exatamente o que contém no chá de saquinho. Pode conter outras partes da planta, outras ervas e substâncias recorrentes da industrialização. Além disso, é problemático o uso da embalagem. Por mais que torne tudo mais prático, gera mais lixo ao meio ambiente (tem a caixinha, o plástico que envolve…) e o sachê, muitas vezes, possui substâncias tóxicas que são liberadas com o calor.
E AGORA?
“E agora, nunca mais devo tomar chá de saquinho? Mas os chás a granel dão tanto trabalho :(” A recomendação é que sempre se faça preferência pelos chás a granel que, inclusive, tem sabor muito melhor que os de saquinho. Mas existem algumas alternativas para facilitar tudo:
- Algumas marcas fazem chás de saquinho “como se fossem os a granel”, utilizando ervas menos trituradas e melhor selecionadas. Procure por elas.
- Existem alguns infusores para chás (muito fofos, por sinal) ou canecas infusoras que deixam o trabalho muito mais fácil, é só procurar bem.
- Você toma muito chá ou são muitas pessoas na casa que amam a bebida? Vale a pena fazer em uma grande quantidade e armazenar em uma garrafa térmica 🙂
***
Gostou desse post? Se você curte chá, vai conferir uma lista com 7 chás para ansiedade que fizemos!