Filme: Maria Antonieta
Maria Antonieta é um filme de 2006 dirigido por Sofia Coppola, ganhador do Oscar de melhor figurino. O enredo gira em torno de Maria Antonieta (Kirsten Dunst), que, como parte de um acordo entre Áustria e França, é enviada à corte francesa para se casar com Luís XVI (Jason Schwartzman). A história se passa desde sua adolescência, quando se despede da Áustria e é obrigada a se desfazer de todos os pertences de seu país para poder se tornar a nova rainha da França, até o início da Revolução Francesa.
O filme se destaca pelas cores, cenário, figurino impecável e uma trilha sonora inusitada. Para os gastrônomos, sem dúvidas, as inúmeras cenas que exibem os luxuosos quitutes e banquetes franceses são um deleite. A vida cheia de regalias e diversões é o que Coppola trata com maior destaque, imprimindo em sua obra o fascínio e o glamour de se viver na corte francesa.
Quando Maria Antonieta enfim chega a Versailles, passa a ter que se adaptar à regras da corte francesa. De início, jovem e inexperiente, parece se assustar com a lógica que rege aquele novo ambiente e com os rígidos rituais de conduta, além de rumores que circulavam em torno de sua figura e de seu casamento.
Antonieta, não se sentindo amparada pela corte e nem pela figura de seu marido, soube usar de seus privilégios para aproveitar a juventude, que muito era abafada pelos compromissos de rainha, que por sua vez, nunca os assumiu de fato. Enquanto Antonieta comia brioches, a revolução ganhava forma.
Para ilustrar essa cenário da corte francesa, nada mais emblemático do que os famosos e aclamados macarons. Aqui uma das incríveis receitas da Dani Noce: Macaron pop triple chocolate com explosão de manga e maracujá.