Filme: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um filme francês de 2001, dirigido por Jean-Pierre Jeunet e com roteiro de Guillaume Laurant. O filme é protagonizado pela excêntrica Amélie Poulain, que conhecemos desde de sua fecundação até sua idade adulta. O filme narra suas ilusões e desilusões com um certo humor e com traços de um universo fantástico. Nos conta um tanto sobre a família de Amélie, suas dificuldades em se relacionar, seus gostos inusitados e, principalmente, sua capacidade de observar coisas muito peculiares. Amélie cresce dentro de um universo interior absolutamente conturbado e, ao longo do filme, aprende a lidar com sua solidão.
A pequena menina tímida, em busca de uma vida independente, muda-se para Montmartre em um pequeno apartamento onde passa a morar sozinha e a trabalhar de garçonete em um café chamado Les Deux Moulins (que hoje, devido ao sucesso do filme, é uma grande atração turística de Paris). Um dos acontecimentos definitivos na trama é quando a protagonista ao assistir a notícia do acidente da morte de Lady Di, derruba um objeto que bate em um ladrilho mostrando o caminho para um buraquinho, um esconderijo, no apartamento onde mora, no qual o antigo morador teria escondido esse seu “tesouro” quando criança. Essa caixinha cheia de história e particularidade passa a ser também o novo tesouro de Amélie que é motivada – a partir de então – a devolver, de forma anônima, a caixinha ao dono.
O longa-metragem é feito de detalhes, desde os elementos cinematográficos que compõem a narrativa, até a construção da personalidade de Amélie, que é dotada de um complexo mundo interior, exteriorizado por meio de pequenos prazeres. Tentando melhorar o desconcertado mundo a sua volta, ela se redescobre e aprende a dar vida às sensações que os detalhes podem trazer. E, dessa forma, o enredo gira em torno dessas pequenas descobertas percebidas pela sensibilidade à flor da pele da protagonista. Um dos prazeres que ela possui é quebrar a casquinha de açúcar do Crème Brûlée. Esse prazer é totalmente re-significado após o sucesso do filme. Quebrar a casquinha do Crème Brûlée tornou-se um prazer comum aos espectadores do filme. Voilà! Eis a receita do Crème Brûlée de Amélie Poulain.
CRÈME BRÛLÉE
Ingredientes
Creme
- 2 xícaras de creme de leite fresco
- ½ xícara de açúcar
- 6 gemas peneiradas
- 1 fava de baunilha
Casquinha de açúcar
- quanto baste de açúcar
- maçarico para tostar
Modo de Preparo
- Em uma tigela bata com um fouet as gemas peneiradas e o açúcar até que a mistura fique bem esbranquiçada. Reserve.
- Abra a baunilha, retire as sementes e as coloque em uma panela junto com o creme de leite fresco. Leve ao fogo até aquecer.
- Com uma concha coloque a mistura quente do creme de leite na tigela das gemas. Mexendo sempre com o fouet e incorporando aos poucos para que as gemas não cozinhem.
- Distribua igualmente o creme pelos ramequins.
- Asse em banho-maria em forno pré-aquecido a 160ºC por aproximadamente 40 minutos.
- Deixe gelar por no mínimo 6 horas.
- Quando for servir coloque açúcar (dependendo da espessura desejada da casquinha coloque mais ou menos) e toste delicadamente com o maçarico.
DICA: O tempo do creme no forno pode variar dependendo do tamanho dos seus ramequins. Os meus, como eram bem pequenos, foram assados por apenas 30 minutos.