Filme: O Tempero da Vida
Este filme me surpreendeu. Assim que vi a capa do DVD me interessei pela história do garoto com ar sonhador e pela frase, também na capa, que convida qualquer apreciador da gastronomia a se aventurar no enredo: “Canela, doce e ardente como toda mulher; Pimenta, picante e ardida como o sol; Sal, utilizado para dar mais sabor à vida”.
O Tempero da Vida é uma aula de relações familiares, questões geopolíticas e da culinária como protagonista nos momentos mais importantes de uma pessoa. Não se assuste se o filme parecer “velho”. Apesar de ter sido lançado em 2003, as cenas não têm estilo de um blockbuster; a história se passa ora na Grécia, ora na Turquia, e conta sobre a vida de Fanis, um garoto que sempre esteve às voltas com a comida. Papus Vassilis, seu avô, é um senhor sábio que adora ensinar os segredos dos temperos de seu armazém em Istambul, na Turquia, para o neto. Um condimento, mesmo usado de modo errado, diz ele, serve para provar um ponto de vista.
É aí que entra a canela. Na Grécia, esse condimento é utilizado em diversas preparações – tanto doces quanto salgadas – e, em todo o filme, ela está ali para conduzir algumas cenas de desilusões, paixões e segredos. Para Fanis, cada descoberta é um mundo novo, e ele não se demora em se trancar na cozinha para reproduzir as refeições mais tradicionais da família. Este ponto é importante: falei ali em cima sobre você aprender geopolítica enquanto assiste ao filme, certo? É que o enredo segue no drama da família de Fanis, composta pelo pai, grego, e pela mãe e o avô, turcos. O garoto nasceu em Istambul e tem em sua criação as duas culturas muito presentes. Em 1964, quando os turcos entraram em conflito com o Chipre (uma ilha grega localizada ao sul da Turquia), mais de 30 mil gregos foram expulsos do país turco com direito a levar apenas os pertences pessoais.
Fanis é obrigado a morar na Grécia com o pai e a mãe, longe do seu maior mestre, o avô, e do seu primeiro amor, Saime. Sempre à espera de que papus Vassilis vá o visitar, o garoto cresce e se torna um (g)astronomus (essa você vai descobrir só se assistir ao filme), pronto a desvendar os segredos das estrelas e dos ingredientes que tem às mãos.
O Tempero da Vida é um conjunto de detalhes que se entrelaçam de modo a mostrar que a beleza de viver é delicada e saborosa, de modo que a história é contada em três atos bem familiares para quem está habituado com comida. “Entrada, Prato Principal e Sobremesa” são as cortinas que marcam as épocas da vida de Fanis. Tudo embalado com uma trilha sonora maravilhosa.
Ficha Técnica:
Politik Kousina
2003 – 1h48
Diretor: Tassos Boulmetis
Elenco: Georges Corraface, Başak Köklükaya, Themis Panou