Briefing
Em um dia-a-dia de fotos de gastronomia, é super importante começar uma sessão fotográfica com um bom briefing. Mas o que é um briefing?
O briefing é uma espécie de roteiro do que o cliente quer. Se este for bem feito, vai facilitar e muito a produção das fotos de comida feitas para publicidade. Normalmente, quando participo do desenvolvimento de campanhas publicitárias, recebo o briefing do cliente especificando como ele espera que o trabalho seja feito e qual a expectativa com relação ao resultado final.
Quanto mais específico o briefing, mais fácil o desenvolvimento do trabalho do produtor/foodstylist e, consequentemente, mais fácil atingir as expectativas do cliente. Vamos pegar o exemplo deste tartar de salmão. Primeiro, esbocei grosseiramente como queria meu tartar. Esta é uma etapa importante para visualizarmos qual o resultado queremos obter.
Depois desta etapa, costumo listar os ingredientes que vou utilizar na receita. Caso vá mostrar os ingredientes, gosto também de escolher a produção e o fundo em que eles serão clicados.
Depois do prato montado, costumo variar a produção para ver qual fundo e qual cenário funciona melhor com o prato em questão. Olha só que diferença fez neste caso, o tartar em um fundo mais rústico, de madeira, e o mesmo tartar no fundo preto.
Qual você prefere?