Dicas de Preparo
Quando estamos fotografando alguém, nosso desafio é fazer com que a pessoa fotografada relaxe e se sinta confortável à frente da câmera. Com a comida, por sorte (ao menos que você goste das coisas mais mal-passadas e sua comidinha fale), não precisamos nos preocupar com isso. Mas nosso desafio não é tão diferente assim. Fotografar comida é deixar aquele prato confortável não só aos olhos, mas também ao paladar de quem olha.
Várias vezes quando a gente sai pesquisando sobre foodstyling, descobrimos que existem vários truques estranhos pra deixar a comida mais bonita na foto, alguns que deixam tudo impossível de comer no final. Se, como eu, seu objetivo não é que isso aconteça, existem outras coisinhas em que a gente pode se antenar na hora da preparação e montagem que vão ter efeitos bem positivos também.
Um deles é sempre fotografar seu prato bem fresquinho. Por isso, é bom planejar suas fotos antes mesmo de começar a cozinhar, e registrar tudo assim que estiver pronto. Com sorte, você consegue até capturar o vaporzinho, se for um bolo recém saído do forno.
Buscar sempre os melhores ingredientes, além de deixar tudo mais gostoso, também deixa tudo mais bonito. Carregue com você a informação de quando chegam as frutas novas no mercado municipal, e em qual loja vendem as framboesas mais vermelhinhas. Manter contato com os fornecedores sempre traz vantagens (e os produtos mais bonitos). Faça todo mundo saber que você gosta de fotografar o que cozinha.
foto: Better Homes and Gardens
Caprichar na composição dos elementos e ser cuidadoso na hora de posicionar o personagem principal é a última e mais relevante dica do post de hoje. Nem todos os cookies saem iguais e lindinhos do forno (às vezes acontece alguma coisa misteriosa com alguns deles lá dentro do forno), mas a magia da fotografia é a gente poder fingir que sim. Então escolhemos os mais bonitos, colocamos eles no melhor ângulo, e deixamos os mais tortinhos desfocados dando volume lá no fundo.
Nesses cookies do post de hoje eu segui essa receita da Fran, mas substituí a macadâmia por nozes e as gotas de morango por gotas de chocolate. Cozinha, criatividade e fotografia sempre se complementam. 🙂