Kitchari: tudo sobre a refeição “detox” da Ayurveda
Existem duas possibilidades para você ter chegado nesse texto: (1) é alguém que busca um prato saudável e com poder de desintoxicação do corpo, sem conhecer a Ayurveda; (2) ou alguém que já ouvir falar muito sobre essa medicina oriental e busca conhecer e aprender mais. Em qualquer um dos casos, a chegada até aqui é válida, afinal, o Kitchari é indicado para todas as pessoas e pode ter benefícios incríveis apesar de muito simples.
É considerado um prato com poder de desintoxicação e equilíbrio do corpo, independente de quais sejam os seus problemas. Então, nesse texto você vai entender um pouco mais como funciona e aprender a preparar o seu (é realmente muito fácil, prático e delicioso).
- Ah, se quiser saber mais sobre a Ayurveda, temos duas indicações: O que é medicina ayurveda? Como funciona, doshas e práticas! e Alimentação Ayurveda: quais alimentos de cada dosha?
DESINTOXICAÇÃO
Durante a nossa rotina é comum que acumulemos toxinas no corpo, tanto pela quantidade quanto pela qualidade dos alimentos ingeridos. Ou seja, assim como o nosso lar, carro ou qualquer espaço, o nosso corpo precisa daquela faxina para mandar embora os excessos (açúcar e gordura, por exemplo), substâncias não desejáveis (toxinas de agrotóxicos, corantes etc.) ou produzidas em momentos de estresse.
Diferente dos “detox milagrosos” conhecidos pela falta de muitos alimentos, o Kitchari mantém a quantidade ideal de ingredientes que fornecem o que o corpo precisa para ficar bem, como carboidratos, proteínas e fibras. Além disso, o elevado uso de especiarias antioxidantes, termogênicas, anti-sépticas, digestivas e calmantes, torna o prato um desintoxicante ótimo para promover a limpeza e cuidado do corpo, sem agredi-lo, de forma confortável e deliciosa.
O EQUILÍBRIO DOS DOSHAS
A desintoxicação também está totalmente ligada aos equilíbrios dos doshas. Afinal, a quantidade elevada de algum componente aumenta a presença de um outro e faz com que aconteça um distúrbio. Portanto, o Kitchari é considerado um alimento tridosha, ou seja, ideal para qualquer um dos doshas e serve com um equilibrador “coringa”.
Isso acontece pois o primeiro passo para o desequilíbrio está na má qualidade de digestão, o que é determinante para que a gente sinta os efeitos do adoecimento do corpo. Os elementos presentes nesse prato, pelo uso certo das especiarias, são essenciais para o tratamento do desequilíbrio.
INGREDIENTES DO KITCHARI
Para fazer o Kitchari é necessário uma combinação básica de leguminosa leve, grão, legumes da estação e especiarias. Pode ser usado feijão mungo, lentilha amarela ou similar e arroz basmati ou outros (os “originais” são sempre de origem indiana, mas pode abrasileirar, desde que utilize opções parecidas e mais leves).
Os legumes devem ser escolhidos de acordo com o que está disponível na sua região e clima, para serem consumidos ainda mais frescos. Abóbora cabotiá, abobrinha, cenoura, couve-flor, brócolis… E as especiarias devem ser acrescentadas com a proporção de 1 colher de chá para as mais suaves e 1 colher de café para as mais fortes (também variável de acordo com o gosto de cada um). Podem ser somente algumas delas, mas temos várias opções: cúrcuma (ou açafrão-da-terra) gengibre, pimenta do reino, cominho, canela, cravo, cardamomo, louro, erva doce e coentro.
COMO PREPARAR
Para fazer é realmente muito simples. Deixe o feijão ou lentilha de molho por um tempo antes do preparo. Depois, acrescente um fio de óleo ou azeite na panela e refogue o gengibre e cebola, acrescente as especiarias e uma quantidade bem pequena de sal. Mexa por 1 minuto, adicione a leguminosa e o grão e cubra com água. Então é só esperar cozinhar de 30 a 40 minutos em fogo médio, ou até ficar no ponto ideal.
Na hora de servir adicione ervas frescas para dar um sabor a mais e decorar o prato. Ah, a forma de preparo também pode ser adaptada de acordo com o que você escolher para preparar. Algumas lentilhas, feijões e até alguns tipos de arroz tem tempos de cozimentos diferentes – fique atento a isso.
NA DÚVIDA, PROCURE UM ESPECIALISTA
Se você for um pouco mais a fundo sobre o Kitchari na internet vai perceber que ele está dentro do pacote de dietas em busca do emagrecimento e desintoxicação do corpo. Ou também em propostas de jejum, monodietas e por aí vai. O que acontece é que o consumo do Kitchari é visivelmente bom para a saúde. Evitar os industrializados, ultra processados e açúcar já traz um ganho e mostra o quanto é benéfico consumir.
No entanto, antes de embarcar em uma dieta ou consumo que saia muito da sua rotina habitual, consulte um médico ou nutricionista ayurvédico para que possa acompanhar seu progresso e lide de forma segura com os percalços do caminho, combinado?
***
Se você gostou desse assunto também vai gostar de uma lista de documentários sobre ayurveda: clique aqui.