Massa de pizza: quais os tipos e receitas para fazer em casa
Seis mil anos! Esse é o mais ou menos o tempo em que a primeira pizza foi feita. Não era exatamente igual a essa que a gente conhece hoje, mas foi lá pelas terras egípcias que tudo começou (não, não foi na Itália). O prato surgiu com a simples mistura de farinha com água que formou uma espécie de pão incrementado com vários ingredientes e assado. Já foi servido como uma esfiha, um sanduíche e principalmente como um prato mais simples e para saciar a fome dos mais pobres. Tudo isso até tomar a forma dos discos de massa clássicos que conhecemos hoje com muitas possibilidades de cobertura.
Ah, a trajetória foi bem extensa, chegando primeiro na Itália, em Nápoles, na Idade Média. Depois em outros países até ser trazida pelos imigrantes italianos para São Paulo, no início do século passado. Por muito tempo, até 1950, era conhecido apenas como um prato italiano e não era consumido por muita gente que já morava aqui. No entanto, a receita começou a se espalhar e hoje faz do Brasil o segundo maior consumidor de pizzas do mundo!
Existem 3 tipos de massas de pizza principais que vamos falar nesse texto e ainda dar receitas maravilhosas. Aproveite!
NAPOLITANA
A pizza mais tradicional de todas, afinal, leva o nome cidade italiana precursora da pizza. A napolitana. E claro, é mais comum encontrar em pizzarias que possuem experiência, ingredientes e fornos preparados para tal. Apesar de levar apenas água, farinha, fermento e sal, deve ser preparada com muito cuidado, sovada e aberta na mão, ter o tamanho ideal e ser assada em forno a 500ºC.
O sabor e a textura são aqueles que sentimos ao lembrar de uma pizza com massa fininha, crocante e bem clássica – a autêntica pizza italiana. Isso dá muito espaço para o sabor da cobertura não passar despercebido. Um dos mais tradicionais e populares é a marguerita com queijo, tomate e manjerição. Ah, fizemos um post onde ensinamos a fazer uma massa perfeita mesmo sem o forno das pizzarias, vale a pena tentar com alguns truques, clique aqui.
SICILIANA
Você já deve ter visto receitas de “pizza pão”, “pizza de travessa” ou “aquela pizza de aniversário”. Todas elas, ainda que com suas particularidades, partem da pizza siciliana. É um tipo de massa de pizza que geralmente é feito em uma forma retangular mas também tem sua versão redonda como as outras.
O que realmente diferencia é que a massa é um pouco mais espessa – o que confere uma crocância no fundo e mais maciez no restante. O segredo é colocar azeite para “fritar” a parte de baixo enquanto assa. É a melhor opção para fazer uma pizza para a galera em casa com muita praticidade, já que dispensa tantos cuidados como a napolitana.
- Aqui no site a gente já fez pizza de calabresa com massa de pão. É praticamente igual a siciliana, clique aqui.
NOVA-IORQUINA
Essa é uma das mais comuns de todas. Sabe aquela que a gente pega com a mão? É a pizza nova-iorquina. A ideia é realmente essa, de tornar a pizza uma comida de rua acessível para consumir em qualquer horário ou lugar. Por isso, é bem larga e tem a massa nem muito firme nem muito mole, para poder segurar ou dobrar se quiser.
A massa é um mais grossa que a napolitana, leva óleo e um pouco de açúcar. Além disso, pode ser assada em fornos convencionais, é mais fofa e tem aquelas bordinhas crocantes. As coberturas podem ser diversas: marguerita, calabresa e até doces 🙂
A pizza Brooklyn leva massa nova-iorquina, saiba como fazer aqui.
***
Ficou com vontade de comer uma pizza também? Tem várias receitas aqui 🙂