170 receitas em 170 dias
Quando assistiu ao filme Julie & Julia, Thaís Carvalho se identificou com a protagonista da história, mas nunca pensou que algo parecido aconteceria em sua vida. A Julie Powell do filme tinha como musa inspiradora a icônica Julia Child. Foi então que, num momento decisivo, se propôs a executar todas as 524 receitas do livro “Mastering The Art of French Cooking” em 365 dias. Embora o filme tenha emocionado, Thaís, que estudou gastronomia e desde criança inventava moda na cozinha, não encontrou nenhum livro capaz de despertar nela um desejo tão forte a mantê-la entre fouets e formas de bolo. Foi então que a Dani Noce lançou seu primeiro livro, em novembro do ano passado. (Se você não viu, dá uma olhada aqui!)
“Por Uma Vida Mais Doce” reune as 170 receitas mais queridas pela Dani. Muitas delas saíram dos vídeos e foram para a versão no papel, como é o caso do Pavê de Sonho de Valsa ou mesmo do insuperável Naked Cake de Frutas Vermelhas. O livro ficou incrível, mas isso você deve saber se acompanha o ICKFD há algum tempo. Não é a toa que assim que botou as mãos nas páginas açucaradas, Thaís decidiu: preparar cada uma das receitas (da mais fácil à mais “hard core”, segundo a Dani) seria o seu desafio. Não só isso, ela estabeleceu a meta de executar uma receita por dia, durante 170 dias.
Como Thaís trabalha como fotógrafa, uniu a fome com a vontade de comer (hehe) e tem documentado suas aventuras no site Thaís & Dani e também no Instagram. Aliás, foi lá que a gente a achou! As fotos chamam atenção pela dedicação ao food styling e representam o carinho dela pelo trabalho da Dani Noce. Por enquanto, nossa Julie Powell brasileira já fez 18 receitas das 170. Tem alguma preferida? Com certeza! Ela se divide entre o Palmier e o Pastel de Belém, ambos feitos com a temida massa folhada. Por fim, escolhe o primeiro e revela seu carinho pelo processo da massa, que acabou sendo muito gostosa de fazer ;D
Dá uma olhada em alguns dos quitutes que a Thaís fez até agora:
Bolo de Cenoura da tia Jô
Pavê de Sonho de Valsa
Panna Cotta com Licor de Amêndoas – clique aqui para conferir outras receitas de panna cotta ;D
E o querido Palmier:
Bom, mas como toda aventura tem seu lado mais desafiador, digamos, essa também dá um friozinho na barriga quando se fala em receitas mais complicadas. Perguntei pra Thaís se ela tem medo de preparar alguma. “Estou com medo do macaron, da Pavlova, e do Cronut de lavanda e limão siciliano, por conta da temperatura do forno. Tenho medo de passar aquele tempo todo fazendo a massa e dar errado, mas acho que vai ser um desafio legal, assim como foi com a massa folhada, que acabou sendo a minha favorita”, revela.
Embora o trabalho seja rigoroso e ainda há muito caminho pela frente, Thaís já sentiu os resultados aflorarem. “Antes, se uma receita desse errado, eu ficava extremamente frustrada e desistia logo, e agora eu tento de novo e de novo, até acertar, ou pelo menos descobrir onde foi o erro e tentar consertá-lo. Me apeguei muito ao que a Dani disse de que confeitaria é treino, e esse projeto tem sido um treino bem árduo”.
É, Thaís. É preciso persistência, mas apostamos que você vai conseguir completar a meta. Parabéns pelas conquistas até agora e boa sorte no que está por vir. Aliás, será que o projeto chega ao fim antes do lançamento do próximo livro da Dani? ;D