Degustação de café: nova moda?
Já comentei em outros posts que além de vinho, sou apaixonada por café… Foi pesquisando sobre a bebida mais perfumada do mundo (na minha opinião), que eu encontrei uma página que me chamou atenção “Coffee week Brasil 2014”. Ok, já conhecia a “Restaurante week”, mas coffee week? Entrei na página e ela trazia pouca informação sobre o evento em si, apenas os endereços das cafeteria participantes… Entre elas, a Café Container, uma cafeteria nova aqui da cidade (está para completar seu primeiro ano)! Então, entrei combinei um bate papo com um dos proprietários para que ele pudesse me explicar melhor não somente sobre o evento, mas sobre essa febre das degustações de cafés!
Assim que chegamos ao local ele já chama atenção por sua arquitetura: é um container, literalmente uma cafeteria dentro de um container! Ao entrar, fui atendida por funcionários vestidos de maneira descontraída, e muito simpáticos, e fiquei apaixonada pelo ambiente! Madeira, metal, vidro, plantas, tudo isso associado a um perfumeeeee! Café, café e café!!!
Logo o Gustavo Mourtada veio me receber, e antes mesmo do bate papo começar, ele pediu a uma das funcionárias que trouxesse duas degustações selecionadas para o Coffee week Brasil. Gustavo é publicitário, e se uniu a outros dois amigos para mergulharem no mundo do café. O grande incômodo dos amigos, que os levou a virarem sócios era o fato de o café ser um pequeno coadjuvante nas confeitarias e restaurante, e nem sempre era muito bem feito… Foi então que o conceito de cafeteria surgiu: ali o café seria a estrela do show, e doces, salgados seriam os acompanhantes! Para isso contrataram baristas treinados, selecionaram os melhores grãos do Brasil, e colocaram dentro de um container! E o resultado foi FANTÁSTICO!!! O grupo tem uma forte paixão por produtos brasileiros, então, além dos cafés, todo fim de tarde, o local oferece um happy hour de espumantes nacionais, que ficam expostos em uma banheira vitoriana cheia de gelo! Mas vamos voltar ao café… rsrsrs…
Segundo o Gustavo, o café sempre foi uma paixão nacional, porém de uns anos para cá, o brasileiro tem ficado mais exigente com a qualidade dos grãos, assim como do método de extração da bebida! “Pegando o gancho” desse momento, algumas cafeterias passaram a oferecer degustações que variam em: mesmo grão com diferentes extrações, grãos diferentes com mesma extração, moagens diferentes…
Na minha tarde de degustação, me serviram um Bourbon amarelo extraído pelo método V60 (coador de papel), pelo método aero press (coado sobre pressão) e o tradicional espresso (com S mesmo). O meu predileto foi o V60, que para quem não recebe uma boa explicação antes da degustação, chamaria de “cháfé”, pois ele é bem fraquinho, porém, os perfumes do café, flores, frutas amarelas… Ahhhhhhhhhh… meu nariz e paladar que amam vinhos pirou!!! E o mais engraçado, é que o espresso, que eu tomo todas as manhãs, ficou tão forte, que eu voltei rapidinho para o V60 e por lá fiquei! Hahahahaha. Também provei a mesma degustação, de um blend de grãos da casa… Nesse caso, preferi o aero press…
Foram mais de duas horas de bate papo, não conseguiria passar aqui para vocês tudo que conversamos, mas preciso concluir esse artigo com uma frase muito parecida com a que comecei meu primeiro post aqui do site: assim como degustar vinhos – degustar cafés, é história, geografia, cultura, gastronomia, e o melhor de tudo: fazer novos amigos, e unir os que já se conhecem!
O Coffe Week Brasil ainda está meio tímido, mas está crescendo e esse ano até envolveu cidades do interior, mas aconselho vocês a entrarem no site, se registrarem para receber as novidades, e ficarem espertos para o próximo, que infelizmente só vai acontecer no ano que vem… Mas até lá da para aprender um pouco mais sobre essa nova mania gastronômica!
Ah!!! E esse é o site do Café Container: www.cafecontainer.com.br/. Para quem mora em Campinas e região vale a pena conhecer!