Já pensou usar uma bolsa feita de frutas?
Quanto mais o tempo passa, maior é a nossa responsabilidade em cuidar do planeta Terra, nosso lar. Por mais que este pareça o início daquelas redações chatas que escrevíamos no colégio, essa é a verdade. O que a gente pode fazer com relação a isso? Entrar no jogo, meu bem! Adoro as inovações pensadas para a sustentabilidade e essa não poderia passar em branco, afinal une duas coisas bem interessantes: comida e moda.
Antes de mais nada, preciso te perguntar. Você já ouviu falar em couro de fruta? No Brasil a moda ainda não pegou, mas se você também tá sempre de olho nas novidades gastronômicas do Pinterest, deve ter visto uns rolinhos de manga, morango e outras frutinhas por lá. Bom, os tais snacks parecem bem apetitosos e foi a partir deles que alguns estudantes de design tiveram a ideia de dar outro destino às frutas que não os estômagos esfomeados da galera.
The Kitchnn – Paleogrubs
Hugo de Boon, Aron Hotting, Koen Meerkerk, Maaike Schoonen, Bart Schram, e Miloy Snoeijers desenvolveram alguns produtos 100% biodegradáveis e feitos com restos de frutas que seriam descartados. A ideia principal é conscientizar o sul da Holanda (e, por consequência, o resto do mundo) sobre o desperdício de comida. Pra você ter uma ideia, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos é desperdiçada anualmente, de acordo com a ONU. Numa campanha para alertar sobre o problema, a Dani também fez um vídeo com várias receitas para utilizar uma abóbora inteira, da casca às sementes – dá uma olhada aqui!
A bolsa que eles fizeram chama muita atenção pelo design – dá pra dizer que a partir de morangos, pêssegos e maçãs seria possível criar algo assim?
É claro que tudo foi feito a partir de muitos testes, afinal cada alimento tem propriedades diferentes, o que reflete na hora de formar o couro. Hugo de Boon, um dos criadores, explica que o couro do morango é bem frágil e rasga quando dobrado. Quando se adiciona abóbora ou maçã a ele, por outro lado, dá para criar algo mais resistente.
Seria muito legal ver esse projeto levado adiante, né? A mudança começa pela conscientização; a partir daí, é só a gente abrir as portas para a criatividade ;D
fontes: Ecouterre, Planeta Sustentável