14 curiosidades sobre o chocolate
Vamos falar a verdade, chocolate é tudo de bom. Para demonstrar meu amor por este ingrediente versátil e sedutor, separei algumas curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o chocolate:
1. O cacau se originou no México e nas Américas Central e Sul. Acredita-se que o cultivo dos grãos começou por volta de 1.250 AC.
fonte: My Shabrolins – Tumblr
2. Porém, atualmente 70% das plantações estão concentradas na África. A Costa do Marfim é o maior produtor e se faz responsável por cerca de 30% do cacau mundial.
3. Apesar de existir muitos tipos e nomenclaturas para o cacau, as definições mais conhecidas são Forastero, Criollo e Trinitario. Cerca de 90% das plantações são de cacau Forastero, com o qual é feito a maioria dos chocolates processados. O Criollo representa cerca de 1% e o Trinitario cerca de 9%. Estes últimos são considerados tipos mais finos e são muito apreciados pelos conhecedores de chocolate.
fonte: No You’re Out Of Order – Tumblr
4. São necessários mais de 400 grãos de cacau para fazer apenas 500g de chocolate. Além disso, a demanda por chocolate vem crescendo muito nos últimos anos e estima-se que, no futuro, as plantações de cacau não serão suficientes para tanto chocolate.
fonte: Food Gifs
5. Uma barra de chocolate contém em média 8 traços de insetos. O cacau é uma planta e passa por vários processos ao ar livre antes de virar chocolate. Então, apesar de parecer nojenta, essa informação faz muito sentido.
fonte: Pixar
6. O chocolate é o único alimento que derrete a uma temperatura média de 34ºC, um pouco abaixo da nossa temperatura corporal. Este detalhe é extremamente importante, pois é por isso que ele derrete na na boca.
7. O primeiro chocolate consumido era o chocolate quente. Os Astecas acreditavam que o cacau era um presente divino e seu valor era tão alto que utilizavam seus grãos como moeda. Nessa época o cacau era preparado apenas como bebida. Feito com especiarias e sem leite, o chocolate tinha um sabor amargo e era consumido em ocasiões especiais, como casamentos.
fonte: Cheezburger
8. E os Astecas estavam corretos em apreciar tanto o cacau. Só o aroma do chocolate já nos relaxa. Ao sentirmos seu cheirinho, as ondas cerebrais Theta são ativadas, o que causa sensação de relaxamento.
fonte: A square in a world of circles – Tumblr
9. Mas vamos combinar, não dá para cheirar sem dar uma mordidinha, não é mesmo? Consumir chocolate também ajuda a liberar endorfinas, que geram sensação de bem-estar e prazer, e aumenta a produção de serotonina, que acalma e alivia a ansiedade.
fonte: Caroline Director
10. Além disso, estudos mostram que o consumo de chocolate amargo faz bem para o coração e ajuda a prevenir o câncer de intestino, entre outros benefícios.
fonte: The Gif Library
11. Apesar de fazer bem para os humanos, o chocolate é um veneno para os cães e gatos. O cacau contém uma substância chamada Teobromina que é facilmente processada pelo organismo humano, porém estes animais não a processam bem e correm o risco de se envenenar. Por isso é importante manter o chocolate longe do alcance dos nossos bichinhos!
12. Vale lembrar que, em exagero, o chocolate também faz mal para nós humanos. Consumir 10kgs ou mais de chocolate pode ser fatal para o homem.
fonte: Cheezburger
13. A Nestlé pagou pela famosa receita de Cookies com Gotas de Chocolate com a moeda mais gostosa de todas: o chocolate. Como pagamento, o criador da receita exigiu chocolate para a vida inteira. Nada mal, hein?
fonte: Buajaja4 – Tumblr
14. A Nutella foi criada devido a escassez de chocolate após a 2 Guerra Mundial. O confeiteiro italiano Pietro Ferrero, precisava de uma boa ideia para lidar com a falta de cacau. Foi assim que surgiu a ideia de misturar avelãs ao seu creme de chocolate. Grazie Mille, Sig. Ferrero!
fonte: Impatient Soul – Tumblr
Acho que depois de tanta informação é melhor a gente relaxar e comer alguma coisinha. Alguma dúvida sobre o que pegar na despensa?