Como fazer uma panqueca americana perfeita? 6 dicas essenciais!
Uma panqueca americana quentinha, fofinha e muito deliciosa é um café da manhã para ninguém colocar defeito, não é? Mas, no momento do preparo, pode acontecer de não ficar tão fofinha assim, grudar ou não atingir aquele sabor esperado. Então, fizemos uma lista com 6 dicas para fazer uma panqueca americana perfeita! Aproveite!
Quais os ingredientes?
Uma panqueca americana perfeita precisa ter o equilíbrio entre os ingredientes secos e molhados, para não ficar líquida demais e nem muito consistente. Aqui no site temos algumas receitas de panqueca (clique aqui) e qualquer uma delas vai te ajudar com a quantidade correta. Umas levam iogurte, que deixam a massa super fofinha, outras levam manteiga e algumas óleo… O importante é ficar no ponto!
Cuidado com o glúten
As panquecas podem até ser feitas no liquidificador, mas, o ideal mesmo é misturar tudo na mão. Como a maioria delas vai farinha de trigo, se bater muito você irá ativar o glúten e a massa pode ficar um pouco mais pesada.
O certo é misturar bem até que não fiquem gruminhos, mas com cuidado para não passar do ponto. E o segredo é misturar todos os líquidos antes e adicionar a farinha aos poucos 🙂
Coloque um sabor a mais
Antes de fritar dá para incrementar a massa e trazer um toque especial só seu: raspas de laranja, gergelim, passas… Experimente colocar alguns ingredientes que você ama, tomando cuidado para não interferir na consistência.
Frigideira certa
Uma frigideira antiaderente e que distribua bem o calor é essencial, assim, sua panqueca irá fritar por completo. As versões americanas são sempre pequenas, para garantir que sejam fofinhas, então, frigideiras pequenas também são importantes.
Ao untar a frigideira faça da mesma forma como se estivesse preparando um bolo, não deixe nada em excesso. Se for manteiga, passe como se fosse uma barra. Se for óleo, tire o excesso com um papel.
A hora certa de virar
Pronto, agora você já colocou na frigideira a quantidade certa (1 concha geralmente é o suficiente) para deixar a panqueca fofinha. Chegou a hora de ficar atento para saber a hora de virar. O truque é simples: o momento certo é quando começar a formar bolhinhas no lado de cima. Com uma espátula solte as bordas e vire para fritar o outro lado.
Coberturas!
Panquecas prontas e é hora de deixá-la ainda mais gostosas. Para isso, ouse nas coberturas. Pode ser mel, melado, iogurte, geleia, doce de leite… Aaah, e as frutas sempre caem muito bem.
***
Gostou dessas dicas? Então você também vai gostar da receita de bolo oreo feito com panquecas de chocolate: clique aqui!