Dicas para Cozinhar em Casa + Planner de Cardápio Semanal
Não há como negar que muitas pessoas estejam criando apenas agora o hábito de cozinhar em casa. Seja por necessidade, como forma de passar o tempo, para manter uma dieta mais saudável ou até como uma terapia, cozinhar significa sempre criar uma relação de carinho com os alimentos.
E apesar de muitas pessoas não se arriscarem na cozinha por se considerarem “ruim demais”, a verdade é que com a prática nós aprendemos muuuita coisa! Por isso, para ajudar aqueles que estão dando o pontapé inicial, reunimos algumas dicas essenciais para facilitar a rotina na cozinha. De bônus, no final do post você pode baixar gratuitamente um modelo de cardápio semanal para planejar suas refeições da semana 😉
TENHA OS UTENSÍLIOS BÁSICOS
Antes de pensar na comida, precisamos de todos os aparatos para preparar as refeições. Ter pelo menos os utensílios de cozinha básicos como algumas panelas, boas facas e uma colher multiuso já é um início. Além deles, a tábua de corte e uma panela de pressão são fundamentais.
Se você também gosta de se aventurar pelo mundo dos doces, vale a pena comprar os itens mais importantes da confeitaria. A espátula de silicone, uma colher de pau e o fouet são alguns deles. Tendo esses acessórios, você já fica equipado para preparos mais simples e que não exigem utensílios e eletrodomésticos muito técnicos.
USE AS PANELAS CERTAS
Ter panelas, como já mencionamos, é o básico do básico. No entanto, é preciso entender a função de cada uma delas para não errar em alguns preparos. O feijão, por exemplo, precisa ser feito na panela de pressão para que o grão amoleça – assim como carnes mais rijas.
Já as frigideiras servem para grelhar, fritar e saltear a comida. Outras panelas como a caçarola e aquela com cabo tradicional são mais versáteis, sendo usadas para uma infinidade de preparos.
O material da panela também faz toda a diferença. Aquelas de barro e cerâmica, por exemplo, retém mais calor. Sendo assim, é necessário deixá-las fora do fogo antes do final do preparo, já que elas continuam aquecendo e cozinhando os alimentos que estiverem dentro delas.
CONFIRA SE TEM TODOS OS INGREDIENTES
Com todos os utensílios necessários para cozinhar em casa, chegou a hora de pensar na comida em si! Cada refeição existe uma série de ingredientes, que vão desde os alimentos principais até os temperos.
Por isso, antes de começar qualquer preparo faça uma lista com tudo que você irá precisar. Feito isso, olhe no armário se você tem todos os ingredientes necessários. Algumas substituições simples são sempre possíveis, mas tome cuidado para que essa mudança não afete na textura ou sabor do preparo.
Caso você seja vegano ou vegetariano, separamos um post com várias dicas de substituições para trocar alimentos de origem animal para aqueles plant-based.
MISE EN PLACE
Outro detalhe que faz toda a diferença quando estamos cozinhando em casa é preparar o mise en place. Além de separar todos os ingredientes, fazer o mise en place é como um ritual de organização. O próprio nome, em francês, quer dizer “colocar em ordem”.
Basicamente, o ideal antes de começar a cozinhar é ler toda a receita, separar os ingredientes já porcionados e separar todos os utensílios necessários para o desenvolvimento da receita. Depois, organizar toda a bancada e, aí sim, colocar a mão na massa. Se quiser saber mais sobre esse “ritual”, é só apertar aqui.
CAPRICHE NOS TEMPEROS
Na hora de preparar as refeições, o principal segredo está nos temperos. Quem está iniciando a carreira de chef amador nem sempre se lembra disso e, por isso, muitas vezes a comida acaba ficando sem graça.
Para evitar que isso aconteça, aposte em um mix de temperos do seu gosto. Alguns mais comuns e usados na cozinha, além do sal, são orégano, páprica, pimenta do reino, salsinha, cebolinha, alecrim, folha de louro, tomilho, cominho… E, é claro, o clássico refogado de alho e cebola.
FAÇA OS MESMOS INGREDIENTES DE JEITOS DIFERENTES
O feijão não precisa ser sempre o acompanhamento do arroz, a batata não tem que virar purê toda vez e o frango rende pratos deliciosos além de sua versão cozida! Apesar de ser um exercício difícil quando estamos sem criatividade, temos que imaginar diferentes preparos para cada ingrediente, porque eles são sempre muito versáteis.
Vale testar novos temperos, modos de preparo, combinações… Não existe regra! E quando estiver com dificuldade em pensar e ser criativo, é só buscar por receitas já prontas que usam aquilo que você tem em casa 😉
DIA DA COZINHA
Nem todo mundo tem tempo de cozinhar todos os dias da semana, e tá tudo bem pedir um delivery vez ou outra. No entanto, isso não pode se tornar um hábito. Até porque, os alimentos preparados em casa são sempre mais saudáveis.
Caso você se enquadre no grupo de pessoas que tem uma rotina agitada, uma boa solução é separar um momento da semana para preparar as refeições dos próximos cinco ou sete dias. Pode ser de final de semana, pela manhã ou na parte da noite – o que se encaixar melhor no seu calendário de compromissos. Com tudo preparado, separe os alimentos em porções diárias e leve ao congelador. Assim, é só você descongelar aquilo que será consumido no dia e dar aquela boa esquentada!
LIMPEZA
A hora da limpeza não é a favorita da galera, mas é tão importante quanto todas as outras etapas. Eu sei, às vezes dá aquele desespero ao ver a pia repleta de panelas, pratos, potinhos, copos e talheres. Mas, se você postergar essa tarefa, limpar completamente todos esses utensílios fica ainda mais difícil.
Tendo isso em mente, procure limpar e lavar tudo que foi usado assim que a comida for preparada ou logo após cada refeição. Desse modo, você acumula menos louça e não sofre esfregando demais pratos e panelas. Caso alguma forma ou panela tenha ficado com algum alimento grudado ou queimado, deixe com um pouco de água quente por dentro enquanto você lava o restante da louça. Assim, vai ser muito mais fácil limpar o que ficou colado 😉
COMO MONTAR UM CARDÁPIO SEMANAL?
Agora, que tal falar um pouco sobre planejamento? Durante a semana todo mundo fica se perguntando “o que vou comer?” antes de toda e qualquer refeição. Então, é na hora de preparar os alimentos que a pessoa olha o que ela tem na geladeira, no armário e decide qual o cardápio. Essa dúvida e incerteza acaba gerando até uma certa preguiça de cozinhar, fato que pode ser evitado com algo bem simples: cardápio semanal!
Planejar e prever todas as suas refeições da semana, além de poupar tempo no dia a dia, facilita na hora das compras. Afinal, você já consegue preparar uma lista com os ingredientes necessários para o preparo de cada prato. Ter essa visão geral do que você come na semana também irá te ajudar a manter uma alimentação mais balanceada. Até porque, você terá plena consciência de todos os preparos e de quais ingredientes foram usados. Para não ter erros na hora de montar o cardápio da semana, é necessário ter alguns detalhes em vista: (1) quantas pessoas vão comer, (2) qual o seu tempo disponível para cozinhar, (3) as refeições que você faz fora de casa e (4) buscar um equilíbrio entre os ingredientes. Se preferir, você pode acrescentar as sobremesas ao planejamento!
Se você gostou da ideia e já quer colocar em prática todas essas dicas, é só baixar o nosso cardápio mensal para imprimir aqui! Nesse arquivo tem até mesmo um espaço para você preencher com os ingredientes que precisa para cada dia da semana, então aproveita 😉
? DOWNLOAD GRATUITO
Aproveitem! 😉