Malbec & Mendoza
Vinho é uma bebida alcoólica fermentada derivada de uvas.
Observamos que muitos são os processos e estudos envolvidos na elaboração dessa milenar bebida, sabemos também que ela está associada a rituais festivos, solenes e até religiosos de muitas culturas do mundo todo. Sendo assim, é permitido, adicionar ao vinho, valores que vão muito além da nossa amada esfera gastronômica.
Fiz um breve conto, abordando uma passagem lúdica entre a uva Malbec e o Terroir argentino como dançarinos de Tango (Terroir o dançarino, Malbec a dançarina). Então, compartilhando:
O Terroir Mendoza, ao longo dos tempos, solitário sob sua imponência no Sul das Américas, ali estava em cárcere, firme e fixo, uma joia bruta no aguardo de uma companhia a explorar-lhe o corpo e a conceder-lhe alma. Eis que do Velho Mundo, uma Dama das terras francesas, de nome Malbec, viajava o mundo com seus conterrâneos, espalhando seu chame tânico.
Não esperava ela, de tinto tom, cruzar uma imensidão azul marinho para se achar de fato. Logo, Mendoza e Malbec encontram-se, apresentados por seus conhecidos, dançaram então por uma noite. Malbec, macia, encorpada, de aroma frutado apaixonou-se por Mendoza, galante dançarino, firme, árido, alto, que em recíproca, também a amava. A verdade é que a união dos dois resultou numa dança equilibrada de beleza, elegância, força, paixão, êxtase e outras características como cores, aromas e sabores jamais vistos antes.
A viajante Malbec, hoje, leva Mendoza ao mundo. Os Salões de Valsa da França, ainda podem apreciar Malbec a dançar sua valsa, mas é sob Tango que ela mostra seu maior esplendor.