Os 7 erros na cozinha para quem é iniciante e como evitar
Cozinhar pode não ser o seu forte ou você pode estar no começo dessa jornada. De qualquer forma, algum dia você vai precisar arriscar e talvez até entenda que também pode ser gostoso ter esse tempinho na cozinha. Para te ajudar nesse início, separamos alguns erros comuns que normalmente acontecem nesse começo. Esperamos fazer esse seu momento na cozinha ser prazeroso, eficiente e prático.
Não ler a receita completa
Pode ser que você não queira seguir uma receita e tudo bem. No entanto, a nossa dica pra quem está começando é dar uma olhada no passo a passo de alguma receita para ter noções básicas de tempo, tempero e ordem das preparações. O maior problema em não ler uma receita é descobrir, no meio do preparo, que você não tem determinado ingrediente ou utensílio.
A dica é: leia toda a receita, entenda como deve ser feita, pesquise sobre algo que não entendeu e, só então, organize os ingredientes para começar.
Usar as panelas erradas
Existem alguns fatores que justificam o uso da panela certa para cozinhar. O primeiro é referente à quantidade, afinal, superlotar uma panela não é a melhor opção. Além de ficar mais difícil de mexer, pode transbordar e nem sempre cozinha direito.
O segundo fator está ligado ao tipo de alimento. Para preparar uma calda de açúcar, por exemplo, é necessário uma panela baixa para evaporar melhor a água. Ao cozinhar macarrão, uma panela muito alta ajuda a colocar mais água e evitar que a massa grude uma na outra. E por fim, claro, frigideiras para fritar, panela de pressão para alimentos mais difíceis e assim por diante.
Usar as facas erradas
Às vezes achamos que não somos capazes de cortar alguns alimentos, mas, na maioria das vezes, o problema está com as facas. Você pode estudar e se tornar um especialista em facas, no entanto seguir 3 dicas principais já é o suficiente: (1) facas grandes para alimentos grandes, carnes e ervas; (2) facas pequenas para cortes precisos, cortar alho ou desossar aves, por exemplo; e (3) facas serrilhadas para pães e tomates ou alimentos parecidos.
Não temperar ou temperar demais
Antes de tudo, comida sem tempero geralmente é sem graça, né? Então, vamos colocar tempero para alegrar essa culinária. Mas, vamos às dicas: (1) Coloque enquanto está preparando o alimento, assim, ele pega melhor o sabor e ajuda a incorporar. Ao dourar a cebola já coloque os temperos, por exemplo. (2) Não coloque muito tempero e tome cuidado com aqueles mais fortes: pimentas, por exemplo. Se possível, vá provando ao longo do processo. (3) Coloque sempre com a ajuda de uma colher pequena ou as mãos, assim, não corre o risco de cair tudo dentro da panela.
Não provar enquanto cozinha
Já mencionei no tópico anterior, mas vale ressaltar! Você já deve ter visto superchefs provando um pouquinho enquanto cozinha e não é por acaso: dá certo. Nada melhor que seu próprio paladar para saber se está bom. Assim você pode acertar o sal, pimenta ou outros temperos ou saber se está no ponto certo. Para massas isso é praticamente imprescindível 😉
Não organizar os ingredientes + cozinha bagunçada
O primeiro erro, de não organizar os ingredientes, pode fazer você tenha que sair para comprar um ingrediente no meio da receita ou até errar o ponto ou queimar um preparo enquanto procura algo ou tenta abrir um pacote. Fazer um bom mise en place é essencial tanto para iniciantes quanto para chefs renomados. Pode parecer chato cortar todos os legumes e separar em porções os temperos, mas o esforço vale muito a pena!
O segundo erro desse tópico é deixar a cozinha bagunçada. É claro que isso varia muito de acordo com a sua personalidade, mas, uma coisa é fato: se estiver tudo desorganizado a chance de você se atrapalhar é muito maior 🙂
Jogar algumas coisas fora
Quando a gente começa a cozinhar é normal que não saibamos muito bem o que fazer com os alimentos. Por isso, usamos aquilo que conhecemos e jogamos o restante fora. Os talos dos brócolis, cascas e restinhos de legumes são alguns exemplos.
No entanto, isso está errado. Não só porque você está desperdiçando alimentos, mas porque essas “sobras” podem render inúmeros outros preparos. Com os talos do brócolis e outros legumes você pode fazer uma sopa,, por exemplo. Já as cascas de legumes podem ser super úteis na hora de preparar um caldo de legumes caseiro para um risoto 😉 O recomendado é sempre pesquisar antes de jogar fora. Temos o Goggle aí pra isso, não? É só jogar na busca “o que fazer com tal sobra de alimento” que é sucesso!
Bônus: não colocar uma música
Cozinhar pode ser divertido e prazeroso, então, procure fazer desse momento um ritual. Para isso, coloque uma musiquinha gostosa que vai ajudar a relaxar e concentrar. Mas, não se empolga muito a ponto de esquecer a comida no fogo, viu?
***
E aí, pronto para arrasar na cozinha? Se quiser saber ainda mais, nesse link aqui tem dicas para cozinhar em casa e um planner de cardápio semanal para baixar.