Rasas: os 6 sabores da alimentação ayurvédica
Assim como vários outros termos da Ayurveda, Rasa é uma palavra em sânscrito que significa sabor. O que acontece é que os rasas tem papel fundamental no equilíbrio dos doshas do nosso corpo (saiba quais são aqui). Dependendo do sabor presente no alimento, devemos consumir mais ou menos alguns para equilibrar o nosso corpo: comidas doces diminuem o dosha vata e aumentam kapha; as picantes, por sua vez, fazem o contrário. E esses são só alguns exemplos 😉
Os rasas estão relacionados a algumas características e propriedades dos alimentos que influenciam no nosso equilíbrio: à essência quando o sabor indica o que é essencial naquele alimento e quais as qualidades dele; à seiva sobre as propriedades e do que a planta se alimenta; à apreciação para despertar sentimentos e emoções; e à circulação se relaciona com a energia e o poder.
- Os alimentos podem conter um ou mais sabores nele mesmo, com predominâncias. Escolha investir mais nos alimentos com rasas que possam equilibrar os seus doshas ou que você perceba que fazem bem para você. Da mesma forma, você deve evitar os que fazem mal ou causam desconforto. Autoconhecimento é tudo!
DOCE
Os alimentos com sabor doce são formados pelos elementos terra e água. O sabor está relacionado ao aumento de kapha e redução de pitta e vata. Esse tipo de ingrediente promove nutrição, calma para a mente, longevidade, força e atua na construção de tecidos. É encontrado em carboidratos, gorduras e proteínas, mas não devem ser consumidos em excesso.
Existem os doces mais clássicos que são os primeiros a vir à mente, mas também temos as frutas, legumes, alguns cereais e leguminosas que fazem parte desse sabor: beterraba, cenoura, banana, melado, açúcar mascavo e várias outras são as mais indicadas para o consumo.
ÁCIDO
O sabor ácido é formado pela terra e fogo e aumenta muito pitta, um pouco kapha e reduz vata. É ideal para estimular a digestão, força e desenvolvimento da mente e do intelecto. Frutas cítricas, molhos mais ácidos, tomate, vinagre e álcool são considerados alimentos ácidos.
O consumo deve ser reduzido já que pode causar desequilíbrio se for feito com exageros. Ou seja, são ótimos para temperar as comidas e trazer um sabor equilibrado para os pratos.
PICANTE
Os picantes são sabores formados pelo fogo, como era de se esperar, e o ar! Assim como o ácido, aumenta muito pitta, mas também vata e reduz kapha. É o principal para ativar o metabolismo, circulação sanguínea e auxilia na função digestiva.
Os alimentos picantes são pimenta, cebola, alho, gengibre, cravo e canela, por exemplo. Lembre-se, não comer em excesso – neste caso pode causar irritabilidade e até inflamações.
AMARGO
O amargo é originado pelo ar e éter, aumenta vata e diminui kapha e pitta. Esse sabor é indicado, ainda que com moderação, para desintoxicar, acalmar, baixar febre e agir com função de limpar o corpo.
Folhas verdes são as mais comuns para encontrar o sabor amargo, mas alcachofra e jiló também possuem a propriedade. Se consumido demais pode “limpar” e “secar” o corpo mais do que o necessário, causando problemas nos tecidos. Ainda, se usado em excesso, pode trazer ansiedade, tristeza e depressão se causar desequilíbrio.
SALGADO
Os salgados são rasas feitos da união da água e do fogo, agravam kapha e pitta e reduzem vata. As funções estão relacionadas à lubrificação dos tecidos, estimulando a digestão e agindo suavemente como um laxativo.
Está presente no sal de mesa que colocamos nos alimentos, em carnes, peixes, molho de soja e algas. Devem ser consumidos com muito cuidado, pois causam retenção de líquidos e até envelhecimento.
ADSTRINGENTE
Por último temos o sabor adstringente, que é composto pelo ar e terra. Aumenta vata e causa a redução de pitta e kapha. É aquele sabor que trava a nossa língua, sabe? No entanto, por “sugarem” os líquidos, são ótimos para reduzir secreções, equilibrar os níveis de açúcar no sangue e ainda acalmar ou aliviar o stress.
Maçã verde, lentilhas, repolho, banana verde e alimentos mais fibrosos fazem parte desse sabor. Devem ser evitados se causarem desidratação, gases ou insônia.
***
Ah, se quiser saber mais sobre Ayurveda temos algumas indicações de posts: “medicina ayurvédica” e “os alimentos de cada dosha” são bons para iniciar. Vale reforçar que é sempre importante consultar um médico ou nutricionista para saber exatamente quais alimentos são os mais indicados pra você, ok?