The Kettle – Chá com simpatia
Chá com simpatia. O slogan da The Kettle, uma casa de chá com decoração inspirada na Art Nouveau, se impôs assim que entrei na sala espaçosa e aconchegante. As quase 14 mesas – maior parte delas quadradas – de madeira escura, junto com as cadeiras acolchoadas em tecidos florais ficam dispostas em harmonia no ambiente. O garçom nos atendeu todo sorrisos e indicou uma mesa ao lado da parede, perto de uma estante enfeitada com livros sobre chás, sobremesas e arte. Paixão pelo lugar à primeira vista.
A princípio, tudo na The Kettle me conquistou: as cores claras, a atmosfera suave, o lustre cheio de bules e xícaras brancas penduradas… Uma gracinha! “Parece o lustre da Bela e a Fera né, Ma?”, Gabi, minha irmã, disse. Parece mesmo. Aliás, a casa de chá sugere inúmeras referências – ok, você pode achar meio bobo, mas ah! –. A torta de noz pecan que a Gabi pediu, por exemplo, é muito parecida com a que a Sookie come num episódio de True Blood (hahah falou a viciada na série). E sei lá, o lugar todo parece uma casa de vó grandona e gostosa.
Logo os outros amigos chegaram e fizemos os pedidos (Doces, doces, doces, por favor!). Fui para provar a famosa torta de semente de papoulas, mas perdi a viagem. “Não temos hoje”, disse a atendente. Ok, ficaremos com a cheesecake de frutas vermelhas, tartelette de maçã, torta de noz pecan e bolo Muckkuchen. Para beber, nada mais justo do que um belo bule de chá. Mas são taaantas opções que foi difícil decidir.
A The Kettle trabalha com uma marca alemã exclusiva de chá, a TeaGschwendner – são mais de 130 lojas espalhadas por quatro continentes, com mais de 300 variedades em cada um! – , e oferece chás pretos, verdes, de frutas e especiais, como os ayurvédicos, indianos e chineses.
Escolhemos o Luigi Amaretto, composto de pedaços de maçã, uvas passas, rooibos, rosa mosqueta e amêndoas. Infelizmente, não estava disponível. Ficamos com o Paraíso de Frutas, um chá azedinho com sabor de morango e damasco. Faz parte do conjunto flores de hibisco, pedaços de maçã, rosa mosqueta, zimbro, casca de laranja e morangos. Uma delícia.
Sobre o atendimento, não há de que se reclamar. O garçom colocou talheres diferentes para cada doce; um garfo maior para o bolo de chocolate e avelã com cravo e canela, o Muckkuchen; uma colher para a torta pecan com sorvete de creme; garfo e faca pequenos para minha tartellete e um garfo médio para a cheesecake de frutas vermelhas.
Achei esse detalhe super atencioso e delicado. Bem, à sobremesa, então! Tudo estava gostoso e caprichosamente preparado, mas senti falta de mais açúcar em todas as que experimentei. O sabor de cada doce era suave e dava para distinguir os ingredientes facilmente, então talvez essa escolha de não adoçar muito seja para esse fim. E não dá para esquecer que é uma casa de chá, e os ingleses não são muito fãs de comidas açucaradas.
Tem uma coisa que achei interessante. A The Kettle tem dois tipos de Chá das Cinco disponíveis, o Diana e o Kate, e cada um vem com uma variedade de comidinhas e um bule de chá. E quando estiver indo embora, não esqueça de comprar um pacotinho de TeaGschwendner! Os preços variam de R$35 a R$60 e poucos reais. Falando em preços: a The Kettle é meio cara e talvez a sobremesa não seja o ponto forte de lá, mas a visita vale muito a pena para tomar um chazinho delicioso em companhia agradável e num lugar mais que aconchegante.
Mais uma diquinha! Não hesite e compre um pacotinho de biscoitos redondos com amendoim. Eles são de-li-ci-o-sos e têm uma… hóstia? “É uma hóstia, sim”, disse a atendente. Hum, ok. Espirituoso, vai dizer.
Serviço
The Kettle – Chá com simpatia
Al Prudente de Morais, 836
De segunda a sábado, das 14h às 21h
Telefone: (41)3233-1978