Balthazar NY
“Balthazar….ah! Balthazar…”
Por mais contraditório que possa parecer (ou não), não há nada mais novaiorquino que tomar um café da manhã no Balthazar. Digo contraditório, porque este restaurante aberto em 1997, no mesmo espaço em que antes funcionava uma loja gigantesca de couro, é um restaurante de cozinha francesa, bem tradicional e que serve simplesmente um dos melhores cafés da manhã que você pode encontrar aqui na big Apple.
Com uma decoração que te transporta para as Brasseries lá do outro lado do Atlântico, meio anos 50, ao passar pela porta e deixar do lado de fora as sirenes e o busy traffic de NY, posso dizer que se sente um outro clima, uma outra vibe, ilustrada por bancos de couro vermelho, móveis em madeira escura, espelhos nas paredes, piso de ladrilhos, músicas francesas na trilha sonora e muito burburinho nas mesas.
Os garçons, impecavelmente alinhados e muito prestativos, estão sempre de olho nos pequenos detalhes, como ao perguntar se eu estava ali para alguma celebração especial, pois quando cheguei coloquei à mesa, no lugar em que a minha amiga ocuparia, o singelo presente de aniversário que eu havia escolhido para ela..sem pensar duas vezes, a garçonete fez uma anotação na comanda e me informou que traria uma pequena vela junto ao pedido para celebrar a ocasião, me fazendo sorrir.
A primeira dica que eu tenho a dar é a seguinte: se você não fez reserva com antecedência (o que é altamente recomendado), chegue bem cedo…de preferência antes das 8:30 da manhã, pois a casa vai enchendo com o passar dos minutos e não será tão fácil conseguir uma mesa sem esperar muitooooooo tempo. Aos finais de semana, para Brunch, é praticamente impossível conseguir uma mesa sem ter reservado.
Bom, o Menu do “Le Petit Dejeuner” (http://balthazarny.com/menus/breakfast.pdf) é um daqueles que deixam qualquer um na dúvida com relação ao o que pedir pois com certeza dá vontade de experimentar mais de um item…..ou tudo… na verdade seria o paraíso encontrar uma opção de ‘menu degustação’ também para o café da manhã (risos) como ainda não pensaram nisso e não há dieta que resista há um menu de glutão, a minha pedida foi “Ovos mexidos com cogumelos selvagens e aspargos, servido na massa folhada” (Scrambled eggs in puff pastry with wild mushrooms and asparagus) e a Paty optou pelos “Waffles de avelã com compota quente de frutas vermelhas e sour cream” (Hazelnut waffles with warm berries and sour cream).
Não esperamos muito pela chegada da comida à mesa, cozinha pra lá de eficiente e Oh My….o que dizer? As duas escolhas foram perfeitas!! Os ovos estavam divinos. Foi a primeira vez que experimentei a textura cremosa dos mexidos com a crocância de flakes amantegados da massa folhada. Preciso confessar que a minha segunda opção teria sido o Crepe de ovos com presunto e gruyére e a terceira, teria sido a Quiche de pimentões assados e cebolas caramelizadas….hummm….mas essas são futuras histórias…eu e a Paty decidimos dividir as nossas escolhas e depois dos mexidos, vieram os waffles….e apesar da farinha de avelã na receita, o waffle era muito leve e delicado, e a combinação com a compota e o sour cream é tão perfeita que teria sido impossível não devorar o prato inteiro!!
Enfim, depois da experiência de glutões, encerramos a celebração apagando a velinha em cima de um donut caseiro tão fofo, fresco e ainda morno, que me recordou os bolinhos de chuva que minha avó fazia quando eu era criança…
Nota importante: apesar do serviço impecável e eficiente, sentimos uma pressão constante da garçonete para terminar logo a nossa celebração e liberar a mesa para o próximo cliente…se isso acontecer, não se deixe pressionar e enjoy seu tempo por aqui (neste momento, o reality check me fez lembrar que realmente estou em NY, onde tempo é dinheiro, e não em uma Brasserie francesa perdida entre as ruelas de Paris).
Quando saímos de lá, por volta de 9:30 da manhã, a fila de espera estava grande e era apenas quarta-feira.
Se você não quiser esta experiência formal e mais cara, pois as opções do cardápio variam entre 15.00 e 23.00 dólares), vale muito à pena passar na Bakery do próprio Balthazar, que fica logo ao lado, e tomar um café no estilo “grab-and-go” bem típico daqui. Os folhados e as pastries, assim como os pães, estão sempre fresquinhos. Escolha uma experiência do tamanho do seu bolso e aproveite esses sabores fantásticos que NY oferece, mesmo que sejam “franceses”.
Vá lá:
Balthazar Restaurant
80 Spring Street, New York, 10012
Para mais informações: www.balthazarny.com