The City Bakery – NY
A minha aventura para os Foodies de plantão de hoje se deu em uma manhã muitoooooooo fria de inverno em que os termômetros mostravam -18°C. Uma loucura. Não sei se vocês têm prestado atenção na mídia, mas tem feito um inverno como nunca antes sentido pela minha pele nestes cinco anos em que moro aqui, um inverno em que só muito chocolate quente, café e chá de queimar os lábios salva!
Naquela manhã, antes da programação diária, fui bem cedinho para Manhattan e por sugestão de uma amiga, paramos na The City Bakery para o nosso breakfast. O lugar ficou conhecido pelo seu Chocolate Quente. Segundo a NY times magazine, o que “Katz é para Pastrami, a City Bakery é para chocolate quente”. Ou seja, o melhor da cidade!! A fama é tanta que eles cobram US$7.00 pela cumbuca de chocolate quente acompanhada de um marshmallow ENORME – talvez este seja o diferencial…rs
O fundador da The city Bakery, Maury Rubin parece um cientista maluco. E pode ser encontrado a qualquer hora do dia fazendo de tudo um pouco. Ele faz o dough dos croissants e pastries, ele prepara o Hot Chocolate, ele desenvolveu toda as marcas e logos da Bakery e acumula também o cargo de CEO da Companhia. Ele faz um pouco de tudo e no dia em que estive lá, pude observá-lo indo de um canto para o outro, preparando o chocolate e sorrindo para os clientes.
O público que frequenta a Bakery é bem local mas vez ou outra algum turista que tenha ouvido falar sobre a fama do chocolate quente aparece por lá, principalmente os japoneses. Localizada próxima à Union Square, eles servem também sanduíches, pizzas e saladas no almoço. Sempre que possível, as receitas são elaboradas com ingredientes do Farmer’s Market que acontece na praça algumas vezes por semana, ou seja, é sustentável, consciente, compra de produtores locais, produtos orgânicos (muitas vezes) e muito, mas muito mais frescos.
O local é amplo e tem um mezanino com muitas mesas (com certeza não há dificuldade em encontrar lugar para sentar) e muitos dos clientes passam por aqui no modo “grab and go” tão novaiorquino: para, compra, e vai comendo no caminho para o trabalho =].
As opções são restritas. Não há menu. Eles têm sucos verdes (um juice bar só dedicado a esta onda saudável do momento), uma estação de yogurte e outra de mingau de aveia quente com muitos toppings. As pastries são o carro chefe do local e o famoso bagel, ovos e bacon também pode ser encontrado por aqui.
Como eu não tinha certeza dequando iria almoçar, optei por ovos mexidos com espinafre e cebolas que apesar de gostoso estava morno (e eu amoooo tudo que deva ser comido quente esteja realmente quente), acompanhado de pão e cream cheese e uma xícara de café de coador com leite magro. A Paty escolheu o tal do famoso/caro chocolate quente com um scone de maple e os mesmos ovos mexidos. Ela disse que o chocolate quente é sim muitoooo gostoso. Eu não provei porque apesar de trabalhar com e amar chocolate, não gosto de chocolate quente =\. Estava cremoso e só vendo mesmo pra crer no tamanho do marshmallow que acompanha…rs
Dentro da Bakery tem a ‘Sala do chocolate’, um local em que você encontrará o tal do chocolate quente ready to go. Frio ou quente, ao leite ou amargo (dark). Embalado em tetrapack pela metade do preço do que é servido lá e, claro, não acompanha o marshmallow. Fora algumas barras de chocolate e a mistura de chocolate quente em pó para fazer em casa.
Tirando o chocolate quente que eu achei meio caro, os preços não são tão ruins e a maioria dos itens são pagos pelo peso, então você pode optar pelo quanto quer comer.
Enfim, uma boa opção para o café da manhã nosso de todo dia antes de começar as andanças pela cidade que nunca dorme.
Se quiser saber mais sobre ou tomar nota do endereço, dá uma passadinha no website www.thecitybakery.com
Beijinhos!