Eataly – NY
Dias como o de hoje são os melhores: aqueles em que saímos de casa para conhecer alguém que tem feito parte da nossa vida de alguma forma mas que formalmente nunca nos encontramos. Eu e a Ta somos parceiras de trabalho aqui no ICKFD e sempre nos falamos mas nunca havíamos nos encontrado pessoalmente. Ela mora na França e eu em NY. Somos brasileiras e foodies por natureza. Ela entende tudo de vinhos e eu, de doces. E hoje foi o dia de trazermos o mundo virtual para o real, com um almoço memorável em Manhattan.
Escolhemos o mercado Eataly para esse encontro, no Flatiron District, na 23th com a 5 Ave. E este post será inteirinho sobre lá, com algumas pitadas do nosso encontro aqui e acolá.
O Eataly é uma rede de mercado gourmet com 27 filiais ao redor do mundo. Claro que quase metade delas esparramadas pela belíssima Itália e outras mais no Japão, em São Francisco, Dubai, Istambul e logo mais com abertura programada para novembro de 2014 também em São Paulo. (eba!eba!)
O lema do Eataly é simples e direto – “a vida é muito curta para não comer e beber bem” – e essa é a tradução perfeita do espaço em questão. O Eataly é uma miscelânia de mercado e restaurantes reunidos embaixo do mesmo teto. Neste de NY, se você ainda não conhece, se surpreenderá com quão pequenina é a porta de entrada comparada com o espaço magnífico de dentro. Aqui, fora os 7 restaurantes especializados em aves e peixes, legumes, massas, pizza e carnes, você encontra também um mercado de hotifruti lindíssimo e variado, com produtos de alta qualidade e alguns inclusive difíceis de se encontrar em outros mercados da cidade; um bar de mozzarellas, sessões específicas de massas secas e um bar de massas frescas feito ‘in loco’, uma boulangerie, uma sessão de molhos de tomate e azeites mil, uma lojinha de apetrechos de cozinha lindíssimos, uma ‘salumeria’ em que você se senta nos bancos altos e degusta uma carta de queijos, acepips e cold cuts acompanhados de taças de vinho (excelente experiência,diga-se de passagem), uma birreteria no rooftop, com teto retrátil, virando um terraço ao ar livre que é incrível em dias ensolarados e noites quentes. Lá você encontra uma carta de cervejas e um menu de sanduíches e saladas que harmoniza com as mesmas. Uma delícia mesmo!
Fora tudo o que já foi descrito, ainda tem um bar de cafés, uma chocolateria que vende trufas, uma sessão inteira de chocolates italianos, uma gelateria, uma loja de pastries e mini sobremesas que são uma graça e, calma, respira: um Bar de NUTELLA!!! – com crepes, waffles e tudo o mais que você sonhar recheado desta pasta de chocolate com avelã dos deuses!
As poucas fotos que ilustram este post não fazem jus ao quão diverso e interessante é esse mercado. Visita obrigatória pra quem curte o mundo da gastronomia e está passando por NY.
Downside – como qualquer outro ponto bacana nesta cidade, está sempre cheio e a dica master é ter paciência e fazer reserva se quiser sentar e apreciar algum quitute preparado nos restaurantes daqui.
Eu e a Ta não fizemos reserva, porém não foi difícil encontrar lugar no restaurante de peixes e frutos do mar, bem no balcão olhando os cozinheiros trabalhando…o que para nós duas foi o must!
Eu pedi o peixe do dia – no caso o Flouder, um peixe de sabor muito delicado e geralmente preparado grelhado ou assado. O meu foi perfeitamente grelhado e veio acompanhado de mix de nuts e batatas coradas . Estava um espetáculo!
A Ta pediu um risotto de peixe feito com vinho do tipo Barbaresco. Super instigante pra mim, pois receitas de risotto preparadas com vinho tinto não fazem parte do meu menu…rs.
Depois da nossa experiência ‘savory’ , claro que passeamos pelo mercado, desvendando cada cantinho, cada especialidade. Antes de sair, paramos na fila – constante mas eficiente – da gelateria. Minha pedida foi gelatto de leite e de coco. Indescritivelmente cremoso. Perfeito para o que veio logo depois: uma conversa deliciosa, sentada na pracinha, observando as pessoas ao redor, cada um na sua rotina e ouvindo as lindas histórias desta garota delicada, inteligente, carismática e cheia de sorrisos que a Talitta é. Espero que a gente logo logo se encontre novamente, querida!
Para mais informações, acesse o site: www.eataly.com/nyc. =]