Pizza no Estilo Nova-Iorquino
Todo mundo sabe que a pizza é um prato tipicamente italiano, mas essa maravilha já se popularizou tanto que cada lugar do mundo tem o seu “jeitinho” de fazer. Em Nova Iorque a história não é diferente. Como na maioria dos países e cidades ao redor do mundo, esse prato ficou muitos anos escondido nas comunidades de imigrantes italianos.
O prato era até considerado “caseiro”, afinal, não existiam pizzarias e restaurantes que serviam essa delícia como vemos atualmente. Em Nova Iorque o cenário mudou no início do século XX, mais especificamente em 1905, com a abertura de uma das pizzarias mais famosas do mundo e com certeza a mais tradicional da cidade: a Lombardi’s.
O dono, Gennaro Lombardi, começou fazendo a tradicional pizza napolitana, mas com o passar dos anos foi adaptando para o estilo hoje conhecido como nova-iorquino. A pizza “clássica” da cidade é maior do que as italianas e tem uma massa mais fina e menos crocante do que a que estamos habituados. Graças a essas características, os nova-iorquinos sempre dobram a pizza e comem os pedaços com as mãos – é quase uma gafe usar talheres para apreciar uma bela pizza na cidade.
O interessante disso tudo é que a cultura de comer com as mãos é tão forte que em janeiro de 2014 o prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, causou um escândalo após ser flagrado comendo pizza com garfo e faca. Para vocês terem uma ideia, essa história foi parar até no The New York Times! Dá pra acreditar?
Lombardi’s é um lugar tão icônico da cidade que, mesmo depois de fechar as portas em 1984, reabriu no mesmo quarteirão uma década depois. A importância da pizzaria vai além: foi de lá que saíram os principais pizzaiolos da cidade e os donos de muitas outras pizzarias tradicionais na região. Entre 1924 e 1933, três ex-funcionários da Lombardi’s abriram pizzarias. O primeiro deles foi Anthony “Totonno” Pero com a Totonno’s, depois foi John Sasso com a John’s Pizza e, mais tarde, Pasquale “Patsy” Lanceri com a Patsy’s.
Como nada na gastronomia permanece igual por muito tempo, é claro que Nova Iorque ganhou novas e deliciosas pizzas. As pizzarias que eu citei acima têm basicamente as mesmas características que a Lombardi’s, mas hoje em dia é possível encontrar um pouco de tudo. Na Roberta’s, por exemplo, nós ficamos encantados com os ingredientes frescos e a massa deliciosa que também é esse híbrido entre a clássica pizza napolitana e a nova-iorquina. Aah, a decoração do lugar toda hipster também é um charme a parte 😉 Para entender mais do que eu estou falando, melhor assistir ao nosso vlog por lá!
Outras duas pizzarias que possuem o new york style são a Di Fara, que oferece fatias a partir de 5 dólares, e a Joe’s, no Greenwich Village.
Existem também as famosas pizzas servidas em fatias retangulares. O estilo “siciliano”, como é conhecido em NYC, na verdade é bem diferente do encontrado na Itália. A massa é realmente um pouco mais espessa, mas ainda assim é um clássico da cidade. Algumas das melhores pizzarias da cidade, como a L&B Spumoni Gardens, servem delícias dessa forma. Aliás, nessa pizzaria você encontra nada menos do que uma versão com molho vermelho por cima do queijo.
Além dos lugares que eu já citei, não posso deixar de mencionar uma das pizzarias mais famosas dos Estados Unidos: a Lucali. O lugar é caro, um point entre os famosos, mas ainda assim muito bem recomendado.
Bom, mesmo que você more em São Paulo e ame uma pizzinha com massa crocante e beem recheada, que inclusive é a preferida do Paulo, não dá para deixar de comer uma típica pizza nova-iorquina quando estiver na cidade, né? Como vocês viram, não faltam opções de bons lugares!