Sorveteria Amorino
Sabe que desde que vim morar aqui nos Estados Unidos descobri que os livros de geografia estavam certos. Pois as folhas todas em tons que variam do verde escuro ao marrom, passando pelo vermelho, laranja e amarelo realmente caem no Outono, no Inverno faz mesmo um frio de doer os ossos com árvores “peladas” e neve por todos os lados, a Primavera chega com o florescimento das plantas, com clima mais ameno, cores, borboletas e pássaros cantarolando na janela e no Verão, ah no verão faz mesmo um calor de matar (literalmente).
Dito isso, estou pronta pra falar sobre o lugar do post de hoje: a Sorveteria Amorino que foi uma grata surpresa e que refrescou uma destas tarde de andanças por Manhattan, embaixo de um calor infernal (à sombra). Vivenciar o verão aqui é uma experiência muito agradável e bastante desejada…ainda mais depois do inverno rigoroso que tivemos no começo deste ano. Calorias à parte, verão é mesmo aquela época do ano em que Gelatos, Ice creams, Sorbets, Frozen Yogurts, Picolés (os popsicles) e tudo o mais que puder refrescar a cuca e a garganta são bem vindos e introduzidos diariamente nas refeições dos Novaiorquinos, por isso não se assuste ao encontrar filas em frente aos locais de venda. Tenha paciência e espere porque a sensação de felicidade é enorme depois.
Na Sorveteria Amorino, especializada em Sorvetes Artesanais Italianos (Gelatos) não foi diferente. Localizada na University Place, pertinho da Union Square, em um bairro recheado de restaurantezinhos fofos e alternativos, a Sorveteria de ares e decoração clássica, até meio rebuscada, oferece um sorvete que tem como filosofia ser produzido somente usando ingredientes orgânicos e naturais, não se valendo de nenhum corante, aditivo ou sabores artificiais. Mas já vá sabendo que terá que esperar para ser atendido. Ou até mesmo para sentar nas poucas poltronas de couro preto e encosto imponente. Apesar de que, na minha modesta opinião, o mais gostoso mesmo é comprar e sair andando pela cidade, saboreando seus pequenos minutos de refrescância, tentando comer todo o sorvete antes do mesmo derreter, melecar a sua mão e deixar um caminho de sabores desperdiçados pelo chão.
A Sorveteria é o resultado da parceria de dois amigos de infância e depois de conquistar a Itália, ganhou espaço na França e hoje está presente em vários países da Europa e aqui, em NY. Segundo eles, a produção é centralizada e distribuída pronta para ser servida nas lojas. Isso evitaria qualquer mudança no sabor do produto e na qualidade dos ingredientes utilizados. Os sabores são puros e super tradicionais e o legal é que eles falam a origem dos ingredientes. Por exemplo, a banana é do Equador, o café é do Brazil, o Pistache é turco e por ai vai…eu sou apaixonada pela casquinha de waffle em que se serve sorvete e surpresa maior desta Sorveteria é que você escolhe o tamanho que quer (picollo cornetto, cornetto médio ou cornetto grande – servido também em copinhos) e quantos sabores quiser. E ai eles constroem o sorvete na casquinha como se fosse uma flor de pétalas. Cada pétala é construída delicadamente com o auxílio da espátula e ao final da espera (que é maior que nas outras sorveterias) você sai da loja com uma escultura comestível nas mãos.
Os sabores escolhidos foram morango, yogurte e flocos (stracciatella). Os sabores são muitos ricos e proeminentes e o sorvete é bem cremoso, um delícia! Como fui acompanhada, pude experimentar também speculos, pistache e chocolate. Recomendo. Aliás, quero provar TODOS os sabores…rs.
Além de sorvetes, eles vendem também espresso e bebidas à base de café, milkshakes, cookies e candies. Ah! Waffles e crepes também! Enfim, tirando a espera, o preço é razoável e o produto te faz querer mais… Ainda volto na Amorino antes do Verão acabar e pra você que se interessou, ai vai o endereço do website pra dar uma olhada e já começar a salivar antes mesmo de aterrissar pelos lados de cá: www.amorino.com
Buon appetito! Mangiare il gelato che si farà bene =]