Xocolatti – NY
Quando fiz o Tour de Chocolate aqui em Manhattan (tem um post falando só sobre ele), a loja que mais me impressionou foi a Xocolatti. Uma loja pequenina, numa rua do Soho, meio afastada do burburinho frenético da Avenida principal, mas que literalmente me pegou pelos olhos, pela boca e também pelo coração.
A loja, fofa, bem característica do bairro que é recheado de produtos e designers que você só encontra por lá, tem suas paredes forradas de pilhas das caixas utilizadas para presentear com as trufas da marca. Nas cores marrom e de um verde quase pistache, é de extremo bom gosto e te deixa à vontade para escolher dentre os quase 20 sabores de trufa disponíveis. Desde que conheci este paraíso no dia do Tour, já voltei aqui outras 3 vezes… Rs. Impossível não se encantar e não sentir voltade de experimentar tudo! De sabores mais tradicionais como um chocolate ao leite com avelãs a sabores exóticos como chocolate amargo com azeite de oliva e manjericão, TODAS as trufas cumprem a promessa do sabor anunciado.
Shaineal Shal, o fundador da marca, pode ser encontrado por lá todas as terças-feira e diz fazer um chocolate re-imaginado, onde cada trufa tem a função de despertar os cinco sentidos, uma vez que ele brinca com a textura, encanta com as cores e finalizações de cada uma, fazendo mágica com o sabor, instigando seu palato com o mais puro dos ingredientes (importados de suas origens) e com o uso de Valrhona chocolates como base para suas criações. Os Pistaches são iranianos, o cadamomo vem direto da Índia, o azeite da Sicilia, o Açafrão da Espanha e por aí vai.
Seu produto é a tradução de sua história. Com raízes na Índia, sua família tem um business de joias e ele, antes de convencê-los de que o chocolate também é uma joia, estudou primeiro administração e depois confeitaria (para aquietar o coração dos pais). Com a marca no mercado desde 2010, Shaineal Shal foi considerado um dos 10 melhores Chocolatiers dos EUA em 2012 e este ano sua trufa de chocolate ao leite com maracujá ficou entre os finalistas (silver) de melhor chocolate do mundo segundo a International Chocolate Awards. Títulos como este são imprescindíveis para a sobrevivência de uma marca no mercado competitivo e acirrado da Big Apple além, é claro, de atestarem o que qualquer um consegue concluir ao provar suas trufas – que as mesmas se não são, estão entre as melhores do mercado.
Fora as trufas, ele faz clusters (uma combinação de ingredientes misturados e banhados em chocolate), slates, que nada mais é que uma barra de chocolate mais fina, desenhada com o intuito de que seja quebrada em pedaços e saboreada na íntegra sem deixar vestígios, crumbles que (ouvi dizer) ficam deliciosos como topping em sorvete nas estações quentes e, nos meses mais propícios do ano, exclusivos batches de sorvete à base de leite e também à base de água podem ser encontrados in loco.
Da última vez em que visitei a loja, voltei para casa com uma caixa de 09 truffas e slates de diferentes sabores. Sem dúvida nenhuma o meu slate predileto é o de chocolate branco com manga cristalizada e páprica picante. DIVINO!!!! A de Hosehips com pistache deixou um pouco a desejar no sabor , achei que poderia ter mais rosehips. E a de Milk massala era bem delicada, docinha, somente como a combinação de milk e white chocolate pode ser.
Quando você decide comprar a caixa, sua escolha é embalada com muito cuidado e nesta caixa linda, a melhor das surpresas é que ao abri-la, você encontrará um envelope com cartões reunindo todas as trufas da coleção vigente, assim você saberá pela foto e descrição do cartão, exatamente as trufas que escolheu. Uma a uma.
Como disse a New York Times certa vez, ” cada trufa da marca Xocolatti é um pequeno tesouro”. A verdade é que ele não deixou de trabalhar fabricando joias como o restante da família. Ele também faz joias. A diferença é que as dele encantam os cinco sentidos. São efêmeras mas inesquecíveis.
Se você quiser saber mais sobre a Xocolatti, ai vai o website: www.xocolatti.com
Beijokas!!!!!!