Demoiselles de Chavenay
Muitas vezes quando a gente vai passear ou até mesmo morar em um outro país, nós acabamos conhecendo somente a capital ou no máximo alguma outra grande cidade desse país. Quando vim morar na França eu fiquei um mês morando em Paris e depois eu me mudei para uma cidade de campo bem pequenina, a algumas dezenas de quilômetros a sudoeste de Paris, chamada Chavenay. Eu escolhi morar nessa cidade, ao invés de morar em Plaisir, como muitos alunos da Lenôtre fazem, pois me apaixonei por esse vilarejo com casas de pedras, janelas floridas, postes “engravatados” com jardineiras, campos enormes de flores e vacas, toda uma atmosfera bucólica de cidade do interior mesmo.
Aqui só tem 1800 habitantes, quer dizer 1802 agora ;D, um mercadinho, uma imobiliária e um restaurante D-E-L-I-C-I-O-S-O, que se chama Demoiselles de Chavenay. É incrível como até nessa minúscula cidade francesa, esquecida no meio das vacas e das plantações, é possível encontrar um restaurante magnífico. Seu cardápio muda toda semana e só trabalha com produtos frescos e de época. Essa pérola é comandada por duas mulheres, a Chef Sandrine e sua sócia Lorn! Essas duas mulheres (na verdade moças da minha idade) planejam, cuidam, desenvolvem o cardápio, cozinham, servem, ou seja, fazem absolutamente tudo! Elas são as donas e também as únicas funcionárias do Demoiselles de Chavenay.
Quase toda semana eu dou uma passadinha por lá, ou para comer ou para bater papo sobre o curso com a Sandrine. Mas nesse domingo foi especial porque elas serviram um menu do Dia das Mães (sim, o Dia das Mães aqui na França se comemora em junho). Començando por uma entradinha com folhados de azeitona e creme de cará: a massa estava super leve e o sabor da azeitona se realçava ainda mais com o creme gelado de cará. Depois passamos para a entrada, um Emietté de caranguejo e lagostim com creme de alcachofra e gergelim: vou ser sincera que não sou muito fã de “carne” gelada no geral, mas esse Emietté tinha qualquer coisa de doce, que se misturava com o creme de alcachofra e fazia uma cama perfeita para o lagostim e o caranguejo; espetacular! O prato principal foi uma vitela com especiarias e mini-legumes que estava se desmanchando de tão macia. E para o meu deleite final, uma sobremesa, dessas que só a Sandrine sabe fazer: Crumble desconstruído de frutas vermelhas com sorvete de framboesa e um copinho com espuma de verbena e coulis de cereja. BABEI!
Por isso eu digo, vale a pena pegar um carro e se aventurar por essas pequenas cidades ao redor de Paris, ou até quem sabe mais pro sul da França. E aqui, em Chavenay, eu posso garantir que você tem um destino certeiro!
Demoiselles de Chavenay fica na 2 bis, Rue Cham du Caillou, Chavenay, France.
Tel: 01 30 54 56 41
E você ainda pode seguí-las pelo Facebook https://www.facebook.com/pages/DEMOISELLES-DE-CHAVENAY/118196838225193