A Queijaria
Um dos queijos mais misteriosos e auráticos para quem é de São Paulo é o queijo da Serra da Canastra, de Minas Gerais. “Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar” como diria nosso querido Zeca Pagodinho em relação ao famigerado e pouco comido caviar. Por todo lugar da cidade se fala no tal queijo da Canastra e pouco e raramente se encontra, já que uma lei de 1958 proíbe a comercialização de queijos fabricados com leite cru fora do Estado em que foram produzidos, a não ser que tenham mais de 60 dias de vida. Pois bem, o queijo até que chegava em SP, mas sumia no mesmo dia. Esse é o caso de tantos outros queijos nacionais que não circulam pelo território brasileiro por essa limitação legal.
A grata surpresa para quem mora em São Paulo é A Queijaria, iniciativa de Fernando Oliveira, uma loja inteiramente dedicada aos queijos nacionais, que completa um pouco mais de um ano.
Situada em uma esquina charmosa da Vila Madalena, é um verdadeiro deleite aos olhos e ao paladar dos amantes da gastronomia e da cultura brasileira. Há em torno de 50 tipos de queijos brasileiros, pelo que pude contar, e com certeza quase todos devem ser inéditos ao paladar de quem prova. Apesar de ter uma pequena parte de queijos franceses fabricados por uma francesa que vive no Brasil, todo a resto d’A Queijaria é orientado para a fabricação artesanal de queijos brasileiros.
Sentamos, conversamos com o vendedor, que nos explicou um pouco de cada queijo e nos ofereceu para experimentar muitos deles. O que era apenas uma visita curiosa se transformou em um final de tarde regado a cervejas artesanais da Wäls, muitos queijos, clientes que iam chegando, pegando sua taça de vinho no Mendozitos (quiosquinho de vinho anexo à Queijaria) e caindo na conversa comunitária e uma conta com muitos queijos diferentes levados para casa (cuidado com isso!)
A maioria que trouxe pra casa eu não conhecia, a não ser o da Serra da Canastra, mas também não lembro o nome e qual era qual, porque colocamos todos na mesa, chamamos uns amigos e nos lambuzamos com essas iguarias de vaca e de cabra.
A única coisa que tenho certeza é que vou voltar, comprar mais uns tantos diferentes, tomar mais umas tantas cervejas e repetir esse ciclo sempre que puder.
Da próxima vez que pensar em ir ao mercadinho que tem umas montanhas no logo e comprar um brie e se sentir bem cuidado, dê meia volta no seu pensamento, vá até a Vila Madalena e se entupa de queijos brasileiros artesanais. Eu te garanto, são BEM melhores!
POST E FOTOS POR PAULO CUENCA
Para mais informações sobre A Queijaria, clique aqui!