D.O.M.
O D.O.M, restaurante do premiado Chef Alex Atala, continua sendo, para mim, e para a grande parte da crítica gastronômica o melhor restaurante do Brasil. Com uma comida dita contemporânea e definitivamente brasileira, Alex faz o seu melhor para divulgar e proteger os ingredientes brasileiros e consequentemente manter e difundir a cultura gastronômica do nosso país.
No início do ICKFD, eu fiz um post falando sobre o D.O.M e se você quiser ler mais sobre o lugar, clique aqui!
Semana passada eu deu um pulo por lá para conhecer alguns drinks Cointreau da casa e experimentar o almoço executivo.
Para abrir o apetite comecei o almoço com um drink à base de priprioca, feito com maracujá, hortelã, limão, Cointreau, cachaça envelhecida e extrato de priprioca. O Jean Ponce, mixologista do grupo D.O.M, também preparou um drink especial que ele disse ser uma releitura do Godfather, à base de whisky, Cointreau, pó de beterraba, infusão de capim santo e gengibre, mas esse não tem na carta e só dá pra pedir se o Jean estiver por lá. Para acompanhar os drinks pedi o tradicional couvert, que vem com dois tipos de pão e um pão de queijo, coalhada com azeite e pastinha de alho assado.
Para almoçar eu pedi o almoço executivo com medalhão de carne. Esse prato vem servido com dois tipos de feijões (o carioca e o preto), arroz branco, couve, farofa, banana frita e batatinhas fritas. O prato como um todo é delicioso e tão gostoso quanto o de mãe. Se quiser, você ainda pode trocar a carne por frango ou peixe.
Para a sobremesa nunca posso deixar de pedir a tortinha de castanha do pará com sorvete de whisky, ganache, curry e mini rúcula. Essa sobremesa pra mim está mais para um bolinho do que pra uma torta, mas gosto de pensar que é justamente esse erro na escrita do cardápio que me faz querer sempre pedir essa sobremesa. Bom é claro que também o sabor, pois não importa o nome dado esse doce é impecável.
Tivemos a sorte do Alex estar por lá e ele ainda nos serviu duas sobremesas a mais para experimentar. A primeira foi uma mandioquinha cozida com chantilly de mel e a segunda um doce de mamão verde com pó de iogurte e neve de bacuri. As duas estavam maravilhosas, mas a tortinha de castanha-do-pará ainda é a minha favorita.
O almoço foi delicioso e esse é definitivamente um restaurante que todos que tiverem oportunidade devem ir pelo menos uma vez na vida.
O look do dia é inteiro Osklen com exceção da bolsa da Kate Spade ;D